22º Batalhão de PM comemora 30 anos e homenageia militares e colaboradores beneméritos

O 22º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais realizou uma solenidade militar para comemorar os seus 30 anos de existência. O evento, realizado na sede da unidade no bairro Santa Lúcia, contou com a presença de autoridades civis e militares, além de veteranos da corporação, representantes de associações de bairro e lideranças comunitárias.

Criado pelo decreto 34.739, de 31 de maio de 1993, o 22º Batalhão PM possui responsabilidade territorial com limite à parte da região leste, oeste e centro sul da capital mineira, totalizando cerca de 47,42 km2, com população estimada em 408.048 habitantes, distribuídos 38 bairros, 48 vilas e quatro grandes aglomerados.

Em seu discurso, o Ten.Cel. Fabiano Rocha dos Santos, Comandante do 22º BTPMG, ressaltou os desafios enfrentados ao longo dos 30 anos, no combate à criminalidade violenta, e “a conquista de expressivas vitórias neste mesmo contexto, propiciando segurança e tranquilidade à comunidade da Região Centro-Sul e parte das regiões leste e oeste de Belo Horizonte. Destaco nestas vitórias nossa recente marca histórica e memorável dos hoje 516 dias sem homicídios no maior aglomerado do Estado e o terceiro do país, aglomerado da Serra, bem como a redução também histórica e atual de mais de 52% dos homicídios consumados em toda nossa extensa área de responsabilidade territorial.”

Segundo ele, graças ao trabalho dos integrantes da unidade, durante esse período, “foram desenvolvidas diversas ações cujo objetivo foi construir uma relação sólida e de confiança mútua para que o cidadão e a polícia pudessem caminhar lado a lado”.

Durante a solenidade militar em comemoração ao 30º aniversário da unidade, foram homenageados o Comandante-geral da Polícia Militar, Cel. Piassi, acompanhado do Chefe do Estado-Maior, Cel. Marcelo e o Comandante do Policiamento da Capital, coronel Micael. Eles receberam um troféu comemorativo do trintenário. Alguns colaboradores beneméritos também receberam distinção com uma “Challenge coin”, comemorativa e um certificado, como forma de reconhecimento aos serviços prestados à unidade.

Entre os agraciados com a moeda de desafio – Challenge coin – a insígnia da organização, estão os presidentes das Associações de Moradores do Bairro Belvedere e de Amigos do Bairro Belvedere (AMBB e AABB), José Eugênio Avelar Monteiro de Castro e Ubirajara Pires Glória, respectivamente. A troca de moedas é uma prática tradicional entre militares e simboliza respeito e reconhecimento pelo trabalho exercido pelos representantes da sociedade.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *