CSul e parceiros avançam na criação de um inédito Bike Park na Lagoa dos Ingleses

Conjunto de trilhas aberto e mantido pelo maior projeto de desenvolvimento urbano sustentável da América Latina já ultrapassa 40 km de extensão.

Criar espaços estruturados e atrativos, que ofereçam alternativas de esporte, lazer e qualidade de vida ao público, é um caminho que se percorre com cadência e planejamento, como um ciclista em uma subida íngreme: pedalada por pedalada, com foco na conquista do topo. É o que está em curso na região da Lagoa dos Ingleses, em Nova Lima. A partir da atuação do Projeto CSul Lagoa dos Ingleses e parceiros, o local assiste ao nascimento de um Bike Park que já conta com mais de 40 km de trilhas integradas à natureza, seguras, diversas e acessíveis.

O mais recente giro de catraca foi a inauguração, no final de julho, do Projeto Trilhas Bike Bar, centro de experiência e apoio dedicado aos aficionados pelo ciclismo, instalado às margens da Lagoa dos Ingleses. O espaço nasceu a partir da parceria entre CSul, Projeto Trilhas e Specialized.

Também no último mês foi entregue uma nova trilha para treinos, simulados, competições e diversão. Foi inaugurada a Volta Completa da Sauser, construída pela CSul em parceria com o Projeto Trilhas. O trajeto tem 4,5 km de extensão e se soma ao conjunto de trilhas mantidas na região.

“Estamos avançando na implantação de algo inédito no Estado: o desenvolvimento urbano integrado a um complexo pensado e estruturado para a promoção da vida ao ar livre, com grandes áreas verdes que servem para atividades como a prática do mountain bike. Incentivamos o bem-estar da comunidade e a conservação do meio ambiente por meio do esporte. O Projeto CSul Lagoa dos Ingleses carrega essa visão e este é um dos vários avanços que pensamos para a região”, afirma Maury Bastos, presidente do Grupo CSul.

Porta de entrada

Ainda no campo do pedal, crianças e jovens entre 2 e 14 anos podem iniciar no mundo das bikes no Sense Grom Zone, desenvolvido pela Sense Bikes em parceria com a CSul. O espaço conta com duas pistas preparadas para praticantes de diferentes níveis.

A pista interna, asfaltada e com poucos obstáculos, foi idealizada para pequenos ciclistas iniciantes. A pista externa, de terra, mescla rampas, obstáculos de madeira que testam o equilíbrio com curvas e elementos de uma pump track (pista em que não se pedala, utiliza-se apenas movimentos do corpo para manter a bicicleta em movimento).

Suporte e conforto

O Projeto Trilhas Bike Bar foi pensado para oferecer total suporte ao desenvolvimento do mountain bike em um local com vocação para a modalidade. No Centro de Experiências Specialized o visitante poderá conhecer e experimentar modelos de bikes de uma das mais conceituadas marcas do mundo, além de uma linha especial de produtos desenvolvidos em parceria com o Projeto Trilhas.

“O objetivo do Projeto Trilhas é incentivar a cultura da bicicleta, ajudando na mitigação de impactos socioambientais e promovendo qualidade de vida às comunidades. A entrega desse espaço um ponto de referência e apoio na região da Lagoa dos Ingleses que, com toda certeza, vai impulsionar o mountain bike e consolidar todos os benefícios que esse esporte proporciona”, explica Christian Wagner, que, em conjunto com Fred Lanna, é o idealizador e coordenador da iniciativa.

No local será possível conhecer um pouco mais sobre o Projeto Trilhas, iniciativa que constrói, mantém e protege percursos de mountain bike em Minas Gerais, Meca da modalidade no Brasil, com destaque para Nova Lima. A ideia é aproveitar esse potencial com uma visão sustentável de uso do território.

Banheiros e estrutura para banho são outras comodidades dedicadas a entusiastas e atletas. Ainda com foco na conveniência do público, o Projeto Trilhas Bike Bar terá uma operação mista de lanchonete e honest market (modelo de loja em que o cliente escolhe o produto e faz o pagamento por conta própria, sem necessidade de atendente), com funcionamento 24 horas por dia, 7 dias por semana.

A estrutura abrigará uma oficina, serviço essencial para os praticantes do esporte. Haverá ainda um ponto de aluguel de bikes elétricas, tendência que se expande rapidamente no mundo das duas rodas e que, no contexto da Lagoa dos Ingleses, proporcionará uma experiência única pela orla.

Sobre a CSul

O Projeto CSul Lagoa dos Ingleses é o maior projeto de desenvolvimento urbano sustentável da América Latina. A cada dia se consolida com a presença de importantes empresas e instituições, colaborando para o fomento econômico e para o incremento das ofertas de trabalho no local.

Diversos construtores e incorporadores já estão com projetos em desenvolvimento para a região, como EPO, Caparaó, RKM, Emccamp, KATZ, Primus, entre outros, que serão os pioneiros neste grande desenvolvimento urbano e empresarial.

Localizado no entorno da Lagoa dos Ingleses, em Nova Lima (MG), e com assinatura do renomado urbanista Jaime Lerner, o projeto CSul segue os conceitos do novo urbanismo e irá desenvolver a região com novos bairros planejados, empreendimentos residenciais, comerciais, industriais, culturais e de lazer pautados pela sustentabilidade.

Por meio do desenvolvimento e do fomento econômico, a CSUL promove a diversificação econômica do vetor sul, criando um polo de atração de novos negócios, com reflexos em toda a economia mineira. Para além das atividades de comércio e serviços, a região vem se firmando como polo de biotecnologia, focado em indústrias limpas. Conta com a instalação de empresas como a BiotechTown, a Biomm, a Suplimed e a Visontech.

O projeto CSul possui ainda parceria com a PUC Minas para a instalação de um campus universitário na região nos próximos anos, com foco em cursos das áreas de saúde e biotecnologia.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *