Câmara de Nova Lima estrutura o SINE para geração de emprego e renda na cidade

A implementação do Sistema Intermediação do Novo Emprego (SINE) na Casa Legislativa pretende “dar suporte às empresas e associações que queiram investir na contratação de profissionais locais”, ressalta o presidente da Câmara, Thiago Almeida.

Agora quem está à procura de emprego em Nova Lima tem mais um canal de busca de vaga. É que a Câmara Municipal do Município aprovou a estruturação do Sistema Intermediação do Novo Emprego (SINE) na Casa Legislativa. Desde o último dia 22 de setembro já foi realizada a primeira ação que atendeu a população para o preenchimento de 30 vagas de emprego, direcionadas a três estabelecimentos de uma grande rede de supermercados da região, em Nova Lima.

O presidente da Câmara, Thiago Almeida, comemorou a aprovação do SINE e falou sobre a importância de iniciativas que levam geração de emprego e renda para a população. “A implementação do SINE mostra que a atual gestão possui um firme compromisso com a população de Nova Lima, modernizando nossas ações e aproximando o Legislativo das reais demandas da cidade. Esta parceria é a primeira de muitas que virão para dar suporte às empresas e associações que queiram investir na contratação de profissionais locais”, destacou Thiago Almeida.

A iniciativa é parte do trabalho de modernização e reestruturação da Câmara Municipal, iniciado em junho deste ano. Com o Projeto de Resolução aprovado, o SINE terá entre os seus objetivos:
I – Organizar um sistema de informações e pesquisas sobre o mercado de trabalho local, capaz de auxiliar na operacionalização da política de emprego no município;
II – Implantar medidas como divulgação de vagas disponíveis em empresas, banco de currículos e encaminhamento de currículos a empresas parceiras;
III – Propiciar informação e orientação ao trabalhador quanto à escolha de emprego;
IV – Prestar informações ao mercado consumidor de mão-de-obra sobre a disponibilidade de recursos humanos;
V – Fornecer subsídios ao sistema educacional e ao sistema de formação de mão-de-obra para a elaboração de suas programações.
Também ficou estipulado que na organização e implantação do SINE, haverá prioridades estratégicas que favoreçam a absorção da força de trabalho disponível para o primeiro emprego e o emprego a maiores de 50 anos e, também, para pessoas vítimas de violência doméstica atendidas no CIAVV da Câmara Municipal (Centro Integrado de Atendimento às Vítimas de Violência). Será prioridade ainda no SINE o desenvolvimento de experiências que favoreçam a utilização da força de trabalho de pessoas residentes em Nova Lima.

Parcerias para geração de emprego

Para a organização, implantação e manutenção do SINE, o Legislativo poderá estabelecer parcerias com empresas ou associações de empresas para realização de eventos que agilizem os processos de colocação ou recolocação de profissionais no mercado de trabalho.
É neste cenário que ocorreu a primeira parceria, no último dia 22 de setembro, para contratação de mão-de-obra local. A ação foi realizada com sucesso.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *