“Movimento Nossa Nova Lima” quer eleger representante para a Câmara Municipal

No encontro do movimento realizado no Alphaville Lagoa dos Ingleses, moradores defendem a proposta de eleger vereadores que os representam.

“Se vale a pena para nós moradores dos condomínios de Nova Lima e de bairros mais afastados do centro termos um representante, dentro da Câmara Municipal, alinhado com a nossa proposta, estamos começando isso aqui hoje.” A informação é do coordenador do “Movimento Nossa Nova Lima” e morador do Vale do Mutuca, Carlos Eduardo Campolina, na abertura do primeiro encontro do movimento realizado no Residencial Inconfidentes, em Alphaville. A reunião, que contou com a participação de vários moradores da região, teve por objetivo apresentar as ideias do movimento independente de cidadania, que está sendo considerado um dos mais promissores do município, pelo seu formato diferente de participar das ações da cidade com ideias criativas, modernas e transformadoras.

Em sua explanação, Carlos Eduardo, o “KZ”, explicou como os coordenadores do grupo vêm conversando com as regiões da cidade, mostrando como é possível construir as alternativas de participação efetiva da sociedade na eleição municipal. “Nós não somos um movimento partidário, mas um movimento político que busca pessoas engajadas com valores como profissionalismo, ética e seriedade, para participar efetivamente da política da cidade”, explicou. Ele ressaltou que hoje 14 partidos políticos estão apoiando a pré-candidatura do prefeito João Marcelo e que é possível ter um nome de representação dentro do movimento, bastando apenas construir esse processo com os moradores.

Bem comum das pessoas

O Movimento Nossa Nova Lima mostra que a sociedade está ativa e unida através de representantes de condomínios, presidentes de associações e moradores para viabilizar os votos em Nova Lima. A proposta é promover uma gestão direcionada para o bem comum das pessoas, a partir de lideranças importantes no município que já estão engajadas nesse processo. O “Nossa Nova Lima” foi idealizado por um grupo de moradores de condomínios e de bairros mais afastados do centro da cidade, eleitores nova-limenses que querem participar de maneira efetiva na eleição municipal. O movimento é independente e os integrantes estão alinhados com a proposta de eleger vereadores que os representam. Nas últimas eleições, dos 76 mil eleitores da cidade, 58 mil compareceram às urnas. O vereador mais votado teve pouco mais de 2 mil votos.

“Sentir pertencido a Nova Lima”

O empresário Sérgio Máximo da Prodomo Design, que está há 35 anos no Jardim Canadá, foi um dos que discursou no evento. Ele disse que chegou o momento para se criar uma força de representatividade no município. “Estou motivado para participar de ações que sejam para o bem, independentemente de ser de uma comunidade ou um condomínio, ou até mesmo de uma empresa. Preciso devolver um pouco de tudo que já recebi e participar de grupos como este nos ajuda a pertencer à cidade”, explicou.

Thomáz Paiva, presidente da Associação Geral Alphaville Lagoa dos Ingleses, e pré-candidato a vereador pelo Partido Novo, reforçou na ocasião que este é momento “de pertencer e sentir pertencido a Nova Lima”. E disse que quer participar mais e envolver nos novos negócios, criando comissões de trabalho e participação. “Temos que olhar para a cidade com o cuidado que ela merece, com ação voltada para a educação, segurança, meio ambiente e para a saúde. E fazer daqui o melhor lugar para se viver”, ressaltou o pré-candidato a vereador.

Já Robert Laviola, ex-secretário da Regional Noroeste, lembrou que somente o Jardim Canadá é responsável por 57% do PIB de Nova Lima. “Esse é o momento para fazer isso acontecer, somos nós e eles. Se pulverizarmos votos como no passado, a sede do município continuará elegendo seus candidatos. É muito importante a unicidade em torno de uma pessoa”, destacou.

Por sua vez, o morador de Alphaville, Cláudio Sampaio, seguiu na mesma linha alertando que é preciso que cada um dê sua parcela de contribuição efetivamente. Para ele, se deixar passar esse momento, o próximo será mais complicado. “Como os processos se multiplicam rapidamente, os problemas também irão nessa linha. Ou fazemos agora esse exercício de política ou a sede irá ditar a nossa vida, mesmo que distante 37 km”, ressaltou.

 

Lideranças partidárias femininas unidas em Nova Lima

Lilian Viana / Vice-presidente do PSD

A aliança entre as lideranças partidárias femininas está sendo discutida entre as mulheres que estão nas Diretorias dos partidos da mesma base aliada em Nova Lima. A importância da mulher na política está cada vez mais legítima. No entanto, há ainda muitos avanços a serem conquistados.

A representatividade feminina ainda é muito menor do que a que se almeja. As mulheres, mesmo diante de avanços no que diz respeito à igualdade entre os gêneros, ainda se deparam com a realidade incontestável de que as posições de poder ainda são ocupadas em sua maioria por homens. Não se trata de ser contra ao gênero masculino ou de medir forças com o mesmo. Trata-se de ampliar os horizontes, trazendo a discussão uma visão e um agir próprios do feminino. A mulher tem uma visão ampliada da sociedade e é mais propícia ao diálogo, mais acolhedora, sensível e humana, sem deixar de ser determinada, forte, comprometida, exigente e proativa. Essas características as tornam aptas a contribuir e atuar frente às vulnerabilidades e construir uma nova política que venha impactar positivamente e trazer mudanças significativas na vida dos cidadãos. As mulheres acreditam que diferentes pontos de vista enriquecem as discussões e aperfeiçoam os projetos e políticas públicas.

Os desafios a serem superados ainda são muitos para mudar essa realidade. Portanto, aprimorar e estimular o apoio mútuo e a união entre as mulheres é fundamental, e essa é a proposta. A efetiva inclusão das mulheres é a certeza de que estamos assegurando a legitimidade desta participação tão necessária à paridade igualitária na política.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *