BHTrans instala semáforos no encontro da Alcinha com Via Stael Bicalho

O objetivo é de oferecer maior organização do trânsito e mais segurança para pedestres e motoristas que vão em direção à MG-030 no sentido para Nova Lima.

A alça viária que liga a BR-356 a MG-030, na divisa do Belvedere com o Vila da Serra, próximo ao pontilhão da Rede, recebeu na última semana um aparelho de sinalização urbana. Segundo a BHTrans, o semáforo foi instalado com o objetivo de oferecer maior organização do trânsito e mais segurança para que os motoristas que estejam trafegando na BR 356, sentido Rio de Janeiro/Belo Horizonte, possam acessar a MG-030 em direção à Nova Lima, por meio desta alça.

Outra finalidade é promover a passagem de pedestre de uma pista para outra com segurança. Embora o trecho seja pequeno, ele é perigoso e considerado um desafio diário a muitos trabalhadores que se arriscam na Via Stael Mary Bicalho Motta Magalhães. O movimento pendular de pessoas no local é intenso, com a necessidade de cruzar a interligação das duas BRs para acesso às baias de ônibus em frente ao BH Shopping. “A função do semáforo é oportunizar que pedestres e veículos tenham o seu tempo para travessia. O objetivo do semáforo é sempre garantir a segurança de todos naquele trecho do trânsito, disciplinando para que todos tenham oportunidade”, destacou a BHTrans.

No primeiro dia de operação, o funcionamento do semáforo acabou gerando filas com pequenos congestionamentos e muita reclamação de motoristas. “Depois de colocarem semáforos na rotatória da trincheira, agora resolveram segurar o trânsito com mais este semáforo. O que precisa ser feito, a construção de viadutos, vai ficando para depois. E os motoristas ficam aqui parados esperando a sua vez de seguir”, disse André Toledo Naves, morador do Vila da Serra.

Ainda segundo a empresa de trânsito, em todo semáforo que é implantado é realizada a pesquisa de fluxo, justamente para estimar o tempo necessário para as oportunidades de travessia, seja dos pedestres ou dos demais veículos. No caso específico deste equipamento instalado, ele tem uma novidade tecnológica que é um sensor que verifica se há movimento de veículos. “A cada 30 segundos ele verifica se há veículos aguardando no semáforo e, em caso positivo, ele inicia o processo para acionar o verde e liberar o tráfego. Quando não há tráfego em uma das vias, no caso noturno, por exemplo, ele mantém em verde o trecho em que há fluxo de veículos. Um tipo de semáforo inteligente”, explicou a equipe técnica da BHTrans.

Barreiras físicas são instaladas no Trevo do Vila Castela

As barreiras físicas vão impedir que usuários façam a transposição da rodovia para acesso em sentido contrário, e vão orientar e controlar o trânsito de forma protetiva. Os moradores de condomínios próximos daquele local terão que seguir mais à frente e fazer o retorno no Serena Mall, conforme estipulado anteriormente no projeto de revitalização da MG-030.

Segundo o departamento da Prefeitura de Nova Lima, responsável pela obra, a sinalização ali existente não cumpria mais a função, o que poderia causar acidentes por conta do intenso fluxo de veículos que vêm de BH no sentido Nova Lima. A área estava cada dia mais insegura e perigosa.

Share this post

Comment (1)

  • Carlos Antônio Rennó Reply

    Necessitamos urgente de um semáforo no cruzamento da rua Leopoldina com a rua São João Evangelista. Nas horas de pico o congestionamento atrapalha a todos que ali passam.

    23 de setembro de 2024 at 09:45

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *