Após convenções partidárias, BH tem 10 candidatos na disputa ao cargo de prefeito

Após o término das convenções, Belo Horizonte já tem definidos os principais candidatos ao cargo de comandante da Prefeitura de Belo Horizonte. Os nomes foram definidos ao longo dos últimos dias seguindo o calendário da Justiça Eleitoral. Após as convenções os partidos têm agora até o próximo dia 15 de agosto para registrar as candidaturas. Até essa data podem ocorrer modificações na formação de chapas.

Os 10 candidatos até agora aprovados em convenções são: Bruno Engler (PL), Carlos Viana (Podemos), Duda Salabert (PDT), Fuad Noman (PSD), Gabriel Azevedo (MDB), Indira Xavier (UP), Lourdes Francisco (PCO), Mauro Tramonte (Republicanos), Rogério Correia (PT) e Wanderson Rocha (PSTU).

• Bruno Engler (PL)

O deputado estadual Bruno Engler (PL), que se intitula a chapa bolsonarista, anunciou durante a convenção do PL, a coronel da Polícia Militar Cláudia Romualdo como sua candidata a vice. A direção do PL aguardava a vinda do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para a convenção, mas o ex-presidente da República enviou um vídeo de apoio e fez uma chamada ao vivo para desejar boa sorte à chapa.

• Carlos Viana (Podemos)

O senador Carlos Viana (Podemos) também confirmou, em convenção no último dia 4 de agosto, sua candidatura a prefeito, mas não bateu o martelo sobre quem será o vice-prefeito da chapa.
Depois de terminada a convenção, sem definição do nome para vice, o candidato Carlos Viana indicou o nome de Cristiane Pereira, a Kika, promotora popular e cultural para compor a chapa. Nascida no Aglomerado da Serra, Kika, tem 47 anos e é líder comunitária.

• Duda Salabert (PDT)

A deputada federal Duda Salabert (PDT) vai disputar a PBH em uma chapa pura que terá como candidato a vice o professor Francisco Foureaux. A chapa pedetista foi selada na convenção do PDT, no último dia 4 de agosto.

• Fuad Noman (PSD)

O atual prefeito de BH, Fuad Noman (PSD) disputará a reeleição tendo como candidato a vice o vereador Álvaro Damião (União Brasil). A convenção que selou a dobradinha Fuad/Damião foi realizada no dia 27 de julho. O primeiro partido a declarar apoio ao atual prefeito foi o Partido Republicano Democrático (PRD) comandado em Minas, pelo deputado federal, Fred Costa, que tem trabalhado junto com Fuad Noman na atual administração.
As legendas Avante e Agir também apoiam a candidatura à reeleição de Fuad e durante a convenção da Federação PSDB/Cidadania foi decidido pelo apoio ao atual prefeito. Com isso, o ex-deputado estadual João Leite (PSDB), que chegou a colocar seu nome para disputa, mas acabou não sendo confirmado decidindo pela adesão à campanha de Fuad.

• Gabriel Azevedo (MDB)

O vereador e atual presidente da Câmara de BH, Gabriel Azevedo (MDB), vai disputar a cadeira de prefeito de BH tendo como vice o ex-vice-governador de Minas, Paulo Brant (PSB). Brant já havia lançado seu nome para a prefeitura, mas desistiu da cabeça de chapa para se aliar ao vereador.

• Mauro Tramonte (Republicanos)

Apoiado por Zema, Mauro Tramonte (Republicanos), deputado estadual e apresentador de TV, terá como vice-prefeita Luísa Barreto (Novo), ex-secretária do governo estadual. A chapa Tramonte e Luísa foi confirmada na convenção que contou com a presença de Zema e Alexandre Kalil, que agora resolveu sair do PSD e se filiar ao Republicanos.

• Rogério Correia (PT)

O deputado federal Rogério Correia (PT) e a deputada estadual Bella Gonçalves (PSOL) se uniram em uma chapa que será encabeçada pelo petista. Bella será candidata a vice-prefeita. No entanto, a expectativa de uma candidatura única do campo da esquerda não vingou.

• Outros candidatos

Os partidos, chamados nanicos, isto é, sem representação na Câmara dos Deputados, também definiram suas chapas para a disputa de 2024. O PSTU vai disputar com Wanderson Rocha (Prefeito) e Andrea Carla (Vice), ambos do partido. A UP também vai de chapa pura formada por Indira Xavier (Prefeita) e Geraldo Neres (Vice). Outra candidata é Lourdes Francisco (PCO), professora aposentada e artesã que tem como vice Marília Domingues (PCO). Já o PCB não vai lançar candidato a prefeito, somente a vereador.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *