GWM Ora 3 GT tem roupagem e fôlego esportivo

Andamos no GWM Ora 3 GT, a versão esportiva e mais cara do compacto elétrico da marca chinesa que, junto com o seu concorrente direto, o também chinês BYD Dolphin, estão fazendo muito sucesso no mercado brasileiro.

Entre os destaques, estão o motor elétrico de 171cv de potência e 25,2 quilos de torque, que proporciona empolgantes acelerações e seguras retomadas de velocidade; a autonomia de 319 quilômetros (de acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular – PBEV), o estilo bem diferenciado, com linhas mais arredondadas; a extensa lista de equipamentos de série de conforto e segurança, que inclui desde a abertura elétrica (do tipo “mãos livres”) da tampa do porta-malas até alerta e frenagem de emergência autônoma que reconhece também pedestres, motos e bicicletas; além de diversos itens de condução semiautônoma do nível 2+. O espaço interno para quatro adultos e uma criança é generoso, mas capacidade do porta-malas é um pouco limitada.
O GWM Ora 3 GT tem um design difrenciado e de personalidade, com linhas bastante arredondadas e detalhes vermelhos que marcam a versão esportiva. O espaço interno do GWM Ora GT 3 acomoda com certo conforto quatro adultos e uma criança, mas a altura no banco traseiro é um pouco limitada, assim como a capacidade do porta-malas, que é de 228 litros. Por outro lado, existe o conforto do acionamento elétrico (do tipo mãos livres) da tampa e o rebatimento do encosto do banco traseiro em 1/3 e 2/3 podem melhorar essa capacidade.

Por dentro, a pegada esportiva continua, com detalhes em vermelho nos bancos forrados em couro, na inscrição GT nos apoios de cabeça, no volante, painel, nos cintos de segurança e nos painéis de porta, tudo bem montado e de boa qualidade. Para encontrar uma boa posição de dirigir, o motorista conta com regulagem de altura e distância da coluna de direção e regulagem elétrica do seu banco, que tem sistema “easy-entry”. Revestido em couro nas cores cinza e vermelho e com detalhes na cor preta brilhante, volante de dois raios é multifuncional.

Destaque para o quadro de instrumentos e a tela do sistema multimídia, ambos de 10,25 polegadas, que formam praticamente uma peça única e que se destaca de forma elegante no painel. Alguns itens de conforto do GWM Ora 3 GT facilitam bem a vida a bordo do motorista e passageiros, como bancos dianteiros com ajuste elétrico, ventilação e massagem; carregamento de celular por indução e luzes do interior em LED. Manobrar em espaços curtos e vagas apertadas e em subida é fácil, pois o motorista conta com 12 sensores de estacionamento, câmera de ré, assistente de partida em subidas e câmera 360° com 9 opções de visualização e sistema ativo de estacionamento.

A lista de segurança é completa, incluindo sete airbags, alerta e frenagem de emergência autônoma que reconhece também pedestres, motos e bicicletas; e sistema SCM (em caso de colisão traseira, o carro aciona os freios para evitar engavetamento). Também é bem recheado o pacote de condução semiautônoma, que inclui, entre outros, leitura de placas de velocidade, controle automático de velocidade adaptativo e alerta e frenagem autônoma de tráfego cruzado enquanto o carro está na marcha à ré.

Em termos de performance, o GMW Ora 3 honra o sobrenome esportivo (GT), pois acelera de 0 a 100km/h em apenas 8,2 segundos e retoma a velocidade com muito fôlego para garantir ultrapassagens bem seguras. A velocidade final é limitada em 160km/h. O consumo da carga da bateria vai depender muito da tocada do motorista. Mas se for num ritmo mais tranquilo, a autonomia é boa. Pelo PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular), ela é 319 quilômetros com uma carga completa. A bateria do Ora 3 GT tem capacidade de 63 kWh.

De acordo com a GWM, para recarregar 80% da carga, será necessário cerca de 40 minutos em um eletro-posto de corrente contínua. Em corrente alternada, a carga total é feita entre três e cinco horas. O conjunto de suspensão está bem dimensionado para a proposta esportiva, segurando bem a carroceria nas curvas mais fechadas, transmitindo muita segurança. Embora seja um pouco mais dura, o nível de conforto é razoável.

Eduardo Aquino * / eduardo.aloisio@yahoo.com.br

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