Contrato de iluminação pública deixa Nova Lima mais perto da modernização tecnológica

Parceria Público-Privada da Iluminação Pública vai muito além da troca de lâmpadas obsoletas pelas de LED e manutenção do sistema. A PPP da Iluminação está associada à redução do impacto ambiental e por oferecer uma solução de mais longo prazo para a prestação do serviço, pela capilaridade para novas conexões às tecnologias e por agregar eficiência ao processo.

Nova Lima dá um grande passo para o desenvolvimento ao iniciar a modernização do seu sistema de Iluminação Pública (IP). O contrato de concessão administrativa para a prestação dos serviços da Parceria Público-Privada da Iluminação Pública assinado, na última semana, chancela o consórcio vencedor – composto pelas empresas BMPI Infra S/A; Construtora Remo Ltda.; Conata Engenharia Ltda. e Infracon Engenharia e Comércio Ltda – que já está assumindo o parque de iluminação a dar início à etapa de manutenção e operação do sistema.

Porém, a modernização prevista vai muito além da troca de lâmpadas obsoletas pelas de LED, adequação da altura e posição dos postes e a eficiência energética, com redução do consumo de energia estimado em mais de 50%. Ela está associada à redução do impacto ambiental, por não conter mercúrio e emitir radiação, e por oferecer uma solução de mais longo prazo para a prestação do serviço, pela capilaridade para novas conexões às tecnologias e por agregar eficiência ao processo.

A modelagem de PPPs de iluminação pública caracteriza-se como concessão administrativa, em que o setor privado fica responsável por modernizar, operar e manter o parque de iluminação pública do município por um período determinado.

Modernização do parque

No início da fase de operação, a concessionária será responsável pela operação e manutenção de todo o parque. Na fase de modernização, as substituições e adequações serão iniciadas, bem como a instalação dos novos pontos, tanto em áreas ainda não atendidas por iluminação pública, quanto para suprir as necessidades decorrentes de uma futura expansão do município.

Com a implantação da tecnologia de telegestão nas vias de acesso rápido, que também consta no projeto, o operador da rede consegue saber exatamente a localização de cada ponto de luz, recebendo instantaneamente informações sobre seu desempenho ou possíveis falhas no equipamento, providenciando a manutenção de forma mais ágil. Está prevista ainda a possibilidade de serem contemplados serviços acessórios para tornar a cidade mais inteligente, como wi-fi gratuito no município e câmeras de segurança.

Redução dos gastos

A modernização do sistema demandará um investimento máximo de cerca de R$ 384 mil mensais por parte da Prefeitura, a ser paga conforme o índice de desempenho e cumprimento contratual da Concessionária, durante o prazo de concessão de 13 anos, e promoverá a redução de mais de 50% no valor da conta de luz paga pelo município. O valor pago à concessionária provém da arrecadação da Contribuição de Iluminação Pública (CIP).

Segundo informou o secretário de Segurança, Transporte e Trânsito, Cristiano Gomes, a contribuição poderá custear investimentos e operação de tecnologias, soluções e sistemas inteligentes. “Isso porque, do ponto de vista tecnológico, podemos incorporar à rede de iluminação pública diversos dispositivos e inúmeras funcionalidades, trazendo mais qualidade e eficiência aos serviços de IP. Além de agregar em termos de segurança para a cidade, com a melhoria da luminosidade, os novos postes permitem diversas possibilidades de integração com sistemas e novas tecnologias, como as atuais câmeras de videomonitoramento, por exemplo. São muitas as oportunidades de integração como a utilização para o cabeamento de fibra ótica, a inserção de dispositivos de geolocalização e de sinalização digital para operacionalização e monitoramento de trânsito e estacionamento, além da instalação da rede wi-fi gratuita, o que irá estruturar e atrair novos investimentos para a cidade”, explicou Cristiano.

Segundo ele, o primeiro passo é a operação da PPP e em seguida virá toda a conversão com a smart city (as cidades inteligentes). “São soluções e tecnologias que inicialmente são aplicadas para atender a IP, mas podem fazer toda a diferença na eficiência dos serviços e agregar novas funcionalidades para a segurança e para diversos outros setores da cidade. A implantação de novos postes de iluminação com essas multifuncionalidades vai permitir uma maior integração de equipamentos com o fornecimento de dados e oferecimento de serviços públicos com mais eficiência. São inúmeras possibilidades a serem ofertadas que fazem interface com o serviço de iluminação pública”, ressaltou.

Contatos

A Prefeitura de Nova informou que até que a empresa vencedora do leilão comece a operar, os canais de comunicação para reportar necessidade de manutenção continuam os mesmos. Em caso de lâmpadas apagadas, lâmpadas acesas durante o dia, ou lâmpadas intermitentes, o cidadão pode entrar em contato pelo telefone 08000331825 / pelo whatsapp 31 992220496 / ou pelo e-mail vagalumeatendimento@gmail.com.

Começam as ações da PPP da iluminação

Começaram no último dia 8 de maio as ações de cadastro referente à Parceria Público Privada da Iluminação Pública. Funcionários da empresa prestadora do serviço estiveram no bairro Honório Bicalho, para as primeiras ações.

Os serviços compreendem a coleta, registro, manutenção, correção e atualização dos dados referente à identificação, características, quantificação e posicionamento geográfico individualizado de todos os pontos de iluminação pública, quadros de comandos, transformadores e demais componentes da rede municipal de iluminação.

Os funcionários vão passar por todas as regiões da cidade, começando pela Região Nordeste. Além de Honório Bicalho, Santa Rita recebe as primeiras visitas e cadastros nesta semana. Com essas ações, haverá um melhor gerenciamento, forma eficiente e integrada, para a elaboração de projetos de modernização com implantação de novos serviços.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *