O Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (CAIC), lotado no primeiro andar da sede do legislativo, reúne uma série de benefícios, como um posto de identificação da Polícia Civil, para emissão de carteira de identidade.
Uma Câmara mais acessível e mais próxima do cidadão, com soluções mais rápidas e eficientes. A proposição faz parte dos trabalhos que vêm sendo executados pela Câmara Municipal de Nova Lima, e de uma série de serviços gratuitos que estão sendo oferecidos aos cidadãos, que foi inaugurado no último dia 1º. O Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (CAIC), lotado no primeiro andar da sede do legislativo, reúne uma série de benefícios ofertados, através de atendimentos, suportes e orientações ao cidadão. Um posto de identificação da Polícia Civil de Minas Gerais, para emissão de carteira de identidade, também foi inaugurado no local.
Para o presidente da Câmara de Nova Lima, vereador Thiago Almeida, além de tornar a Casa mais participativa e democrática, a iniciativa reforça o compromisso da atual gestão em ouvir a população e atender as demandas. “Estamos ampliando o atendimento à população, criando condições de atendimento mais fácil, mais rápido e mais digno à população. Esta nova estrutura de serviços e atendimento irá facilitar o dia a dia dos nova-limenses, com a oferta de serviços demandados pela população como a emissão de documentos de identidade e de identificação de pessoas com Transtorno do Espectro Autista, fornecimento de cópias de documentos, intermediação de parcerias para emprego, orientação jurídica, e muitos outros benefícios. Com isso, tornamos a Câmara mais aberta à população e mais próxima dos legisladores”, explicou o presidente da Casa.
Novos serviços
Com a instalação dos novos serviços o morador nova-limense poderá usufruir também do atendimento com escuta qualificada e encaminhamentos sociais, de orientação administrativa, agendamentos de espaços da Casa Legislativa, do cadastramento de voluntários para ações sociais – como doação de sangue e de medula, calamidade e defesa animal. O espaço dará lugar a um Centro de Atendimento Integrado às Vítimas de Violência (CIAVV) que oferecerá ações de prevenção e proteção familiar, acolhimento humanizado e acolhimento social – no caso de violação de direitos da criança e do adolescente -, acompanhamento de denúncias, campanhas educativas sobre políticas sociais, entre outros.
Também no local estão instalados os serviços do Sistema de Intermediação do Novo Emprego (SINE) que poderão intermediar as parcerias de emprego, oferecer um banco de currículos, eventos de recrutamento e seleção de pessoal, um banco de dados para ações de emprego, entre outros.
“Este é um marco na história da Câmara Municipal de Nova Lima. Estamos celebrando uma parceria muito importante, que comprova que embora tenhamos instituições independentes, de vários órgãos do poder público, podemos caminhar juntos e desenvolver um grande trabalho, um facilitador essencial para o acesso da população a diversos serviços públicos”, ressaltou Thiago Almeida
Para o delegado da Polícia Civil, Helton Lima, o novo espaço tem uma importância primordial para os nova-limenses, ao ampliar o atendimento e reunir diferentes serviços que vão auxiliar o cidadão na solução de problemas e em atividades cotidianas. “Esse centro irá dobrar a capacidade de atendimento atual, de 15 a 20 pessoas por dia, e atingir entre 30 a 40 pessoas diariamente. Também irá oferecer um atendimento humanizado e diferenciado para as pessoas com dificuldade de locomoção, que poderão ser atendidas em suas residências”, informou.
O evento foi super prestigiado e contou com a presença de autoridades e vereadores, parlamentares de cidades vizinhas, da subsecretária de Direitos Humanos, Juliana Rocha, de delegados da Polícia Civil, agentes da Guarda Municipal e da PC e da Polícia Militar.
Deixe um comentário