Arrizo6 Pro mistura elegância e esportividade

Design moderno, amplo espaço interno, bom nível de acabamento e uma lista de equipamentos de conforto e segurança bem recheada. Essas são as principais armas do sedã Arrizo6 Pro, da Caoa Chery, para enfrentar a concorrência não apenas dos sedãs médios como também dos SUVs, modelos que vêm caindo cada vez mais no gosto do consumidor brasileiro.

Eduardo Aquino / eduardo.aloisio@yahoo.com.br

Produzido na fábrica da marca Caoa Chery em Jacareí, no interior de São Paulo, o sedã é equipado com motor 1.5 turbo, que gera 150cv com etanol e que possibilita que o carro acelere de 0 a 100km/h em menos de 10 segundos, proporcionando uma performance agravável para um sedã que tem uma pegada mais familiar.

Na frente, destacam-se os faróis e lanternas totalmente em LED, que se integram de forma bem harmoniosa à grande grade em preto brilhante com barras horizontais cromadas, que abriga a placa de identificação.De perfil, o sedã mistura esportividade, ressaltada pela linha de cintura alta e pelas rodas diamantadas de 17 polegadas, e elegância, que é enfatizada pelos frisos cromadas na base dos vidros e na soleira das portas. A traseira mantém a pegada esportiva com elegância, com lanternas escurecidas e luzes totalmente em LED e unidas sob a tampa do porta-malas e para-choque que abriga luzes de neblina e simula dupla saída de escape.

O acabamento interno é de boa qualidade, com destaque para os bancos, volante painéis de porta revestidos em couro sintético e com costuras aparentes, detalhe em preto brilhante no painel, volante e console e painel emborrachado. Para encontrar uma boa posição de dirigir, o motorista conta com regulagem de altura da coluna de direção (falta a de distância) e do banco com seis ajustes elétricos. O volante de base achatada tem boa pega e abriga comandos do áudio e computador de bordo. O espaço interno é generoso e acomoda com certo conforto quatro adultos e uma criança, já que quem senta no meio do banco traseiro é incomodado pelo apoio de braço embutido e pelo túnel central. O amplo porta-malas tem capacidade de 570 litros.

Na cabine, também se destaca o sistema multimídia, com uma tela colorida sensível ao toque de 10,25 polegadas (com Android Auto e Apple Car Play e diversas funções de controle), que possibilita uma boa visualização das informações. Com possibilidade de configuração de três modos de exibição e tela colorida de LCD/TFT do mesmo tamanho do que a tela do multimídia (de 10,25 polegadas), o quadro de instrumentos digital também facilita a visualização pelo motorista. Entres os itens de conforto, destaque para o teto solar elétrico com abertura e fechamento remoto, banco traseiro com encosto rebatível, e comando de climatização à distância. O ar-condicionado tem saída para o banco traseiro, mas é de uma zona apenas.

A lista de equipamentos de segurança inclui seis airbags, controles de tração e estabilidade, indicador de pressão e temperatura dos pneus, sistema de monitoramento de ponto cego e alerta de tráfego cruzado traseiro. Para ajudar nas manobras em vagas apertadas, o motorista conta com a boa calibragem da direção elétrica, câmera 360° (novidade), sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré e assistente de partida em rampa. Com bom torque já em baixas rotações, o motor 1.5 turbo responde rapidamente aos comandos do acelerador, proporcionando boas acelerações (vai de 0 a 100km/h em 9,9 segundos) e retomadas de velocidade, garantindo ultrapassagens seguras.

O motorista pode optar pelo modo Eco, voltado para a economia de combustível. Nesse modo, com gasolina no tanque, ar desligado e apenas o motorista, o computador de bordo registrou médias de 9,8km/l na cidade e de 12,6km/l na estrada. No modo Sport, o câmbio automático do tipo CVT de nove marchas simuladas, com a alavanca do tipo joystick, realiza as trocas em rotações mais altas e faz com que o sedã tenha um comportamento mais esportivo. A calibragem do conjunto de suspensão é outro ponto positivo do Arrizo6 Pro, conseguindo proporcionar segurança quando se abusa nas curvas fechadas e sem sacrificar o conforto, pois consegue filtrar bem as irregularidades do piso.

Principais equipamentos

Seis airbags, sistema Isofix para fixar cadeiras, controles de tração e estabilidade, indicador de pressão e temperatura dos pneus, acendimento automático dos faróis, ar-condicionado, com saídas de ar para o banco traseiro, direção elétrica, assistente de partida em rampa, coluna de direção com regulagem de altura, volante multifuncional, controle automático de velocidade, sensor de estacionamento traseiro, modos Sport/Eco de condução, banco motorista com 6 ajustes elétricos, banco traseiro com encosto rebatível, teto solar elétrico com abertura e fechamento remoto, comando de climatização à distância (CCD), câmeras de visão 360°, câmera de ré, multimídia de 10,25 polegadas com Android Auto e Apple Car Play e diversas funções de controle, sistema de monitoramento de ponto cego, alerta de tráfego cruzado traseiro, luz ambiente multicolorida (portas dianteiras) e conexão USB (2 dianteiras e 1 traseira).
• Preços – R$ 144.990,00. Com pintura perolizada, sobe para R$ 146.490,00.

Ficha Técnica

• Motor – Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.499cm3 de cilindrada, 16V, Flex, turbo, que gera potências de 147cv (gasolina) e de 150cv (etanol) a 5.500rpm e torque de 21,4kgfm (gasolina ou etanol) a 1.750rpm
• Transmissão – Tração dianteira e câmbio automático do tipo CVT com nove marchas simuladas
• Direção – Assistência elétrica
• Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, eixo de torção
• Dimensões – Comprimento, 4,67m; largura, 1,81m; altura, 1,49m; e entre-eixos, 2,65m
• Porta-malas – 570 litros
• Tanque – 48 litros
• Peso (em ordem de marcha) – 1.502 quilos

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *