Em tempos nos quais as versões com câmbio manual são cada vez mais raras, o Renault Kardian Evolution é uma grata surpresa. A começar pelo bonito visual do Kardian, que é um SUV compacto que foi desenvolvido sobre a nova plataforma da marca francesa, a RGMP (Renault Group Modular Platform) e que traz uma nova a nova identidade visual da Renault no Brasil.
Destaque para o motor 1.0 de três cilindros, com turbo e injeção direta de combustível, que gera 125cv com etanol e que tem um bom torque já em baixa rotação, proporcionando uma boa performance aliado a um baixo nível de consumo. Atrelado ao motor, está outra boa surpresa: o câmbio manual de seis marchas, que tem relações bem escalonadas para aproveitar bem toda a força do motor, com destaque para a economia proporcionada pela sexta marcha na estrada; e engates macios e precisos. Em função de ser uma versão mais acessível, a lista de equipamentos do Renault Kardian Evolution é enxuta, com destaque para os seis airbags, a central multimídia com tela de oito polegadas, monitoramento da pressão dos pneus, controles eletrônicos de tração e estabilidade e assistente de frenagem de urgência.
No visual da versão Evolution, destaque para a barra em preto brilhante na parte de cima da grade, que “liga” os indicadores de direção e abriga o símbolo da marca; os faróis de luzes diurnas, as luzes de direção totalmente em LED, as rodas de liga e as lanternas traseiras bem salientes da carroceria e com luzes totalmente em LED e com formato bem estilizado em forma de “C”. Por dentro, o acabamento é de boa qualidade para uma versão de entrada, com bancos forrados em tecido e com costuras e detalhes na cor laranja, que dão um toque mais esportivo ao interior. O espaço interno oferece um bom nível de conforto para quatro adultos de média estatura. A boa capacidade de 358 litros do porta-malas do Renault Kardian possibilita acomodar bem a bagagem de uma viagem de férias longas.
Com tela sensível ao toque de oito polegadas e posicionada no alto do painel, do tipo “flutuante”, o sistema multimídia possibilita conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, possibilitando o uso de diversos aplicativos de condução e entretenimento. O quadro de instrumentos tem tela digital de sete polegadas, que possibilita uma boa visualização das informações e traz o mostrador de temperatura do sistema de arrefecimento do motor, que, em alguns modelos, trazem apenas uma luz de advertência. Em termos de conforto, destaque para o ar-condicionado digital com função auto e filtro de pólen; duas portas USB na dianteira (que ajudam bastante na hora de carregar um celular) e controle automático de velocidade.
Para encontrar uma boa posição de dirigir, o motorista conta com regulagens de altura e distância da coluna de direção e de altura do banco. O volante tem boa pega e abriga diversos comandos. No pacote de segurança, destaque para os seis airbags, controles eletrônicos de tração e estabilidade, monitoramento da pressão dos pneus e assistente de frenagem de urgência com sinalização de alerta. Para sair de vagas apertadas e em subidas e manobrar em espaços mais reduzidos, o motorista conta com assistência de partida em rampa, câmera de ré e sensor de estacionamento traseiro. Durante a nossa avaliação, foi possível perceber que o SUV tem uma suspensão um pouco mais firme, garantindo uma boa estabilidade nas curvas mais fechadas, mas poderia ser um pouco mais confortável sobre piso irregular.
O motor 1.0 de três cilindros com turbo e injeção direta de combustível, que gera 125cv de potência e 22,4 quilos de torque, demonstrou ter fôlego suficiente para uma tocada prazerosa, com bom torque já em baixas rotações. No teste, o câmbio manual de seis marchas apresentou um bom escalonamento de marchas, aproveitando bem toda a força do motor, e engates macios e precisos. Destaque para a economia da sexta marcha em estradas. Também demonstrou ser econômico, tanto nos trechos urbanos quanto na estrada. Rodando com gasolina no tanque, somente o motorista e com o ar desligado, o computador de bordo registrou médias em torno de 9,4km/l na cidade e de 14km/l na estrada. Devido à sua boa altura do solo e os bons ângulos de entrada e saída, o Kardian Evolution rodou com certa desenvoltura por trechos e estrada de terra ruim, com algumas valetas, cascalhos e buracos.
Deixe um comentário