Depois de muitas reuniões e convenções, ficaram mesmo confirmadas as candidaturas da psicóloga Cristiane Nunes, do atual prefeito João Marcelo Dieguez (Cidadania), do geólogo Mauri Lopes (PT) e de Gilson Amorim do Partido Republicano. Os partidos terão até o dia 15 de agosto para o registro de suas chapas no Tribunal Eleitoral. No dia 16, têm início as campanhas eleitorais. Por ter menos de 200 mil habitantes, o município decide, ainda em primeiro turno no dia 6 de outubro, quem será o novo prefeito.
Cristiane Nunes (Psol)
A psicóloga e ativista social Cristiane Nunes foi oficializada como candidata pelo Psol à Prefeitura de Nova Lima. A chapa será composta pelo vice Pastor Adriano Dias, do Rede. A decisão foi tomada no último dia 3 de agosto, durante a Convenção Municipal da Federação Psol-Rede que também deliberou sobre a coligação para a eleição majoritária e escolha dos nomes dos candidatos à vereança da cidade.
Cristiane Nunes é nascida em Nova Lima, casada, mãe atípica, psicóloga e sempre teve a sua vida pautada pelas causas sociais. Ao longo dos anos, atuou e construiu sólida experiência na construção de políticas públicas, com destaques para idealização e coordenação da Associação Bem Especial (Associação de pessoas com deficiência, suas famílias e amigos). Também foi diretora do Departamento de Saúde Mental de Nova Lima nos setores públicos e privados, sendo a idealizadora e coordenadora e idealizadora e coordenadora do projeto Papo de Maria (Grupos de saúde mental de mulheres para as comunidades em vulnerabilidade social).
Gilson Amorim (Republicanos)
O engenheiro e empresário Gilson Amorim (Republicanos) vai ser o candidato do partido Republicanos à Prefeitura de Nova Lima, conforme ficou definido na convenção do partido, no último dia 03 de agosto. Amorim estava definido para ser o vice na chapa de Vitor Penido (PL), mas diante da desistência do ex-prefeito, o partido decidiu manter candidatura própria e optou pelo empresário.
Gilson Amorim vai enfrentar a mesma dificuldade do candidato do PT, Mauri Lopes. É um nome bastante conhecido no meio político, mas desconhecido junto a uma grande parcela população. Essa barreira ele pretende quebrar com a atuação forte dos nomes da chapa de vereadores do seu partido.
O Republicanos também definiu na convenção o nome do vice-prefeito e demais candidatos a vereadores pelo partido. O vice-prefeito na chapa de Gilson Amorim será o comerciante Matheus Alvarenga, conhecido como “Matheus da Geladeira”.
João Marcelo Dieguez
Com apoio manifesto de 14 partidos, um feito histórico na política local, o atual prefeito João Marcelo (Cidadania) concorre à reeleição. Liderando as intenções de votos nas últimas pesquisas, João Marcelo decidiu indicar para vice em sua chapa a sua atual chefe de gabinete e administradora Cissa Caroline (PSD). O argumento pela escolha representa a opção do prefeito por um nome de perfil técnico-administrativo e uma clara valorização da mulher no cenário político nova-limense.
O prefeito João Marcelo Dieguez é bacharel em Administração pelo Centro Universitário Una e pós-graduado em Administração Pública pela PUC Minas. Como político foi vice-prefeito da cidade entre 2017 e 2020, durante a gestão de Vitor Penido.
Sobre Cissa Caroline, o prefeito afirmou: “Após ouvir todos os partidos e longa reflexão, optei por fazer o convite à Cissa Caroline, que possui perfil técnico, é uma mulher preparada, além de ser nascida e criada em Nova Lima, conhecendo bem a realidade da cidade”.
Moradora de Honório Bicalho, Cissa Caroline, é casada, formada em Administração de Empresas pela Faculdade Milton Campos, com MBA em Publicidade e Gestão Empresarial Estratégica. Nos últimos anos, tem se dedicado a promover o empreendedorismo e o desenvolvimento econômico da cidade. Foi diretora da Associação Comercial e Empresarial de Nova Lima – ACE e Presidente da Câmara de Mulher Empreendedora da Associação e é atualmente vice-Presidente da Federaminas Mulher. Ganhou destaque com a criação do premiado Programa Elas no Comando.
Mauri Lopes (PT)
O PT definiu como candidato à Prefeitura de Nova Lima, Mauri Lopes, geólogo formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). No serviço público, ele já atuou como titular da Secretaria Regional Noroeste e da Secretaria de Planejamento e Gestão de Nova Lima, durante a gestão do ex-prefeito Carlinhos Rodrigues (PT). Além disso, Lopes é empresário do setor de geotecnia. A Federação PT- PCdoB e PV tem como vice Mauro Borges.
Mauri Lopes é bastante conhecido no meio político de Nova Lima, mas desconhecido para a população, e para vencer esta barreira vai contar com a força política de seu padrinho, o ex-prefeito Carlinhos Rodrigues.
Deixe um comentário