A ilustre nova-limense é professora da Rede Municipal de Ensino, contadora de histórias, escritora, graduada em Pedagogia e pós-graduada em Literatura Brasileira, além de inúmeras atividades culturais de Nova Lima.
Nova Lima, nos últimos anos, tem desenvolvido muitos trabalhos na área cultural, especialmente com as ações do Núcleo de Atividades Literárias. Com lançamentos que marcam a literatura de Nova Lima, o Núcleo de Atividades tem sempre excelentes escritoras que estão à frente da literatura nova-limense, como Else Dorotéa Lopes, que tem publicado uma coleção de títulos que deixa a cidade a cada dia mais orgulhosa de sua filha.
Nascida em Nova Lima, a professora, escritora e contadora de histórias Else Dorotéa Lopes é a atual coordenadora do Núcleo de Atividades Literárias e de dois clubes de leitura no Centro Cultural de Nova Lima. Já participou de festivais de poesia em Portugal e Espanha e foi agraciada com diversos prêmios por suas obras.
Else Dorotéa Lopes é professora da Rede Municipal de Ensino, contadora de histórias, escritora, graduada em Pedagogia e pós-graduada em Literatura Brasileira. É idealizadora, coordenadora e apresentadora do Projeto “Mina de Cultura”. O projeto incentiva e divulga a produção literária local e regional. Fundou e coordena o Clube de Leitura “Augusto de Lima”.
Já publicou muitos livros, como em 2016 as “Aves Brasileiras de A a Z”; em 20 17, as “Plantas Ornamentais de A a Z”; depois em 2018 os “Seres Mitológicos de A a Z”; em 2022 a “Viagem Literária e Outros Contos” e, mais recentemente, “Tião, o Lobo Preguiçoso”. O livro “Tião, o Lobo Preguiçoso” é uma publicação de conto infanto juvenil, em que retrata o casal de lobos Tião e sua fêmea Aurora. Eles moram na Serra do Caraça. Tião só deixou de ser preguiçoso depois de passar por uma grande dificuldade.
Livro em formato de Aldravias
Outro livro, também de muito sucesso, é “Plantas Ornamentais de A a Z”, em que a autora lista as plantas mais conhecidas do mundo e seus significados em formato poético. Este livro foi lançado no Núcleo de Atividades Literárias do Centro Cultural de Nova Lima, em setembro de 2023,, em um encontro bastante prestigiado. A obra apresenta as plantas ornamentais mais conhecidas no mundo, com os seus significados descritos em formato de aldravias, uma formação poética composta por seis palavras, uma em cada linha. Com ilustrações de Nathally Corrêa, a obra é composta por mandalas, que podem ser coloridas pelo leitor.
A Aldravia é uma forma de poesia genuinamente brasileira; um movimento que nasceu no coração de filósofos, professores universitários, escritores e artistas plásticos no ano 2000 com o intuito de criarem um movimento poético legitimamente brasileiro.
Além de suas atividades na pedagogia, Else Lopes é bastante atuante no meio cultural nova-limense. Ela gosta de organizar festivais, como o Festival Internacional de Poesias “Palavra no Mundo com o tema Paz” e um Concurso Municipal de Poesias. É consócia dos Institutos Históricos e Geográficos do Alto Rio das Velhas de Nova Lima e do Ciclo do Ouro de Sabará. É sócia das Academias de Letras da Região Metropolitana de Belo Horizonte, de Santa Luzia e Mariana. Fundou a Academia Nova-Limense de Letras e foi a sua primeira presidente.
Entre tantas atividades, Else Dorotéa Lopes é integrante da Academia Nevense de Letras, Ciências e Artes, é membro da Sociedade Brasileira de Poetas Aldravianistas e já foi reconhecida pela Câmara Municipal de Nova Lima a Medalha de Mérito Cultural “Cássio Magnani”. Recebeu também o “Título de Personalidade Cultural Brasileira de 2014”, conferido pelo Congresso Nacional.
Deixe um comentário