Com o apoio do deputado federal Fred Costa, que já enviou recursos por meio de várias emendas ao município, a cidade já ultrapassou a marca de 3.500 castrações entre cães e gatos.
Nova Lima é uma das cidades da Região Metropolitana que mais desenvolve ações de proteção e direito dos animais. Com o apoio do deputado Federal Fred Costa, que já enviou recursos de várias emendas ao município, a cidade já ultrapassou a marca de 3.500 castrações entre cães e gatos, além de inúmeros outros atendimentos clínicos e veterinários gratuitos que são oferecidos através de um convênio com um hospital e com clínicas veterinárias conveniadas. Segundo informou a Secretaria de Meio Ambiente, o procedimento é oferecido gratuitamente e acontece após um cadastro que é feito dois meses antes da castração, e para isso o tutor deve ser inscrito no CadÚnico. Podem ser atendidos animais da população de baixa renda, animais comunitários ou tutelados por ONGs e protetores.
São oferecidos dois tipos de castração, na própria unidade do Castramóvel, que é um veículo equipado com bloco cirúrgico e salinha para atendimento pré-anestésico e pós-operatório, ou um em clínica veterinária credenciada pelo município, porém com prévio agendamento.
A Prefeitura de Nova Lima também iniciou o procedimento por meio de uma parceria com o Ministério Público de Minas Gerais. Em ambos os casos, o trabalho da Coordenadoria de Atendimento e Proteção Animal da Secretaria de Meio Ambiente atua de forma exemplar para oferecer suporte médico veterinário tanto para as castrações quanto para os tratamentos diversos comprovados, desde que seja para animais de tutores da população de baixa renda.
Para agendar a cirurgia, é necessário que o animal tenha tomado a vacina múltipla (cães) ou tríplice (gato) nos últimos 12 meses – os filhotes felinos devem pesar, no mínimo, 1 kg. Caso não esteja em dia, essa vacinação poderá ser agendada no Castramóvel ou pelo WhatsApp do telefone (31) 99792-7099.
Comments (3)
Conseguir castrar minha gatinha,mas nunca mais conseguir ,fiz o cadastro de mais três , sendo uma cachorrinha e dois gatos ,uma fêmea e um macho , os dois últimos abandonados. uma veterinária do castra móvel respondeu que não esta tendo verba , Como assim ? Então que cobre um preço que o tutor possa pagar . E não adianta levar os PTS para clínicas conveniadas e deixar – nas filas , quando puder e tiver boa vontade castram . Tem algo errado aí .
Realmente estou tentando e nada. Vou voltar com essa cachorrinha pra rua onde encontrei. Imagina se a prefeitura não tem verba menos eu. Lamentável pois tentei fazer minha parte adotando……
Boa tarde. Tudo bem contigo. Se possível castra a Diana.