Associação de Amigos do Bairro Belvedere (AABB) argumenta que a mudança do trajeto da linha 4110 representa riscos para os moradores do bairro.
A Associação de Amigos do Bairro Belvedere (AABB), por meio de seu presidente Ubirajara Pires, enviou à Superintendência de Mobilidade de Belo Horizonte (SUMOB), uma solicitação para seja revista a mudança do trajeto da linha 4110, mediante as inúmeras reclamações recebidos pela entidade, uma vez que o novo traçado está interferindo na mobilidade do bairro. E solicitou “a alteração imediata do trajeto da linha 4110 para a rota anterior, para atender aos interesses coletivos da comunidade do bairro Belvedere, visando ao convívio em harmonia, ao bem estar e à qualidade de vida da população”.
Segundo Ubirajara, há mais de 20 anos a linha de ônibus trafega nas vias do bairro com 23 metros de largura, cuja “caixa” é apropriada para o fluxo e manobras de veículos de grande porte. E que na última semana “a entidade se deparou com esta medida da SUMOB, com o ônibus passando a trafegar em três outras ruas, totalmente inviáveis para veículos desse tipo, para atender uma instituição educativa. Além de todos os inconvenientes, o ônibus passou a trafegar em sete ruas estreitas destinadas ao trânsito e estacionamento de veículos”, relatou.
Segundo ele, a nova rota, representa riscos para a população local, inclusive porque no novo trajeto o ônibus passou a trafegar em uma subida bastante íngreme, escorregadia em dias de chuva, na rua João Antônio Azeredo, provocando paralisação no fluxo e eventuais acidentes. Além de tudo isso, o ônibus precisa realizar manobras em 4 curvas de 90 graus num trecho de 400 mts, em vias que não apresentam condições adequadas para esse tipo de movimentação.
A SUMOB, órgão executivo de transportes do município, por meio do assessor Artur José Dias de Abreu, informou que realizou levantamentos sobre a implantação da sub linha 4110, solicitação para atendimento a Instituição Casa de Maria, que é uma entidade sem fins lucrativos, de caráter filantrópico e com oferta de serviços gratuitos, de assistência social, com o objetivo de assegurar o atendimento socioassistencial às pessoas com doenças raras e com síndromes neuropsicomotoras. Que o atendimento se dá em 14 das 114 viagens diárias desde o dia 1º de abril, e que em avaliação à demanda, a proposta para atendimento ao local foi definida através da criação de uma sub linha na linha 4110 – Dom Cabral/Belvedere, no sentido Centro/Bairro. E que o “pequeno acréscimo não haverá impacto negativo para os usuários da linha, não havendo também dificuldades operacionais para cumprimento do itinerário”.
Para Ubirajara, “as instituições educativas devem ser atendidas por veículos de médio porte (tipo Van), mais apropriadas ao perfil dos usuários, com mais segurança, evitando assim riscos de acidentes. Por essas razões, as instituições de ensino do bairro são atendidas por veículos de médio e pequeno porte, inclusive a maior delas, a Fundação Torino”, destacou, afirmando que a alteração feita no trânsito no bairro tem cunho totalmente político, sem levar em consideração as reais condições de mobilidade. “Esperamos que o órgão reavalie essa alteração no transporte de trânsito, sobre as medidas cabíveis e urgentes para atender à população do bairro Belvedere”, concluiu o presidente da Associação.
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