Uma verdadeira revolução tecnológica toma conta da rede municipal de ensino em Nova Lima

A Prefeitura Nova Lima entregou 7 mil tablets aos estudantes do 1º ao 9º ano, além de 1 mil notebooks aos servidores; equipamentos foram entregues com programas instalados e outros recursos para garantir o acesso gratuito à internet .

A educação é um direito fundamental de todo cidadão, e, para além do processo de ensino e aprendizagem, ela compreende a formação escolar, familiar e social e o desenvolvimento de competências e habilidades para o mercado de trabalho futuro. Portanto, trabalhar a educação num contexto mais abrangente é investir em cidadãos mais preparados para lidar com as questões do dia a dia, das mais simples às mais complexas. E é pensando em tudo isso que a prefeitura de Nova Lima vem, nos últimos dois anos, desenvolvendo – e implantando – uma série de iniciativas voltadas para a educação.

Entre as ações, um aporte de cerca de R$ 50 milhões promete superar as lacunas no que se refere à defasagem tecnológica na rede de ensino do município. E os primeiros passos já foram dados: além da entrega de sete mil tablets de última geração aos estudantes do 1º período ao 9º ano, em meados deste ano, os educandos também receberam um chip móvel com acesso a 60 GB de internet anuais, capa e película protetoras, teclado bluetooth, Windows 10 e pacote Office oficial instalado. Nos aparelhos eletrônicos também foi disponibilizado login exclusivo para acesso à plataforma Google Classroom, com dados na nuvem, acessíveis em qualquer dispositivo conectado à internet. Outra parceria importante, entre a gestão municipal e a empresa Matific, possibilita aos alunos o acesso a jogos matemáticos e gamificação, com atividades focadas no raciocínio lógico.

O quesito segurança também não deixa a desejar, já que o acesso é monitorado pela equipe de Tecnologia da Informação da Secretaria Municipal de Educação, a fim de coibir conteúdos impróprios ou que não se enquadram na proposta pedagógica.

De mãe para filho

“As crianças de hoje já nasceram na era digital. O fato de elas poderem aprender usando o tablet, tanto em casa como na escola, acaba despertando o interesse delas, porque elas se entediam muito rápido”, argumenta Maria Lúcia Torres Araújo, mãe de Pedro Torres de Araújo, de seis anos, e aluno do 1º ano da Escola Municipal Harold Jones, no bairro Vila Aparecida. Conta, Maria Lúcia, que muitos colegas do filho não tinham acesso ao eletrônico, e que a falta do tablet fez com que muitos não participassem até mesmo das aulas remotas. Ainda sobre isso, a mãe do pequeno Pedro completa: “o tablet vem com plataforma específica e adequada para a idade dele, com acesso controlado”.

Tecnologia também ao alcance dos servidores

A revolução tecnológica na educação municipal também contempla os profissionais do setor. Assim, professores, supervisores e diretores, classificados nos critérios de prioridade do programa, também receberam notebooks – totalizando mil equipamentos entregues. Para esse público, a prefeitura disponibilizou um chip móvel, com garantia de acesso de 120 GB de internet anuais, roteador wi-fi, o qual permite o compartilhamento do sinal com mais dez dispositivos simultâneos e um mouse wireless. E ainda, outras ferramentas que integram o Windows 10 e Office, recursos indispensáveis para o planejamento diário das atividades pedagógicas.

Salas interativas

A tecnologia também está presente nas salas de aulas, literalmente. É que todas as salas da rede municipal também foram equipadas com telas interativas, por meio desse recurso, os educadores e alunos podem explorar toda a criatividade. Isso porque o equipamento funciona por meio do toque e também inclui uma caneta touch screen, entre outros gadgets, tornando a aprendizagem cada vez mais atrativa e, ao mesmo tempo, trabalhando o lado lúdico dos pequenos.

A conectividade é uma das prioridades da administração pública, não apenas no ambiente escolar. A prefeitura atua em outras frentes para garantir internet gratuita e de qualidade para os seus moradores e em todas as regiões, considerando os aspectos geográficos de Nova Lima.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *