O ano se inicia com um novo ciclo político em Nova Lima, que traga progresso e diálogo para construir um futuro ainda mais promissor. Pela primeira vez, a Câmara Municipal contará com 15 vereadores, ampliando o número de cadeiras para atender ao crescimento populacional e garantir maior representatividade. Além de legislar e fiscalizar ações do executivo, os novos parlamentares devem promover políticas públicas que atendam às necessidades da população.
Entre os eleitos, estão: Abner Henrique (CIDADANIA) defensor de pautas ambientais e da sustentabilidade; Anísio Clemente (CIDADANIA): com foco na saúde; Gliverson Marques (CIDADANIA): prioriza a educação; Danúbio (PRD): voltado para Cultura, Segurança, Associativismo, Empreendedorismo, e Causa Animal; Nilton Cruz (PRD): tem como bandeira a melhoria na infraestrutura e no desenvolvimento; Viviane Mattos (UNIÃO): defende os direitos das mulheres e a participação feminina na política; Ismael Soares (Mael) (UNIÃO): focado na juventude, no esporte e em políticas que geram oportunidades; Thiago Almeida (Republicanos): trabalha pela inclusão social e melhorias na saúde pública. Como presidente da Câmara executou a aprovação de projetos importantes para o transporte coletivo, a saúde e o desenvolvimento do município; Silvânio (PSD): prioriza a educação, a saúde e o desenvolvimento social; Álvaro Azevedo (AVANTE): Eleito por três vezes com enfoque no desenvolvimento social; Pedro Dornas (AVANTE): responsável pelo projeto de educação voltado para inovação educacional, tendo por objetivo a qualificação, capacitação e a formação de professores e educadores na era digital. José Lino Santana (SOLIDARIEDADE): com apoio à causa animal e a área de inclusão de pessoas com deficiência; Adilson Taioba (SOLIDARIEDADE): propõe melhorias no transporte público e na qualidade de vida nos bairros mais afastados; Wesley de Jesus (REPUBLICANOS): defende a Habitação como prioridade; Claudinho Valle (PP): com foco no Saúde e educação; e Silvânio Aguiar (PSD), o segundo mais votado da legenda, que trabalha em ações de profissionalização e geração de emprego e renda e desenvolvimento do município.
Com a ampliação do número de cadeiras, as expectativas incluem maior diversidade de ideias, debates mais ricos e decisões que representem os interesses de um público ainda mais amplo. Além disso, a revisão do Plano Diretor e a implementação de projetos que dialoguem com a nova realidade econômica e social da cidade estão entre os grandes desafios do próximo mandato.
A maior representatividade na Câmara exigirá maior articulação entre os parlamentares e com a sociedade civil. A população também terá papel fundamental nesse novo cenário, pois com o aumento do número de vereadores, o engajamento popular será essencial para alinhar as propostas às demandas reais.
Deixe um comentário