Em BH, a decoração na Praça da Liberdade terá novidades

Iluminação será inaugurada em 5 de dezembro. Todo o Circuito da Liberdade estará envolvido com intervenções artísticas.

A tradicional decoração de Natal na Praça da Liberdade, na Região Centro-Sul de BH, receberá luzes e intervenções artísticas. Todo o Circuito da Liberdade estará envolvido, com música, teatro, literatura, performances interativas e de artes visuais. Inaugurada em 5 de dezembro, a decoração da praça ficará disponível para visitação até 6 de janeiro.

O Natal da Mineiridade, que integra Belo Horizonte a outras cidades do Estado, é promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e a Fundação Clóvis Salgado (FCS). Segundo o designer João Corsino, a decoração da Praça busca incluir um símbolo de cada região do Estado.

“Tivemos um texto conceitual, feito pelo Márcio Borges, do Clube da Esquina, que dividia o Estado nessas regiões, trazendo alguns elementos que são característicos tanto na natureza, quanto do modo vida e dos fazeres de Minas. Com isso tivemos a ideia de separar a praça em setores, trabalhando um tipo de instalação artística. Algumas são interativas e outras mais contemplativas”, explica.

Dividido por quadrantes, a decoração terá representações simbólicas de cada região. No lado norte, está a cana de açúcar, a cachaça e as pedras preciosas. No quadrante oeste tem o elemento do triângulo e um milharal com jogo de luzes, além de um presépio em barro.

Já nos quadrantes Sul e Sudeste há elementos para representar o café, o gado e o leite. E uma travessia com fitas coloridas representa as festas de Minas. No Leste, o coreto vai ser transformado em um lugar para se desconectar da praça. O piso e o teto estarão iluminados, além da estrutura ficar envolta de luzes.

Guirlandas, estrelas, anjos e outros adornos estarão distribuídos em toda a extensão da Praça da Liberdade. Seguindo os padrões culturais de artesanato do Estado vão revelar ainda mais sobre os fazeres artísticos de Minas Gerais. Todas as artes do Natal da Mineiridade em Belo Horizonte serão desenvolvidas com iluminação cênica e luzes de LED, integrando os projetos de luz ao contorno do Circuito Liberdade.

No Palácio da Liberdade também haverá celebrações especiais durante o período natalino. Integrará a decoração já tradicional do espaço ala com presépios produzidos por artesãos do Vale do Jequitinhonha. Já o Centro de Arte Popular (CAP) receberá uma mostra, também voltada às tradições de presépios, em que o público poderá conferir os diferentes modelos já contemplados no concurso realizado pela Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop). (Com Agência Minas)

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *