A Prefeitura de Nova Lima trouxe aos nova-limense uma exposição inédita e que tem despertado um entusiasmo muito grande nas crianças, e porque não nos adultos, nestes período de férias: é a Exposição Mundo Jurássico, que possibilitará ao público conhecer de perto as temidas espécies de dinossauros, em tamanho real, com som e movimento.
Nela o público tem a oportunidade de presenciar réplicas extremamente reais de vários dinossauros como se estivessem vivos e em seu habitat há milhões de anos. É uma verdadeira viagem no tempo…
Além da cenografia, são expostos textos sobre a história da vida dos dinossauros, da sua classificação, dos fósseis e muitas outras curiosidades. Um tema que não perde a atualidade e está sempre permeando o imaginário, as telinhas e as telonas.
O evento é gratuito, e está exposto no Espaço Cultural de Nova Lima desde o último dia 8 de janeiro e prossegue até o dia 28. A Exposição Mundo Jurássico reúne ao todo 13 réplicas, entre elas destaca-se o mais temido e conhecido de todos os dinossauros: Tiranossauro Rex.
O Tiranossauro Rex é uma réplica que tem 13 metros de comprimento e 6 metros de altura. O Tiranossauro, cujo nome significa “lagarto tirano rei”, foi um dos maiores carnívoros terrestres encontrados até hoje. O peso dele é de 900 kg.
Além desses: Estegossauro, Tiranossauro Rex filhote, Tricerátopo, Ouranossauro, Espinossauro, Parassaurolofo, dupla de Paquicefalossauro, Carnotauro, Amargossauro, T-rex – Rider e Apatassauro Rider. A mostra também inclui réplica de ovo de dinossauro.
“É uma intenção antiga do prefeito João Marcelo de oportunizar aos cidadãos de Nova LIma essa exposição que não só traz conhecimento como também entretenimento gratuito. Ficamos felizes em poder realizar essa ação”, relata o secretário de Cultura Djalma Ricardo Júnior.
“É uma exposição muito especial que alia conhecimento e diversão. As réplicas são perfeitas e o tema nunca se esgota, tanto assim que estamos há 10 anos no Brasil e cada vez com mais sucesso”, disse Lucio Oliveira, diretor da Smart Mix, Brasil, pioneira no seguimento e responsável pela exposição.
Cada réplica possui sons e movimentos específicos tornando assim ainda surpreendente e realista a experiência do público.
Sobre a fabricação das réplicas
O processo de fabricação das réplicas fora desenvolvido por um grupo de engenheiros que está sempre em contínua revisão, para incorporar os avanços tecnológicos que surgem a todo o momento. A parte científica/educativa ficou a cargo de um grupo de paleontólogos especialistas em dinossauros do Instituto de Geologia da UMAM (Universidade Mexicana).
As réplicas são feitas de esqueleto de aço reforçado, materiais elétricos e eletrônicos, preenchimento corporal com espuma de alta densidade, manualmente esculpidos e com aplicação manual de tripla camada de borracha de silicone, pintada com tinta a prova d’água para instalações indoor e outdoor.
O trabalho de produção é da empresa Smart Mix, Brasil – que envolve técnicos especialistas em montagens de cenários cinematográficos, cenógrafos, museólogos e arquitetos que criaram o visual e funcionamento de todo o aparato da exposição.
“É uma grande oportunidade de conhecer mais a história e de interagir com o Mundo Jurássico. O público ficará perto de dinossauros robôs gigantes montados cenograficamente como se estivessem vivos. Uma experiência inesquecível para a cidade”, disse Leonardo Guelman, coordenador nacional da Exposição Mundo Jurássico.
O evento está no Brasil há 10 anos com sucesso absoluto tendo passado por mais de 50 grandes cidades brasileiras.
Deixe um comentário