No Dia Mundial do Turismo, Prefeitura relança marca “Visite Nova Lima”

O setor de turismo ocupa importante papel na busca por diversificação da atividade econômica e a Gestão Municipal quer incentivar o desenvolvimento de roteiros turísticos, gastronômicos, cervejeiros, esportivos e culturais.

Em comemoração ao Dia Mundial do Turismo e buscando fortalecer a imagem de Nova Lima como destino turístico, a Prefeitura de Nova Lima relançou a marca “Visite Nova Lima”. Em Nova Lima, o turismo ocupa importante papel na busca por diversificação da atividade econômica. A cidade é cenário de roteiros turísticos, gastronômicos, cervejeiros, esportivos e culturais. Para representar tudo isso visualmente, a prefeitura de Nova Lima criou um ícone capaz de sintetizar as riquezas de Nova Lima, apresentar a turistas e também à população.

A nova marca “Visite Nova Lima” permite a identificação e a distinção da cidade por meio da escolha única de palavras, desenhos, formas e cores. A marca vai estar em todas as divulgações da Prefeitura e será o nome da página de divulgação do Turismo no Instagram.

Cervejarias

Durante o evento de lançamento foram homenageadas cervejarias artesanais da cidade e houve harmonização da bebida com cogumelos em uma apresentação realizada pela Chef Rosely Cassiano do Benedito Gastro Bar, em Macacos.

Nova Lima se destaca como um dos grandes polos de cerveja artesanal em Minas. O município tem incentivado ações que possam potencializar a atividade, transformando o município num grande polo.

Hoje, a cidade possui 22 Cervejarias Artesanais e, assim, ocupa o 4º lugar no Ranking Nacional do número de cervejarias e o 1º lugar em Minas Gerais.

Produção de Cogumelos

Outro produto que vem se destacando em Nova Lima é o cultivo de cogumelos. Nova Lima é favorecida pelo clima com alta umidade e pela localização na Região Metropolitana, onde existe um grande público consumidor, além de vários restaurantes, feiras e mercados. A produção estimada do município está entre 10 e 12 toneladas por ano.

Além do shiitake, existe em Nova Lima a produção dos cogumelos shimeji, hiratake, cogumelo salmão e shimeji florida. De acordo com a EMATER, atualmente há cinco produtores de cogumelos na cidade e mais de 24 participando de capacitações realizadas pela EMATER que têm o apoio da Prefeitura e do Senar.

ICMS Turismo: município é credenciado para receber repasses em 2024

Uma boa notícia para o turismo de Nova Lima: a cidade garantiu a continuidade do recebimento de repasses do ICMS em 2024. O Governo de Minas Gerais divulgou o relatório com os municípios habilitados a receber os repasses do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no critério Turismo, e Nova Lima está entre as cidades que receberão os recursos no ano que vem.

Após um período em que Nova Lima não cumpriu os requisitos e ficou de fora dos repasses, é o segundo ano consecutivo em que o município terá a garantia desta fonte de recursos.

O procedimento de habilitação avalia as atividades de Turismo desempenhadas no município, mais especificamente as desenvolvidas pela gestão pública local. Neste ciclo de avaliação Nova Lima recebeu nota máxima, cumprindo todas as exigências estabelecidas.
Cabe destacar que os valores específicos só são divulgados após a arrecadação do ICMS, mas a participação municipal está garantida!

Direito ao repasse e valores

Para ter direito ao repasse, o município precisa comprovar a existência e implementação de Política Municipal de Turismo, funcionamento regular do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e do Fundo Municipal de Turismo (Fumtur) e participação em uma Instância de Governança Regional (Circuito Turístico) reconhecida pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, que no caso de Nova Lima é o Circuito do Ouro.

O valor do repasse é calculado considerando o desempenho da gestão de turismo local (quesito no qual Nova Lima alcançou pontuação máxima) e a renda líquida per capita do município (RLPC), para este último é considerado um índice que vai de 1 a 10, sendo 1 a maior faixa de renda e 10 a menor. Mesmo que o repasse para a cidade seja menor, uma vez que a renda per capita é alta, o recebimento do ICMS é fundamental porque mostra que a cidade segue estruturada para o turismo.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *