Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (Amig) e Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretendem celebrar, em breve, o acordo que prevê a criação de uma via exclusiva para o tráfego de carretas e outros veículos pesados das mineradoras, retirando assim mais de 1.500 caminhões da BR-040.
Em outro esforço para promover a mobilidade com segurança na BR-040, o Promotor Geral de Justiça, Jarbas Soares, vem se empenhando para a viabilização da “rodovia do minério”, uma proposta da Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (Amig) para a criação de uma estrada alternativa para o transporte de minério de ferro. Ele informou que que se tudo der certo o acordo será assinado ainda este mês. No próximo dia 15 de julho, será realizada a primeira reunião conjunta de mediação, em busca de soluções para a infraestrutura, mobilidade e logística das BR’s 040 e 356, na saída de Belo Horizonte para o Rio de Janeiro.
O encontro será entre representantes do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Ministério Público Federal (MPF), da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento (Semad), da Agência Nacional do Transporte Terrestre (ANTT), do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), dos munícipios de Nova Lima, Ouro Preto, Ouro Branco, Congonhas, Itabirito e Conselheiro Lafaiete, assistidos pela AMIG e Associação dos Municípios do Alto Paraopeba (Amalpa), e as empresas mineradoras. A reunião será no Centro de Autocomposição do Ministério Público de Minas Gerais (Compor), em Belo Horizonte. Segundo informou o Procurador Jarbas, as tratativas estão em fase final.
Via exclusiva para carretas
Idealizado pelos prefeitos dos municípios mineradores, o projeto prevê a criação de uma via exclusiva, construída em terrenos das próprias mineradoras, para utilização pelas carretas de minério, para retirar da BR-040 e BR-356 todo o trânsito pesado desses veículos. De acordo com o GT, a implantação das vias está estimada em mais de R$ 300 milhões, valor que seria pago pelas próprias mineradoras, que também são interessadas neste acordo pelas condições que a nova estrada oferece.
Conforme já informado pelo JORNAL BELVEDERE, a criação da “rodovia do minério” prevê a implantação de alguns terminais ferroviários. Na BR-356, a rodovia irá utilizar o Terminal Fazendão, na cidade de Mariana, que receberá o trânsito pesado de caminhões. Duas interseções estão no projeto, sendo uma no acesso da Mina Capanema e outra na integração com os Laticínios ITA, em Itabirito, com pavimentação da MG-30, num trecho de 24 km entre as cidades de Itabirito e Ouro Branco. E, na parte da BR-040, a retirada do tráfego depende da implantação do Terminal Rodoviário de Bação.
Vallourec vai expandir a Mina Pau Branco
A criação de uma estrada alternativa para o minério é uma realidade urgente aos olhos de moradores do entorno da BR-040. No último dia 4, a Vallourec anunciou um investimento de 145 milhões de euros para expandir a Mina Pau Branco, localizada em Nova Lima. A empresa que já possui as licenças necessárias para iniciar a expansão da primeira fase, que irá aumentar a vida útil da mina, já no final deste ano. E na fase 2, de expansão, deverá ser concluída em 2027, irá aumentar a capacidade de produção entre 1 milhão e 2 milhões de toneladas.
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