Direção da entidade representativa e moradores participaram de reunião com o secretário de Governo, Francisco Cançado, e o presidente da Câmara Municipal, Thiago Almeida, quando debateram as demandas relacionadas ao Sistema Viário, Meio Ambiente, Acessibilidade, Plano Diretor, e obras de Infraestrutura no Vila da Serra, Vale do Sereno e no entorno da MG-030.
Cerca de 54 moradores participaram, no último dia 24 de maio, de mais uma reunião propositiva da UNIVIVA com a Prefeitura Municipal de Nova Lima, realizada na Regional Norte, no Serena Mall, para debater inúmeras demandas relacionadas aos temas “Sistema Viário, Meio Ambiente, Fiscalização em geral, Acessibilidade, Saúde, Plano Diretor, e obras de Infraestrutura na região”. Na ocasião, estiveram presentes o secretário de Governo, Francisco Cançado, além de outros seis secretários, o Procurador do Município, Artur de Araújo Soares e o presidente da Câmara Municipal, Thiago Almeida.
O secretário de governo Francisco Cançado reforçou durante o evento que o objetivo dessas reuniões é promover a discussão de forma ampla, em todo o município. E que a partir delas são conhecidas as necessidades para atendimento da população. Esta é a terceira reunião realizada pela UNIVIVA com o objetivo de promover um debate entre a Administração Municipal e os moradores a partir das demandas da região indicadas pela população. Devido à pauta extensa proposta por moradores, alguns assuntos não foram discutidos e serão tratados em outra assembleia.
Plano Diretor
Na ocasião, a secretária de Políticas Urbanas, Débora Freire, informou que a partir desse mês de junho estarão abertas as consultas públicas para as propostas e diretrizes dentro do processo de revisão do Plano Diretor. Após essa etapa, serão realizadas audiências públicas nos dias 21 e 22 junho, em Honório Bicalho e Vila da Serra, respectivamente, para ouvir grupos de trabalho. Concluída a consulta, a Fundação Gorceix irá consolidar todo o conteúdo abordado e discutido nas consultas e audiências, preparar uma minuta e finalmente essa será formalizada como projeto de lei (PL). Após essa fase, o PL precisa ser consolidado pelos conselhos gestores e novamente passa por uma audiência pública para o projeto final que é enviado à Câmara Municipal.
Sistema viário
Durante a reunião foi apresentado um resumo do Plano Viário da atual gestão que consiste na integração da cidade, para promover a mobilidade e fomentar o desenvolvimento no município. Entre as obras de infraestrutura viárias que estão sendo planejadas estão a construção da Via Jardim das Torres, ligando a MG-030 até o bairro, saindo na Avenida de Ligação, no Vila da Serra; a Via de Rio de Peixe, que liga o bairro de Honório Bicalho até o Jardim Canadá; a interseção junto à estrada entre Nova Lima a Sabará ligando o município ao bairro Taquaril, em BH; e o Complexo Viário de Alças e do DDI, na MG-030 com a BR-356, no Vila da Serra com o Belvedere.
Na região também está o estudo da utilização do Ramal da Rede Ferroviária para a construção de uma avenida com parque. Recentemente, os dois municípios protocolaram um pedido de guarda compartilhada do terreno para impedir, primeiramente, as invasões.
Esgotamento sanitário
Os representantes municipais informaram que apenas 21% do esgoto coletado é tratado e que a totalidade do esgoto produzido na sede do município cai na rede mista pluvial. E que é preciso propor ações para solucionar em partes e todo esse problema. Segundo informações dos secretários, até o governo João Marcelo não havia gestão dos contratos de concessão e que agora os mesmos estão sendo feitos junto à Copasa. O prefeito criou uma diretoria de Saneamento para tratar desse assunto.
Na ocasião, o presidente da UNIVIVA, Walmir Braga, informou que a entidade fará uma representação junto ao Ministério Público contra cerca de 19 edifícios cuja rede de esgoto está sendo lançada diretamente no Córrego do Estrangulado. Segundo ele, os condomínios já foram notificados pela prefeitura, mas não tomaram providências. O secretário de Meio Ambiente, Gabriel Coutinho, por sua vez, informou que a prefeitura fiscalizou e deu prazo para os condomínios se adequarem, chegando a autuar vários deles. E que um processo administrativo foi instaurado, obedecendo os trâmites legais, seguindo ainda o novo decreto fiscalizador do governo.
Outras demandas
Sobre os ambulantes, ações em conjunto com a vigilância sanitária e a Guarda Municipal serão intensificadas no Vila da Serra. Em relação à cobrança do IPTU em área de RPPN, a UNIVIVA fez um relato do que vem acontecendo e solicitou, mais uma vez, a atenção do governo neste sentido.
Em relação ao trânsito, o secretário de Segurança e Trânsito, Cristiano Gomes, informou que serão instaladas placas orientativas para as principais direções na trincheira, e que a marcação de sentidos será feita por pintura de sinalização horizontal. E que uma área do paisagismo do edifício Concórdia, que se encontra em área de domínio do município, será suprimida para dar lugar a mais uma pista e a uma baia de ônibus, de forma a não interromper o trânsito local, para quem acessa a lateral da trincheira no sentido Vila da Serra.
A prefeitura informou que foi realizado o estaqueamento do muro verde, na entrada do Vila Castela, para dar estabilidade à estrutura, mas que existe um processo administrativo para verificar a responsabilidade pela obra, uma vez que durante os serviços executados pela prefeitura foram encontradas algumas variantes, como um grande bolsão de água armazenada no alto do terreno.
Outros assuntos foram abordados como a instalação de posto de saúde na região, execução de drenagem de crista na obra de contenção do talude da Alameda do Morro, rebaixamento de meio-fio para acessibilidade, contenção de encosta na Rua Belmonte (Vila Castela), implantação do parque Jardim das Águas, atuação do poder público junto às pessoas em situação de vulnerabilidade, e ainda outras questões que estão nesta edição como a requalificação da calçada da MG-030, a alça próxima ao Jambeiro para acesso ao Jardim das Torres, instalação de passarela na MG-030, entre outros assuntos..
Comment (1)
Um comentario : ampliem o mais rapidamente a ponte do Belvedere , saindo do bairro . para entrar no bairro , sao 03 pistas , para sair, apenas 02 . Obra facil de ser feita e barata , como esta sendo feita na Arena MRV . COnversem com a bancada estadual , Zema e o DER , pois o trecho pertence ao Estado . mas rapido . O transito esta caotico no loocal