Fiat Toro Ultra tem porta-malas de um sedã

Se a picape da marca italiana já tem um comportamento parecido com o de um automóvel de passeio devido à configuração e calibragem da suspensão e direção, com os acessórios (da divisão Mopar) incorporados na versão topo de linha, a Fiat Toro Ultra, principalmente com a cobertura rígida da caçamba e a bolsa de bagagem, fica ainda mais parecida com um sedã.

Destaque também para o visual esportivo aventureiro das rodas, grade (que agora tem um friso na cor vermelha), estribos e acabamentos plásticos e outros elementos e para a motorização turbodiesel, que gera 170cv de potência e 35kgfm de torque, que proporciona um bom desempenho, equilibrando bem performance e consumo. Embora os estribos laterais reduzem um pouco a altura livre do solo, a tração 4×4 sob demanda e os pneus de uso misto ajudam quando se roda fora do asfalto.

O estilo da Toro Ultra é esportivo, com destaque para a grande frontal grade na cor preta em colmeia, que ganhou um friso na cor vermelha, rodas de 17 polegadas também na cor preta, faróis totalmente em LED e a capota rígida bem estilizada e na cor da carroceria. Por dentro, a Fiat Toro Ultra tem acabamento de boa qualidade, com destaque para o revestimento em couro dos bancos em dois tons e os detalhes em preto brilhante no painel, volante e console. Por outro lado, abusa um pouco dos plásticos rígidos. A central multimídia tem tela de 10 polegadas na vertical, que tem uso bastante simples, boa visualização, com conexão sem fio para Apple CarPlay e Android Auto wireless, comandos de voz, GPS e Wifi nativo gratuito por um ano.

Quanto ao espaço interno, a Toro Ultra acomoda com certo conforto quatro adultos e uma criança, já que, que senta no meio, é incomodado pelo apoio de braço embutido. Há um espaço razoável para as pernas dos ocupantes do banco traseiro. Para levar objetos e carga, a Ultra oferece diversos porta-trecos (incluindo um bem generoso debaixo do banco do passageiro) e uma caçamba que, com a capota rígida e a bolsa (impermeável) de bagagem, se transformou em um amplo porta-malas. A capacidade de carga da Fiat Toro Ultra, somando o peso dos ocupantes e das bagagens, é de 1.000 quilos. Para facilitar o transporte, há protetor e diversos ganchos na caçamba, além da praticidade da abertura elétrica da tampa em duas partes.

Na lista de itens de conforto, destaque para o carregador de celular por indução (evita aquela confusão de cabos), o ar-condicionado automático de duas zonas, entradas USB frontal e traseira, controle automático de velocidade e sensores crepuscular e de chuva. Para encontrar uma boa posição de dirigir, o motorista conta com regulagens elétricas do seu banco e coluna da direção com regulagem de altura e distância. O volante tem boa pega e abriga comandos do áudio e do computador de bordo. Entre os equipamentos de segurança da Fiat Toro Ultra, estão seis airbags (frontais, laterais e de cortina), controles eletrônicos de tração e estabilidade, frenagem autônoma de emergência e monitoramento da pressão dos pneus.

Devido às grandes proporções da Toro e ao diâmetro de giro muito longo, na hora de estacionar em vagas apertadas, ajudam o motorista a câmera de ré de boa resolução, a boa calibragem elétrica da direção e os sensores de estacionamento dianteiro e traseiro. Embora o estribo reduza um pouco a boa altura do solo, o motorista da Fiat Toro Ultra se sai bem fora do asfalto contando com a ajuda da tração 4×4 sob demanda e com reduzida, pneus de uso misto, controle de descida e protetor de cárter.

O motor 2.0 turbodiesel, de 170cv, garante um bom desempenho para a picape, que pesa mais de 1.800 quilos. Ele consegue proporcionar uma performance prazerosa, com boas acelerações e retomadas, que condizem com o apelo esportivo do seu visual. E, com a ajuda do eficiente câmbio automático de nove marchas, consegue também proporcionar um bom nível de consumo. Na estrada, com quatro adultos e ar-condicionado ligado, o computador de bordo registrou médias em torno de 12km/l. A suspensão acompanha bem o ritmo e a sua configuração (conjunto traseiro independente e do tipo multlink) e calibragem conseguem proporcionar conforto e um bom equilíbrio quando é exigida naquelas curvas mais fechadas e de piso irregular.

Eduardo Aquino * / eduardo.aloisio@yahoo.com.br

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