A presidência da Câmara Municipal de Nova Lima colocou em pauta o Projeto e também definiu os parlamentares que vão compor a Comissão Especial de Análise e Coordenação do Plano Diretor.
Durante reunião plenária, o presidente da Casa Legislativa, Thiago Almeida também propôs os nomes dos vereadores que vão compor a Comissão Especial de Análise e Coordenação do Plano Diretor. O projeto que vai orientar o crescimento e o desenvolvimento do município foi apresentado na noite do último dia 16 de junho, durante reunião plenária.
A comissão será composta pelos vereadores Álvaro Azevedo (Presidente); Nilton Cruz (vice-presidente); Wesley de Jesus (relator) e Gliverson Marques e Viviane Matos, suplentes. A proposta do Legislativo é organizar um Plano Diretor robusto que contemple todas as áreas da cidade com um novo conceito de município.
A apresentação da Comissão marca uma etapa importante da tramitação do novo Plano Diretor de Nova Lima, considerado um dos principais instrumentos de planejamento urbano do município. Responsável por estabelecer diretrizes para o desenvolvimento urbano, o documento define questões estratégicas para o futuro da cidade, como expansão urbana, preservação ambiental, mobilidade, infraestrutura, uso e ocupação do solo, além de orientar o crescimento dos bairros e a atração de novos investimentos.
O atual Plano Diretor está em vigor desde 2007 e já não acompanha a realidade das transformações urbanas, econômicas e populacionais vividas por Nova Lima ao longo das últimas duas décadas. Por isso, a revisão do documento é considerada fundamental para garantir um crescimento planejado, sustentável e alinhado às demandas atuais e futuras da população.
Para o presidente da Câmara, vereador Thiago Almeida, a entrada oficial do Plano Diretor na pauta do Legislativo, traz uma importante discussão que precisa da participação de quem vive a cidade todos os dias: “O projeto completo ficará disponível no site da Câmara. A gente pede para que as pessoas leiam o material, envie suas sugestões e participem desse debate. A Câmara também realizará audiências públicas para garantir uma discussão ampla, transparente e democrática”, enfatizou.
Escolhido como presidente da Comissão, o vereador Álvaro Azevedo destacou que este deve ser o projeto mais relevante pra ele, nos últimos anos: “Vou me debruçar, me dedicar bastante e estudar este conteúdo porque o Plano Diretor é o que define como a cidade vai se comportar e como deve ser a cidade que a gente quer construir e deixar para os nosso filhos”.
Tramitação do projeto
Com a criação da Comissão Especial, a Câmara Municipal inicia oficialmente os trabalhos de análise da proposta. O grupo será responsável por coordenar os estudos, promover debates e acompanhar a tramitação do projeto, contribuindo para que o texto seja amplamente discutido por toda a população, e analisado pelos 15 vereadores antes de seguir para votação em plenário.
A expectativa é que o processo envolva a participação de diversos setores da sociedade, reforçando a importância do Plano Diretor como ferramenta essencial para definir os caminhos do desenvolvimento de Nova Lima nas próximas décadas.


























Deixe um comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *