BH e Nova Lima colocam à disposição dos moradores o imunizante contra a gripe que é trivalente e previne contra três vírus, o H1N1, o H3N2 e o vírus influenza B.
Começou no último dia 3 de abril, a Campanha de Vacinação contra a Gripe 2025 promovido pela Prefeitura de Nova Lima, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com o Ministério da Saúde, o imunizante é trivalente e previne contra três vírus: o H1N1, o H3N2 e o vírus Influenza B. Os interessados podem procurar as UBS no município.
Inicialmente, devem tomar o imunizante as crianças de seis meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias; trabalhadores da saúde; gestantes; puérperas; professores do ensino básico e superior; povos indígenas; idosos; profissionais das forças de segurança e salvamento; militares das forças armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso; trabalhadores portuários; população privada de liberdade e funcionários do sistema penitenciário; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.
BH antecipa
A Prefeitura de Belo Horizonte se antecipou e iniciou a Campanha de Vacinação contra a Gripe no último dia 31 de março. O município recebeu cerca de 87,5 mil doses e, em um primeiro momento, deverão tomar o imunizante as crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias; trabalhadores da saúde; idosos; gestantes e puérperas, que são mulheres com até 45 dias após o parto. Essas pessoas têm mais chances de apresentar complicações pela infecção do vírus influenza, podendo levar a situações mais graves e, até mesmo, ao óbito.
As doses de vacina estarão disponíveis em todas as regionais da cidade, sendo nos 153 centros de saúde da cidade, no Serviço de Atenção à Saúde do Viajante e em seis pontos extras. Os endereços e horários de funcionamento das unidades podem ser verificados no portal da Prefeitura.
Documentos necessários
No momento da aplicação da dose é necessário que os grupos convocados apresentem um documento de identificação com foto, CPF e cartão de vacina. As puérperas devem estar com a certidão de nascimento do bebê ou registro do hospital onde ocorreu o parto.
Vacinação de rotina
O Ministério da Saúde incorporou a vacina contra a gripe ao calendário básico de vacinação de crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, idosos e gestantes. Assim, a imunização desses públicos será realizada durante todo o ano, e não somente durante a campanha de vacinação.
Para realizar as aplicações nesses grupos de forma rotineira, o município dependerá do envio de doses de vacina contra a gripe, por parte do Ministério e do Estado, para manter o abastecimento das unidades.
Deixe um comentário