A Abarth é a versão mais venenosa do Fastback

Andamos na versão que traz no sangue o veneno do escorpião. Isso mesmo, o Fiat Fastback Abarth é a opção do SUV cupê esportivo preparada pela divisão esportiva da Fiat, a Abarth, que tem como símbolo o escorpião, que está espalhado tanto externa como internamente (na grade, na carroceria, nas rodas de liga de 18 polegadas, no volante que incorpora a tecla vermelha do veneno, nos bancos em couro com costuras aparentes etc.). Debaixo do capô, o esportivo tem um motor 1.3 com turbo e injeção direta, que gera 185cv quando alimentado com etanol e está aliado a um câmbio automático de seis marchas. Juntos, eles possibilitam que o modelo acelere de 0 a 100km/h em apenas 7,6 segundos e crave a máxima de 220km/h. Para completar a boa performance, o Fiat Fastback Abarth também tem alterações na direção, exaustão e suspensão.

O símbolo do escorpião (da divisão Abarth da Fiat) está estampado na grade em preto brilhante e nas laterais, e em letras grandes na tampa do porta-malas. Deastaque também para as rodas de liga na cor preta e para o escapamento duplo. Quanto ao espaço interno, o Fastback acomoda com conforto quatro adultos e uma criança, pois quem senta no meio do banco traseiro é incomodado pela própria moldura do banco. Os que sentam nas laterais desfrutam de bom espaço para as pernas. Já o porta-malas é um dos maiores da categoria com 516 litros, acomodando uma bagagem de férias longa ou de uma boa compra de supermercado. Com o banco traseiro rebatido, sobe para 1.087 litros. O acesso é muito bom devido à abertura da tampa.

Por dentro, o pacote Abarth conta com interior escurecido, incluindo o teto; painel com revestimento imitando fibra de carbono, volante revestido em couro perfurado e bancos em couro ecológico com costura vermelha. Para encontrar uma boa posição de dirigir no Fiat Fastback Abarth, o motorista conta com regulagem de altura do seu banco e ajustes de altura e distância da coluna de direção. A base achatada do volante melhora o espaço para as pernas. O quadro de instrumentos é toalmente digital e pode ser personalizado. Destaque para os mostradores típicos de uma versão esportiva, como pressão do turbo, indicar da força “G” e mostrador da potência do motor que o motorista está usando.
Com tela sensível ao toque de bom tamanho (10,1 polegadas) e bem posicionada, no alto e no centro do painel, a central multimídia possibilita o espelhamento de celulares, disponibiliza internet pela Wi-Fi embarcada e tem comando vocal. Revestido em couro e com o saímbolo do escorpião no centro, o volante abriga os comandos de áudio, telefone, computador de bordo, multimídia e o principal, o “botão vermelho” para acionar o “veneno do escorpião” (modo esportivo). Na lista de itens de conforto do Fiat Fastback Abarth, destaque para carregador de celular por indução, ar-condicionado automático e digital com saídas para o banco traseiro; controle automático de velocidade ee entradas UBS para os bancos dianteiros e traseiro.

O pacote de segurança inclui alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, airbags laterais, controles eletrônicos de tração e estabilidade, monitoramento da pressão dos pneus e sinalização de frenagem de emergência. Para sair de vagas apertadas e em subida, o motorista conta com sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera traseira em alta definição com linhas adaptativas e assistente de partida em rampa. Com a nova calibração no motor T270 e no câmbio automático de seis marchas, além de uma relação mais direta da direção, o Fiat Fastback Abarth ficou com uma pegada bem esportiva, com acelerações (0 a 100km/h em 7,6s) e retomadas dignas da divisão esportiva da marca.

Outra alteração que agrada bastante a quem ter um esportivo “puro sangue” foi a que a Fiat fez no sistema de exaustão para deixar o ronco mais esportivo e marcante. Parece até o ronco de um motor de maior cilindrada. Os números de consumo são bem razoáveis para um esportivo quando não se aperta demais o pedal da direira é claro: 7,8km/l na cidade e 9,6km/l na estrada. Também foram feitas alterações na suspensão para garantir melhor estabilidade e dirigibilidade, com menor rolagem e menor altura de solo (5 mm). As molas ficaram mais rígidas e os amortecedores até 21% mais estáveis. A suspensão dianteira ganhou nova geometria. Na prática, o Fastback ficou mais “na mão”, possibilitando abusar um pouco mais naquelas curvas mais fechadas. O conforto nãoi foi muito afetado e as imperfeições do piso não chegam a incomodar os ocupantes.

Eduardo Aquino * / eduardo.aloisio@yahoo.com.br

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