Grupo EPO lança, no Vale do Sereno, empreendimento que é um verdadeiro refúgio urbano

O Botânico unirá modernidade, praticidade e conexão com a natureza, será construído sem muros e promete transformar o jeito de morar, conectando pessoas, espaços e o verde no conceito de bairro de 15 minutos.

O que torna um lar verdadeiramente especial? Para alguns, é o conforto, localização privilegiada e a exclusividade. Para outros, a sensação de estar cercado pela natureza, com paisagens que acalmam e trazem leveza ao dia a dia. No Botânico, mais novo empreendimento do Grupo EPO, essas experiências se encontram de forma única.

Localizado no Vale do Sereno, em Nova Lima, o projeto faz parte de uma proposta de modelo urbano inovador: um empreendimento sem muros, que se integra de forma fluida à modernidade e à natureza. Inserido no primeiro bairro planejado da Região Metropolitana de Belo Horizonte, ele valoriza o conceito de bairro de 15 minutos, onde todas as conveniências do dia a dia, como comércio, serviços, educação, lazer e natureza, estão a poucos passos de casa.

O projeto foi apresentado ao mercado, no dia 27 de março, em uma convenção realizada na Casa EPO, no Vale do Sereno, reunindo convidados, parceiros e especialistas do setor. A abertura foi conduzida pelo vice-presidente do Grupo EPO, Guilherme Santos; seguida de um talk com o André Ayres, urbanista parceiro do grupo e responsável pelo desenvolvimento do projeto do Novo Vale do Sereno; e a arquiteta urbanista Laura Penna, sócia-diretora do escritório Gustavo Penna que assina o Botânico. Na ocasião foram abordadas as inovações do projeto e a importância da integração entre cidade e natureza.

“Criamos um empreendimento inovador. Sem muros, fluido, integrado à cidade e à natureza, ele reafirma o compromisso com a sustentabilidade e a convivência, promovendo um jeito de viver integrado ao ecossistema local e à comunidade”, destaca Guilherme Santos.

O empreendimento será construído em torre única, com um total de 98 apartamentos. Serão 48 unidades de 3 quartos, com 128 m2 e duas vagas de garagem, além de 48 apartamentos de 4 quartos, com 162 ou 163 m2, e vagas para dois ou três veículos. O projeto inclui, ainda, duas coberturas lineares: uma com 4 suítes e 4 vagas de garagem, e outra com 2 suítes, 2 semi suítes e 4 vagas.

O Botânico será integrado a uma praça pública planejada, entregue com mobiliário urbano que amplia as possibilidades de lazer e convivência, além de trazer mais fluidez e conexão com o entorno. A praça abrigará um dos ícones arquitetônicos da região que está sendo construída pelo Grupo EPO, a Paróquia Bom Jesus do Vale, cuja presença histórica e cultural foi respeitada no projeto.

Na base de sua torre, o empreendimento terá um open mall com sete lojas comerciais, para complementar a experiência urbana e oferecer mais conveniência ao dia a dia do Vale do Sereno. Para garantir privacidade aos moradores, o acesso residencial será pela Rua Manacás, separado do centro comercial.

Para André Ayres, o Botânico simboliza um novo modo de ocupar a cidade ao valorizar espaços públicos e a interação entre as pessoas e o meio urbano. “Nosso objetivo foi criar um empreendimento que respeita o desenho urbano e incentiva a ocupação dos espaços públicos. A arquitetura sem muros reforça essa proposta de integração, permitindo que a cidade e a natureza se encontrem de maneira harmônica”, explica.

Conexão com a natureza

Além da integração com a cidade, o Botânico está inserido em um dos maiores planos de preservação ambiental da região, o Circuito Jardim das Águas. São 400 mil metros quadrados repleta de biodiversidade, com uma trilha de 2 km pela Mata Atlântica, riachos e quedas d’água, que trazem a harmonia com a natureza para o centro da vida do morador.

O projeto da EPO inclui, ainda, ações de reflorestamento com espécies da Mata Atlântica e a criação de passarelas e mirantes, para que a experiência de conexão com a natureza faça ainda mais parte do cotidiano.

Arquitetura que se funde à paisagem

Do ponto de vista arquitetônico, a integração com a natureza também foi uma prioridade do escritório Gustavo Penna. O projeto incorpora fachadas envidraçadas, concreto aparente e embasamento verde, que reforçam a harmonia visual com a paisagem ao redor. Laura Penna destaca que a escolha dos materiais foi cuidadosamente pensada para criar essa conexão. “O porcelanato verde utilizado na fachada faz referência direta ao nome Botânico e dialoga com a vegetação ao redor.”

Outro diferencial do empreendimento está na concepção das garagens, que foram projetadas para serem amplas, bem iluminadas e ventiladas. “Muitas vezes, a garagem é um espaço esquecido nos projetos, mas aqui pensamos nela como uma extensão da experiência de qualidade de vida que o Botânico propõe”, explica Laura.

O paisagismo da esplanada, assinado pelo escritório JA8 Arquitetura Viva, valoriza árvores de copa frondosa, criando um microclima agradável com sombra refrescante. O espaço é complementado por mobiliário urbano de alta qualidade, projetado para diferentes perfis e momentos de convivência. As ruas ao redor foram planejadas como praças lineares, com áreas de estar e vegetação abundante.

Conforto e infraestrutura completam

Os andares residenciais do Botânico contarão com iluminação natural, ventilação cruzada e amplas varandas que irão conectar os espaços internos ao ambiente externo, reforçando a proposta de um estilo de vida mais integrado e saudável.

As áreas comuns contarão com piscinas adulto e infantil, espaço gourmet, bar, churrasqueira, salão de festas e academia equipada. Para as crianças, haverá um playground, uma quadra infantil e um espaço kids interno.

Pensando no novo modelo de trabalho híbrido da atualidade, o Botânico terá um espaço de coworking para os moradores, oferecendo um ambiente adequado para produtividade e concentração. Além disso, para garantir mais comodidade no dia a dia, haverá uma portaria especial para recebimento de encomendas e delivery.“O Botânico não é apenas um empreendimento, mas um modelo de como podemos pensar cidades mais sustentáveis e inteligentes”, enfatiza Guilherme Santos.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *