Assopoc ganha o “Prêmio 100 Melhores ONGS do Brasil”

A Associação dos Protetores das Pessoas Carentes (Assopoc) que já era considerada uma das maiores instituições sociais de Minas, agora conta com o reconhecimento e a certificação nacional.

Confirmando o reconhecimento da certificação e sua relevância social, a Associação dos Protetores das Pessoas Carentes, Assopoc, acaba de ser classificada através do Prêmio 100 Melhores ONGs, realizado pelo Instituto Doar, em parceria com “O Mundo Que Queremos” e apoio da Ambev. Agora, a entidade – que atua acolhendo e assistindo idosos, crianças e pessoas com deficiência – integra o seleto grupo de organizações não-governamentais certificadas pela sua excelência em causa e estratégia de atuação; representação e responsabilidade; gestão e planejamento; estratégia de financiamento, comunicação e prestação de contas ou seja gestão, governança, sustentabilidade financeira e transparência.

O caminho para a conquista, segundo o presidente e fundador da entidade, o empresário Sérgio Coelho, foi desafiador e árduo: “Todos os setores da entidade foram mobilizados, investimos na qualificação e no aperfeiçoamento a fim de atingirmos o mais alto padrão de excelência na prestação de serviço de acolhimento ao idoso, a pessoa com deficiência, e a assistência à criança”.
Sérgio Coelho relembra as etapas de avaliação: “Fomos submetidos a análise em três etapas ao longo de todo o ano de 2023, com questões objetivas, levantamento de dados e inspeção de boas práticas de gestão e transparência”, explicou.

Luta pelos acolhidos

Para a vice-presidente da entidade, Elaine Coelho, o reconhecimento foi uma realização esperada há quase 30 anos. “Nos primeiros anos de fundação definimos que nossa missão seria atingir o bem-estar e a qualidade de vida de cada um dos nossos acolhidos. Sempre desejamos que prevalecesse em nossas relações o respeito, a igualdade e o afeto. Independentemente, sendo esses entre diretores, colaboradores, acolhidos, voluntários, doadores e parceiros”, destaca Elaine Coelho.

Elaine Coelho fala com orgulho: “Daí nasceu uma família, a família Assopoc. Nestas décadas de luta, o esforço e a esperança foram nossos aliados. A cada ano que passava, o número de acolhidos crescia e a responsabilidade e o compromisso aumentavam. Passamos a diversificar os investimentos sociais buscando principalmente a integração, coordenação e eficácia”.

490 vidas são beneficiadas

Hoje a Assopoc desenvolve um dos mais completos serviços sociais. Ao todo, mais de 490 vidas são beneficiadas de forma direta pela entidade que atua por meio de cinco unidades, sendo elas: Lar dos Idosos, Residências Inclusivas para Jovens e Adultos, Creche e Centro de Equoterapia. Todas, localizadas na cidade de Crucilândia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Quando perguntados sobre quais as portas que a certificação pode abrir para a entidade, os líderes da Assopoc são categóricos: “Elevamos o patamar de confiabilidade da Instituição, sabemos da importância deste reconhecimento no momento da tomada de decisão dos doadores, principalmente, de grandes empresas e instituições”, precisamos da excelência para podermos acolher mais e melhor, ressalta Sérgio Coelho.

Mais sobre a Assopoc

Reconhecida como uma das maiores instituições de acolhimento de Minas Gerais, a Associação dos Protetores das Pessoas Carentes (Assopoc), atua em Crucilândia, cidade da Região Metropolitana de BH – e já soma quase 30 anos de atuação social. Ao todo, mais de 490 vidas são beneficiadas pela entidade por meio da unidade Lar dos Idosos, unidade Residências Inclusivas para Jovens e Adultos, Creche e Centro de Equoterapia. Só em regime de acolhimento integral são mais de 160 pessoas (entre idosos e jovens e adultos) abrigados de forma integral.

Além do reconhecimento do Prêmio 100 Melhores ONGs, a Assopoc, que sobrevive com a ajuda de terceiros e destinação de recursos via isenção fiscal, possui o selo “Doar A+” de transparência e gestão concedido pelo Instituto Doar com nota máxima nos critérios de avaliação.
Contato: www.assopoc.org.br e @assopocoficial

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *