O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) constata o crescimento do interesse de jovens pela política, cada vez mais cedo. Isso está relacionado com o “engajamento do pleito” em eleições municipais e com o uso de redes sociais. Como é o caso de João Fernandes, que se destaca como uma das vozes mais influentes e comprometidas de Minas, e que agora quer participar ativamente das eleições municipais.
Estatísticas do eleitorado brasileiro habilitado para votar mostram que o número de eleitores cresceu 6,21%, passando de 147 milhões para 156 milhões de pessoas nas Eleições de 2022. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o eleitorado com faixa etária de 16 a 17 anos, para os quais o voto é facultativo, aumentou em 14,22% em janeiro deste ano em comparação ao último pleito eleitoral, interrompendo uma sequência de queda nas eleições municipais. De acordo com especialistas, jovens estão demonstrando interesse pela política mais cedo, e isso tem forte relação com o “engajamento do pleito”. As eleições municipais tratam de temas locais, mais próximos, com disputas travadas lado a lado, em família.
Consultada e entrevistada pelo TSE, a cientista política e doutora pela Universidade de Brasília (UnB), Marcela Machado, entende que o interesse dos jovens brasileiros pela disputa eleitoral pode ser justificado pela história recente da política no País, quando “as pessoas entenderam que tudo é política. Então não dá para ficar isento. Falamos de política em todas as rodas. As pessoas estão muito mais conscientizadas de que a política é algo que toca a todo mundo, e muita dessa conscientização é por conta das redes sociais”, diz a cientista.
João Fernandes busca as redes sociais
Essa constatação pode ser confirmada com a história de João Fernandes, que aos 23 anos, já se destaca como uma das vozes mais influentes e engajadas de Minas. Em entrevista ao JORNAL BELVEDERE, João Fernandes conta que se formou em Gestão pela Escola do Sebrae e estuda Direito pela PUC Minas, quando decidiu construir sua trajetória política movido por uma paixão que começou cedo e ganhou força significativa nas redes sociais. Desde a sua participação ativa nas manifestações de 2014 contra o governo Dilma tem demonstrado uma firme determinação em defender suas convicções.
No entanto, foi durante as eleições de 2022, após os resultados do 1° turno, que sua presença nas redes sociais realmente ganhou destaque. Com apenas 2 mil seguidores, João Fernandes decidiu iniciar um projeto audacioso: gravar vídeos para influenciar e engajar eleitores. O esforço rapidamente rendeu frutos, e sua base de seguidores saltou para 50 mil, consolidando-o como uma voz relevante no cenário político mineiro. Hoje, João conta com impressionantes 510 mil seguidores nas redes sociais (Instagram e Tik Tok), posicionando-se como uma força mobilizadora que convoca e orienta manifestações, como a eleição dos conselheiros tutelares de Belo Horizonte em novembro/2023, marcada por recordes de votação.
João Fernandes não é apenas uma figura pública; ele é um jovem católico, firme em seus valores cristãos e oriundo de uma família simples no interior de Minas Gerais. Sua atuação política é alimentada por uma profunda indignação com os rumos que o país tem tomado.
Viver na região Centro-Sul que marca a transição entre Belo Horizonte e Nova Lima oferece a João Fernandes uma perspectiva clara sobre os desafios e necessidades específicas dessa área. Apesar do crescimento, e da transformação constante dessas cidades, ele observa que muitos bairros, especialmente aqueles nas regiões limítrofes, não têm recebido a atenção e os investimentos necessários. João acredita que falta uma voz que compreenda as complexidades e as necessidades desses bairros e que possa interceder de forma eficaz junto aos poderes públicos de ambas as cidades.
Em sua visão, é crucial garantir que as demandas de regiões como a “Belo-novalimense” sejam atendidas. Ele defende a necessidade de uma infraestrutura adequada, mobilidade eficiente e serviços públicos de qualidade. João faz um apelo para que os moradores se envolvam mais ativamente nas discussões sobre o desenvolvimento regional, cobrando melhorias e buscando soluções que realmente atendam às suas necessidades.
“A participação ativa da comunidade, a colaboração entre municípios e uma representação política comprometida são elementos chave para transformar a realidade dessas áreas e garantir uma qualidade de vida para todos os residentes, um desenvolvimento mais harmonioso e inclusivo”, afirma.
Deixe um comentário