PBH vai investir para ampliar programa de vigilância por câmeras em Belo Horizonte

Para garantir mais segurança ao mesmo tempo em que o Centro de Belo Horizonte passa por um processo de requalificação, a Prefeitura de Belo Horizonte vai investir em equipamentos e soluções de videomonitoramento, seja pela substituição/manutenção de equipamentos já existentes ou instalação de novas unidades, com adoção de recursos tecnológicos inovadores para monitoramento de espaços públicos da cidade, com priorização para a área central até 2024.

Em razão do ineditismo da medida e a possibilidade de aplicação de soluções até então não adotadas em escala em Belo Horizonte – tais como o reconhecimento facial e cercamento eletrônico –, a Prodabel coloca em consulta pública o projeto básico que será usado para subsidiar a licitação.

A consulta pública é destinada às contribuições e esclarecimentos, enviados pelo mercado fornecedor, com relação às especificações técnicas e condições de execução do objeto a ser contratado, de forma a assegurar a transparência, isonomia e ampla concorrência do procedimento licitatório, qualificando as necessidades da Prefeitura com as possibilidades a serem ofertadas pelo mercado.

Os interessados podem acessar a demanda pretendida e o formato de envio das contribuições e dúvidas até o próximo dia 14 de março. Após análise interna das contribuições e dúvidas encaminhadas, o processo de consulta será finalizado, resultando na publicação do edital da licitação.

O projeto de monitora­­mento

A licitação para fins de registro de preços prevê ítens que atenderão a diversas demandas da cidade. Na primeira etapa, a prioridade será a área central, especialmente:

a) Troca de 480 câmeras com a tecnologia speed dome e instalação de 960 câmeras fixas, revitalizando e modernizando 480 pontos do sistema de videomonitoramento do município.

b) Implantação do cercamento eletrônico municipal, com a instalação de 200 câmeras com leitura de placas em 116 pontos da cidade, o que possibilitará monitoramento de veículos, auxiliando em caso de delitos e furtos.

c) Na área central e na região da Lagoinha será implantado um novo modelo de videomonitoramento com uso de recursos analíticos para detecção automática de ocorrência através de inteligência artificial, com a instalação de quatro câmeras com a tecnologia speed dome, 53 câmeras fixas com analíticos e 20 câmeras fixas com reconhecimento facial.

Share this post

Comment (1)

  • Welber Nery Souza Reply

    Excelente projeto de câmeras, com isso iremos conseguir esse avalanche de roubos e assaltos e dar mais segurança aos cidadãos. Parabéns assim chegaremos lá

    13 de março de 2023 at 21:18

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *