A pedido dos moradores, Álvaro Damião volta ao Belvedere para tratar das obras viárias

No próximo domingo, dia 13 de abril às 10h, o prefeito o prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião, estará no Belvedere para um encontro com moradores. Durante a visita, os moradores vão relatar ao prefeito a situação da mobilidade na região e o presidente da Associação de Moradores do Bairro Belvedere (AMBB), José Eugênio Avelar de Castro, fará a entrega de um abaixo-assinado com as mais de 7 mil assinaturas favoráveis à retomada das obras no Trevo do BH Shopping.

Damião atendeu um convite do presidente da Associação de Moradores do Bairro Belvedere (AMBB), José Eugênio Avelar Monteiro de Castro, e se reunirá com a população da região para ouvir o pleito dos moradores contrários à paralisação das obras de mobilidade urbana previstas para o viaduto do Trevo do BH Shopping, que preveem o alargamento do tabuleiro do viaduto e das alças de acesso. O encontro terá lugar em frente à sede da entidade, na Avenida Celso Porfírio Machado, 10 – em frente ao conhecido “Prédio do Relógio”, e será às 10 horas.

Durante a visita, os moradores vão relatar ao prefeito a situação da mobilidade na região que já virou um caso de saúde pública. Álvaro Damião retorna ao bairro 25 dias após sua primeira visita, quando anunciou a um grupo de moradores que haveria uma mudança no projeto original das obras viárias e corte de apenas 25% da área verde da Lagoa Seca. Porém, em seguida, diante da redução de cerca de 40% do valor licitado, o contrato foi desfeito e as obras foram paralisadas. De acordo com o superintendente da Sudecap, Leonardo Gomes, ao mudar o projeto, o valor do contrato, de R$ 16 milhões, foi reduzido em 40%. E que “ao fazer a revisão estrutural do projeto, a empresa percebeu que a redução do preço seria acima de 25% do valor contratado, e essa se posicionou com o direito legal de não executar a obra”. O projeto não possui impedimento técnico, e possui licenças ambientais e estudo de viabilidade.

São quatro as intervenções de mobilidade na região

O projeto executivo das obras de mobilidade faz parte de uma compensação ambiental de um empreendimento, que foi doado à prefeitura para execução, em 2009. O cronograma inicial seria de conclusão total da obra até 2026.

A obra do Trevo do BH Shopping faz parte de um conjunto de quatro intervenções estruturais de mobilidade na região entre BH e Nova Lima, sendo duas sob a responsabilidade da PBH e duas pela Prefeitura de Nova Lima. Elas fazem parte de um convênio assinado entre os dois municípios em março de 2024.

Além do alargamento do viaduto sobre a BR-356, viabilizando uma terceira faixa de rolamento no sentido Belvedere/Santa Lúcia, a PBH também será responsável pela segunda, a implantação de um viaduto para viabilizar o acesso direto do fluxo de veículos procedente da BR-356 para a MG-030, sem a necessidade de utilizar o Trevo BR-356/Avenida Raja Gabaglia.

A terceira obra é um viaduto em formato de “ferradura” para a ligação da MG-030 a BR-356, no sentido Rio de Janeiro, com faixa adicional na BR-356. E a quarta será o alargamento da alça de ligação da BR-356 com a MG-030, no sentido Nova Lima, e adequar a largura do vão do pontilhão da linha férrea. Estas duas últimas obras são de responsabilidade da Prefeitura de Nova Lima.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *