Referência em novos espaços urbanos e o maior projeto de desenvolvimento urbano sustentável da América Latina. CSul escolheu a aniversariante Nova Lima para sua implementação
O crescimento desordenado de cidades é uma das grandes discussões relativas aos centros urbanos, que buscam mitigar problemas relacionados à falta de planejamento urbano, como a imobilidade, moradias em lugares inadequados e degradação ambiental. O projeto da CSul, criado em Nova Lima (MG), cidade que completou 323 anos, é um exemplo de projeto que prevê o desenvolvimento ordenado da região da Lagoa dos Ingleses a partir da criação de uma verdadeira “cidade verde”, com moradia, trabalho, serviços e lazer, atrelados à mobilidade e sustentabilidade.
O masterplan do projeto, realizado pelo escritório do consagrado urbanista Jaime Lerner, já impulsiona uma grande mudança do cenário urbano e econômico da região, com a atração de indústrias limpas e grandes prestadores de serviços privados para a região, como explica Maury Bastos, presidente da CSul: “No Projeto CSul Lagoa dos Ingleses, o compromisso com a sustentabilidade é um pilar indissociável. Nosso masterplan reúne boas práticas adotadas por smart cities no mundo, com o objetivo de criar aqui uma centralidade bem heterogênea e sustentável, que agregue qualidade de vida à população e atraia empresas alinhadas a este mesmo propósito, como a BiotechTown, a Biomm, Suplimed, Visontech e outras, que já integram o projeto”.
Espaço inteligente, arrojado e sustentável
Com grandes investimentos desde 2013 para o desenvolvimento de estudos ambientais, projetos de urbanismo, infraestrutura e aquisição de terras, a CSul tem o objetivo de realizar verdadeiras mudanças em Nova Lima, com promoção da qualidade de vida da população em um espaço inteligente, arrojado e sustentável. O projeto, que pretende alcançar cerca de 100 mil moradores em um prazo de 50 anos, conecta infraestrutura possível para que as pessoas realizem suas funções urbanas de trabalhar, morar, estudar, em um mesmo local.
Compreendendo também que a sustentabilidade ambiental é um requisito e uma necessidade para a construção de qualquer empreendimento imobiliário, o projeto contempla um índice de área verde por habitante seis vezes maior que o de Belo Horizonte, onde mais de 60% do território será preservado em terreno natural.
Conexão com a natureza
De acordo com Adam Kurdahl, sócio-fundador da SPOL Architects e parceiro da CSul Lagoa dos Ingleses, a conexão com a natureza não é mais vista como um luxo, mas sim como uma riqueza a ser preservada e integrada à vida urbana: “O exemplo do masterplan da Lagoa dos Ingleses, em Nova Lima, nos apresenta uma oportunidade única. Aqui, a visão de criar uma cidade agradável para seus habitantes, em sintonia com a natureza e distante do ritmo frenético dos centros urbanos, é tangível. O projeto almeja um equilíbrio entre qualidade de vida e conveniência, unindo comércio, lazer, serviços e trabalho integrado a uma paisagem serena e inspiradora”.
Com localização estratégica entre a Capital mineira os espaços turísticos de Ouro Preto e Inhotim, hoje o Projeto CSul se consolida como a grande centralidade no Vetor Sul da Região Metropolitana de Belo Horizonte, trazendo para Nova Lima empresas de tecnologia, e grandes instituições educativas como a Fundação Dom Cabral e o Colégio Santo Agostinho, além de um comércio de qualidade e grandes espaços de lazer e esportes, em uma área planejada e equilibrada e dinâmica para seus moradores e visitantes.
Deixe um comentário