Grupo EPO: há mais de três décadas inovando para transformar vidas

Há 32 anos, o Grupo EPO segue transformando, positivamente, a realidade das cidades em que atua, levando infraestrutura, acessibilidade e, principalmente, qualidade de vida. Desde a sua fundação, em 1992, a empresa carrega a inovação no DNA. “Inovar é entender o passado e inspirar o futuro. Em cada projeto, buscamos conhecer a história e a cultura do local onde ele será erguido para projetar um empreendimento que contribua com o legado daquele bairro, transformando a vida dos moradores e da vizinhança”, pontua Gilmar Dias, fundador e presidente do Grupo EPO.

Com expertise em incorporação, construção e urbanismo, o Grupo EPO soma mais de 1,5 milhão de metros quadrados de empreendimentos entregues entre comerciais, residenciais e malls, além de mais de 400 mil m2 de loteamento entregues.

“O sucesso do nosso trabalho é devido ao fato de sermos um grupo formado por pessoas que vivenciam e prezam pelos mesmos valores. Nossas decisões são pautadas pela ética, credibilidade, pelo respeito às pessoas, aos processos e ao meio ambiente. Atendemos e servimos com espiritualidade. Somos comprometidos, com foco nos resultados”, enfatiza Gilmar.

Um exemplo desta transformação que a marca busca trazer para o entorno de onde atua é o projeto que tem conduzido, ao lado de outras empresas, para transformar o Vale do Sereno, em Nova Lima, em um bairro mais vivo, convidativo, confortável e seguro, que estimula a interação entre as pessoas, além de promover comunidades mais saudáveis e felizes. O projeto está sendo desenvolvido em parceria com o engenheiro-arquiteto e designer urbano, André Pessoa Ayres, e segue o conceito de placemaking, que busca melhorar o ambiente urbano, tendo como foco as pessoas. A primeira entrega do projeto contempla trilhas ecológicas entorno de uma área de preservação permanente e em andamento está a obra da rua Ipê Rosa, na qual o Grupo EPO está construindo dois empreendimentos residenciais, o Brisa e o Luar.

“Vamos fazer uma rua acalmada, na qual a prioridade são os pedestres. Queremos resgatar a relação positiva com a rua dando a possibilidade das crianças de brincar, andar de bicicleta, jogar bola, entre outras atividades que as gerações passadas tiveram o prazer de aproveitar”, explica Guilherme Santos, diretor Comercial e de Novos Negócios da EPO. Ele pontua que, com a modernização e o crescimento dos centros urbanos, as crianças perderam essa liberdade, assim como adolescentes e jovens também pararam de se reunir nas esquinas para conversar com os amigos. O ambiente externo aos muros dos prédios, precisa ser novamente apropriado pelos cidadãos, criando o sentimento de pertencimento e consequentemente melhorando a cidade.

No segundo semestre, a construtora lançará no bairro o Torre Catharina, um projeto de uso misto situado no início da Alameda Oscar Niemeyer. Além da torre residencial, com apartamentos de 1 e 2 quartos, o edifício contará com dois andares destinados a lojas no nível da Alameda e um pavimento comercial virado para a Rua das Acácias, o que vai beneficiar ainda mais o comércio e a economia local.

O outro empreendimento a ser lançado pelo Grupo EPO em 2024 fica na avenida Bom Jesus do Vale, onde estão as instalações da igreja que deu nome à via. A região está em constante transformação e a novidade além da torre é o complexo que será feito no entorno da Paróquia Bom Jesus do Vale. O projeto prevê a construção de uma torre residencial com base comercial que estará integrada a uma grande esplanada em frente à igreja.

O grande diferencial dos dois projetos é que, ao invés de serem cercados por muros, os edifícios terão no térreo uma ampla “praça” para que as pessoas que moram, trabalham e vivem na região possam usufruir. A ideia da construtora é criar um lugar agradável para descanso, lazer e convívio com mobiliário urbano e um belo paisagismo. “Trouxemos para o bairro um conceito contemporâneo de urbanismo, pautado em boas práticas que estão sendo empregadas ao redor do mundo. Esse desenvolvimento tem o intuito de tornar o bairro mais vivo, convidativo, confortável e seguro, para estimular a interação entre as pessoas, além de promover comunidades mais saudáveis e felizes”, explica Guilherme Santos.

Segmentos de atuação

Com o propósito “inovar para melhorar vidas”, o Grupo EPO se divide em quatro empresas: Incorporadora; Construtora; Ampla Urbanismo, que atua no segmento de loteamentos e bairros planejados; e a Integra, primeira parceria público-privada de educação de São Paulo e a maior do Brasil.

Na área residencial, a marca desenvolve empreendimentos multifamiliares de alto luxo. Sendo mais de 35 projetos concluídos. Na área comercial, a empresa investe na concepção de projetos empresariais de alto padrão, somando mais de 50 empreendimentos concluídos. O Grupo EPO também atua no desenvolvimento de empreendimentos mixed used, que reúnem em um só lugar opções de moradia, lazer, comércio e serviços. A marca também possui expertise na concepção de malls, somando mais de 100 mil m2 de Área Bruta Locável (ABL).

Uma das novidades da construtora para o segundo semestre é a abertura de operações do Espaço 356, o primeiro living center de Minas Gerais. O empreendimento, localizado na saída para o Rio de Janeiro, na BR-356, em Belo Horizonte, proporcionará experiências, entretenimento, esportes, eventos, gastronomia, cultura, compras e serviços. O local, escolhido para sediar a Casacor 2024, de 26 de julho a 15 de setembro, chama a atenção por ser um verdadeiro monumento arquitetônico, pautado pelo retrofit e projeto paisagístico com árvores, arbustos e flores, que formam um jardim com ideal naturalista, permeando todo o complexo. O empreendimento é diverso e plural, tudo isso em um ambiente contemporâneo, despojado que mescla áreas abertas e fechadas com arquitetura industrial.

Outra novidade é o lançamento do residencial Jardim, no bairro Cidade Jardim, na capital mineira, com projeto arquitetônico assinado por Gustavo Penna. No empreendimento, o urbano viverá em harmonia com a natureza. “Haverá um jardim com área em torno de mil e quinhentos metros quadrados em todo o limite do nosso terreno com a rua. Não haverá gradil de fechamento frontal. Vai ser um jardim aberto para a rua, de forma que os visitantes e moradores do bairro também possam se beneficiar dessa grande área verde. Além disso, o paisagista Ricardo Cardim teve uma preocupação em criar um espelho d’água para contribuir um pouco com o microclima local”, explica a gerente de desenvolvimento de produto do Grupo EPO, Fernanda Romano.

Para este ano, também está prevista a entrega da torre comercial do Complexo Navegantes, mixed used situado na na região da Lagoa dos Ingleses; do Residencial Rio Branco, construído na Rua Tomé de Souza, no coração da Savassi; e do Luar, residencial que integra o Complexo Botânico Casa Natureza, junto com os Residenciais Sol e Terra, já entregues, e o Brisa, que está em fase final de construção.

Já a Ampla Urbanismo tem a previsão de mais dois lançamentos este ano em Sete Lagoas, além da entrega do empreendimento Quintas de Cachoeira, na região de Ouro Preto, entre o município de Cachoeira do Campo e Glaura.

Conheça mais novidades da empresa no site https://www.epo.com.br.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *