A marca italiana lança seus dois primeiros modelos híbridos no mercado brasileiro: o Fiat Pulse Hybrid e o Fiat Fastback Hybrid. A partir de agora, tanto o Pulse quanto o Fastback serão vendidos com duas opções híbridas, nas versões intermediárias Audace e Impetus.
Os novos híbridos conjugam o já conhecido motor turbo 1.0 (T200), que gera 130cv de potência e 20,4kgfm de torque quando abastecido com etanol, com um sistema híbrido, composto por duas baterias de 12V (de chumbo-ácido de 68Ah e de íon de lítio de 11Ah, que substitui o alternador e o motor de partida), que geram uma potência extra de até 3kW com o objetivo de reduzir tanto o nível de consumo quanto o de emissões de poluentes. O novo sistema híbrido é gerenciado por um sistema denominado DBSM (Módulo de Comutação de Duas Baterias), que conecta, separa ou controla as duas baterias de acordo com a estratégia da central eletrônica, garantindo a operação eficiente e a carga adequada.
Segundo o vice-presidente de assuntos regulatórios Stellantis América do Sul, João Irineu Medeiros, o lançamento do novo motor T200 Hybrid nas versões Audace e Impetus do Fiat Fastback e do Fiat Pulse “refletem o compromisso da empresa marca por uma indústria automotiva mais sustentável através da combinação entre etanol e eletrificação, uma alternativa competitiva de transição para uma mobilidade de baixo carbono alinhada ao potencial da matriz energética no Brasil”.
As versões híbridas do Fastback e do Pulse são equipadas com o motor 1.0 turbo de 130cv e 20,4kgfm de torque e câmbio automático do tipo CVT de sete marchas simuladas e o novo sistema híbrido, com duas baterias que geram até 3kW de potência extra. Um dos objetivos do novo conjunto híbrido é reduzir o nível de consumo de combustível e de emissões de poluentes. Segundo a Fiat, no ciclo urbano, o Fastback, teve uma redução no consumo de 11,5% na gasolina (9,8% no etanol), e, no Pulse, o percentual é de 10,7% tanto na gasolina, quanto no etanol.
O sistema funciona através de quatro modos de operação, que formam um ciclo sequencial exibido no novo painel digital (de 7 polegadas na versão Impetus e de 3,5 na Audace), com imagens representativas de cada fase:
• e-Start&Stop – Quando o veículo para completamente, o sistema desliga o motor a combustão, economizando combustível. Nas desacelerações, o motor a combustão permanece em funcionamento sem injetar combustível, priorizando a regeneração de energia.
• e-Assist – Durante as acelerações e retomadas, as baterias de lítio e chumbo fornecem energia para o motor elétrico, que gera torque adicional para o motor de combustão, reduzindo o consumo de combustível do veículo.
• Alternador Inteligente – Há dois modos de funcionamento que dependem da condição das baterias. No modo alternador, as baterias de chumbo-ácido e/ou íon de lítio estão com baixos estados de carga, e o alternador inteligente permite o carregamento das baterias. No modo neutro, as baterias de chumbo-ácido e/ou íon de lítio estão carregadas, e o alternador inteligente permite que as baterias mantenham as cargas elétricas do veículo.
• e-Regen – Atua na regeneração de energia durante desacelerações. A função de regeneração converte energia mecânica em energia elétrica, que é armazenada nas duas baterias (chumbo-ácido e íon de lítio). O sistema é capaz de regenerar até 25% da energia que seria desperdiçada em um motopropulsor convencional.
Por fora, não existem mudanças estéticas, exceto a plaquinha T200 Hybrid na traseira e a nova cor Azul Amalfi (exclusiva das versões Audace e Impetus). As outras opções de cor são Preto Vulcano, Branco Banchisa, Cinza Silverstone, Prata Bari e Cinza Strato. Durante os próximos anos, mais de 40 novos modelos e 8 powertrains, incluindo opções híbridas e 100% elétricas, serão lançados pela Fiat e as demais marcas da Stellantis como parte dos R$ 32 bilhões em investimentos até 2030.
Versões e preços
• Fiat Pulse Audace T200 Hybrid, R$ 125.990,00 – Central multimídia com tela de 10,1 polegadas, banco bipartido, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, Keyless, carregador de celular por indução, partida remota, rodas de liga de 16 polegadas e volante em couro.
• Fiat Pulse Impetus T200 Hybrid, R$ 140.990,00 – Todos os itens da versão Audace, mais quadro de instrumentos com tela de sete polegadas, central multimídia com tela de 10,1 polegadas, sensor de estacionamento dianteiro, assistente de permanência em faixa (Lane Keep Assist), frenagem autônoma de emergência (AEB), faróis de neblina, luzes no retrovisor, retrovisor com tilt down e rebatimento, sensor de chuva, retrovisor fotocrômico, farol alto automático, rodas de liga de 17 polegadas, bancos em couro e teto bicolor.
• Fiat Fastback Audace T200 Hybrid, R$ 151.990,00 – Central multimídia com tela de 10,1 polegadas, banco bipartido, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, Keyless, carregador de celular por indução, partida remota, rodas de liga de 16 polegadas e volante em couro.
• Fiat Fastback Impetus T200 Hybrid, R$ 161.990,00 – Todos os itens da versão Audace, mais quadro de instrumentos com tela de sete polegadas, central multimídia com tela de 10,1 polegadas, sensor de estacionamento dianteiro, assistente de permanência em faixa (Lane Keep Assist), frenagem autônoma de emergência (AEB), faróis de neblina, luzes no retrovisor, retrovisor com tilt down e rebatimento, sensor de chuva, retrovisor fotocrômico, farol alto automático, rodas de liga de 17 polegadas, bancos em couro e teto bicolor.
Deixe um comentário