Chevrolet Equinox RS, o cavaleiro negro

A versão não é a mais equipada, mas ela tem um “figurino” que deixa o SUV familiar com uma aparência externa e interna bem mais esportiva, como bancos revestido em couro com costuras vermelhas, teto interno na cor preta, a grade frontal com desenho exclusivo, rodas de liga de 19 polegadas, rack de teto, soleiras, para-choque traseiro e até a gravatinha da Chevrolet na cor preta.

Destaque também para o amplo espaço interno e para a conectividade, que inclui wi-fi nativo, com conexão de até sete celulares; inteligência artificial (Alexa) e o serviço de telemática OnStar. A mecânica é a mesma da versão topo de linha Premier, que tem motor 1.5 turbo a gasolina, de 172cv, e câmbio automático de seis marchas, conjunto que dá conta do recado, mas sem empolgação.
Na frente, destaque para a grade com desenho exclusivo em colmeia na cor preto brilhante, os faróis e luzes totalmente em LED de desenho bem horizontais e para a barra. Até a gravatinha Chevrolet é preta. De perfil, as rodas de liga de 19 polegadas, as soleiras das portas, o rack de teto, a coluna “B” e até o nome da versão se fundem com o preto da carroceria, transformando o SUV no próprio “Cavaleiro Negro”. A fusão também acontece na traseira, onde a faixa central do para-choque, a gravatinha e o nome da versão também são na cor preta. Também chamam a atenção as bonitas lanternas com luzes totalmente em LED e lentes escurecidas.

Por dentro, o visual esportivo é ressaltado pelo revestimento em couro dos bancos, volante e coifa da alavanca de marcha com costuras vermelhas aparentes, o teto e a gravatinha na cor preta, que também predomina no painel. Revestido em couro e com detalhes em preto brilhante, o volante tem boa pega, abriga diversos comandos do áudio, telefone e computador de bordo e traz no centro a gravatinha da Chevrolet na cor preta. O quadro de instrumentos traz velocímetro, conta-giros e mostradores de temperatura e de combustível analógicos de boa visualização. No centro, por meio de uma tela digital colorida, o motorista visualiza facilmente as informações do computador de bordo.

Conectividade é outro ponto positivo do Equinox RS, que tem sistema multimídia My Link com tela sensível de oito polegadas, Wifi nativo, conexão 4G para até sete celulares, Alexa e Spotify integrados e o serviço de telemática OnStar. Para encontrar uma boa posição de dirigir, o motorista conta com regulagens elétricas (incluindo a lombar) do seu banco, que tem abas para segurar bem o corpo, e ajustes em distância e altura da coluna de direção. O espaço interno é compatível com um SUV do porte do Equinox e proporciona um bom nível de conforto para quatro adultos e uma criança, pois traz o apoio de braço embutido no encosto do banco traseiro, que é regulável em duas posições.

Para as bagagens, o porta-malas oferece uma capacidade (de 468 litros) que pode acomodar facilmente as malas de uma longa viagem. O encosto do banco traseiro dividido em 1/3 e 2/3 e rebatível ajuda a melhorar a capacidade e flexibilidade. No pacote de conforto, destaque para o ar-condicionado de duas zonas e com saída para o banco traseiro, sistema de estacionamento automático (Easy Park) e fechamento automático da tampa do porta-malas (passando apenas o pé embaixo). O Equinox RS vem recheado de itens de condução semiautônoma, como detecção de pedestre com alerta e auxílio de frenagem, sistema de permanência na faixa, frenagem automática de emergência em baixa velocidade e farol alto automático, entre outros.

A segurança é completada por seis airbags, controles de tração e estabilidade, monitoramento da pressão dos pneus, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis e alertas de colisão frontal, movimentação traseira, ponto cego e de pedestres. Para sair de vagas apertadas, o Equinox RS oferece câmera de ré, boa calibragem da assistência elétrica da direção e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro. A calibragem da direção para velocidades mais alta também está correta. Movido apenas a gasolina, o motor 1.5 turbo consegue um desempenho bem razoável para um SUV que pesa mais de um tonelada e meia. A aceleração de 0 a 100km/h é feita em 9,2 segundos. As retomadas também garantem ultrapassagens seguras.

O consumo também agrada. Rodando apenas com o motorista e ar-condicionado desligado, o computador de bordo do Equinox RS registrou médias em torno de 9,5km/l na cidade e de quase 12km/l na estrada sem forçar muito o ritmo de viagem. A suspensão consegue aliar de forma harmônica conforto com estabilidade, filtrando com relativa eficiência as imperfeições do piso e evitando surpresas desagradáveis quando se abusa mais nas curvas mais fechadas. Quanto à performance fora do asfalto, o Equinox está mais para crossover do que para SUV, pois a pouca altura do solo, a frente muito baixa e a falta de tração nas quatro rodas (como tem a versão topo de linha Premier) impedem uma melhor desenvoltura.

Principais equipamentos

Seis airbags (frontais, laterais e de cortina), alerta de colisão frontal, detecção de pedestre com alerta e auxílio de frenagem, alerta de movimentação traseira, alerta de ponto cego com sensor de aproximação repentina, monitoramento da pressão dos pneus, sistema de permanência na faixa, controles de tração e estabilidade, farol alto adaptativo, frenagem automática de emergência em baixa velocidade, indicador de distância do veículo da frente, assistente de partida em rampa, câmera de ré, ar-condicionado eletrônico de duas zonas, controle automático de velocidade, sistema de estacionamento automático (Easy Park), fechamento automático da tampa do porta-malas, banco do motorista com ajustes elétricos e sistema multimídia My Link com tela de oito polegadas, com Alexa e Spotify integrados, conexão sem fio, Apple Car Play e Android Auto.
• Preço – R$ 212.580.

Ficha Técnica

• Motor – Quatro cilindros em linha, 16 válvulas, 1.490cm3 de cilindrada, turbo, gasolina, que gera potência de 172cv a 5.600rpm e torque de 27,8kgfm entre 2.000rpm e 4.000rpm
• Transmissão – Tração dianteira e câmbio automático de seis marchas
• Direção – Assistência elétrica
• Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, do tipo multilink
• Dimensões – Comprimento, 4,65m; largura, 1,84m; altura, 1,69m; e entre-eixos, 2,72m
• Porta-malas – 468 litros
• Tanque – 56,3 litros
• Peso (em ordem de marcha) – 1.561 quilos

Eduardo Aquino * / eduardo.aloisio@yahoo.com.br

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *