Damião e João Marcelo participam do fórum “PPP Américas 2025”, no Peru

O prefeito de BH, Álvaro Damião (União) e de Nova Lima, João Marcelo Dieguez (Cidadania) participam do fórum “PPP Américas 2025”, principal evento sobre Parcerias Público-Privadas (PPPs) da América Latina e do Caribe, que neste ano é realizado em Lima, no Peru.

Promovido pelo Grupo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em parceria com o governo do Peru, evento acontece até o dia 10 de abril, em Lima, e reúne representantes do setor público e privado; fórum tem como foco discutir soluções inovadoras para os desafios de infraestrutura enfrentados pelos países latino-americanos, com ênfase em sustentabilidade, transformação digital, mobilização de recursos e visão estratégica de longo prazo. O evento reúne mais de 600 participantes, incluindo líderes governamentais, investidores e especialistas de 25 países das Américas, Europa e Ásia.

O “PPP Américas” é realizado a cada dois anos e constitui uma das principais plataformas para diálogo, troca de experiências e promoção de projetos sustentáveis entre os setores público e privado. Na 12ª edição, o fórum abordará temas como transformação digital, inovação para o desenvolvimento de infraestrutura, responsabilidade fiscal, sustentabilidade e mitigação de riscos em projetos.

O fórum PPP Américas 2025 iniciou com os debates, entre outros assuntos, o impacto da transformação digital, otimização da gestão ambiental, eletricidade sustentável e inovação financeira para PPPs.

Durante os três dias de conferência, os participantes poderão acompanhar sessões plenárias, painéis temáticos e eventos paralelos que tratarão de setores como água e saneamento, transporte, saúde, educação, energia e habitação. Ao todo, serão mais de 160 painelistas compartilhando boas práticas e oportunidades de investimento em infraestrutura na região.

O prefeito de BH, Álvaro Damião, é um dos painelistas do encontro, apresentaando a experiência de Belo Horizonte na implementação de projetos estruturantes por meio de PPPs com o tema “Alianças pela água e saneamento”.

No encontro estão sendo abordados a gestão eficiente dos recursos hídricos; melhoria da infraestrutura de água potável e saneamento; alianças estratégicas que estão transformando a forma como esses serviços são prestados; desafios para estruturar PPPs nesse setor; soluções financeiras e instrumentos para atrair investimento privado.

Belo Horizonte se destaca nacionalmente como uma das cidades com maior histórico de sucesso nesse modelo de parceria, com exemplos em áreas como iluminação pública, educação infantil, mobilidade urbana e gestão de resíduos sólidos.

João Marcelo representa Nova Lima na plenária de abertura do evento

O prefeito de Nova Lima, João Marcelo Dieguez Pereira participou, no último dia 8 de abril, da plenária de abertura do PPP Américas 2025, o mais importante fórum sobre parcerias público-privadas (PPP) da América Latina e do Caribe. Sob o lema “Mais Parcerias, Melhor Qualidade de Vida”, o fórum tem como foco discutir soluções inovadoras para os desafios de infraestrutura enfrentados pelos países latino-americanos, com ênfase em sustentabilidade, transformação digital, mobilização de recursos e visão estratégica de longo prazo.

João Marcelo foi o único prefeito brasileiro a participar de uma plenária do evento, ao lado de nomes como Elizabeth Robberechts (Diretora e Chefe de Divisão de Infraestrutura e Energia, BID Invest), Juan Carlos Cogorno (Representante para a América Latina e o Caribe, Soluções Governamentais de Visto), Natália Laguyás (Especialista Líder, BID Lab), Teresa Maria Gomes de Almeida (CEO da Internet Para Todos, Peru) e Jonathan Hatwell (Embaixador da União Europeia no Peru). Os demais representantes brasileiros em plenárias foram os governos dos estados do Pará e de São Paulo. Outras cidades participaram apenas em painéis paralelos.

Na plenária de abertura, que teve como tema a transformação digital aplicada às PPPs, o prefeito destacou o papel da tecnologia na modernização da gestão pública e no aprimoramento dos serviços oferecidos à população. “A transformação digital é um caminho sem volta para a eficiência, a transparência e a qualidade de vida nas cidades. Em Nova Lima, estamos comprometidos em usar a inovação para ampliar parcerias e melhorar os serviços públicos”, afirmou.

A participação de Nova Lima em um evento dessa magnitude reforça o protagonismo da cidade na pauta da inovação e da sustentabilidade, e coloca o município em diálogo com as principais tendências globais em desenvolvimento urbano e infraestrutura.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *