Há exatos 30 anos, nasceu um dos conselhos mais antigos de Nova Lima: o Conselho Municipal de Saúde. Os conselhos municipais são uma das principais formas de participação direta da sociedade nas políticas públicas. No caso do Conselho de Saúde, estes 30 anos de história foram fundamentais para a construção e fortalecimento do SUS em Nova Lima.
O SUS tem 32 anos – o que significa que, quando o Conselho se estabeleceu na cidade, o sistema ainda dava seus primeiros passos. Hoje trata-se de uma política pública fundamental, reconhecida em todo o mundo pelo cuidado universal e gratuito com a saúde dos brasileiros.
Ao longo dessa longa caminhada, o Conselho tem desempenhado um papel fundamental no fortalecimento da participação da sociedade na formulação e implementação de políticas públicas. Vale ressaltar que a participação social no processo de fiscalização dos recursos e do andamento dos trabalhos realizados no Sistema Único de Saúde é um dos princípios mais importantes do SUS.
A composição do Conselho é paritária, refletindo os três segmentos representativos da área de saúde: metade das vagas é destinada aos usuários, enquanto os trabalhadores em saúde e os gestores e prestadores de serviços de saúde ocupam 25% cada.
Deixe um comentário