Foram realizadas 800 cirurgias com o robô ortopédico Mako e 850 com o robô Da Vinci. Quase metade das cirurgias realizadas em todo o Brasil com o robô Mako foram feitas no HMT.
O Hospital Madre Teresa, em um marco significativo para a medicina no Brasil, celebra a sua liderança nacional na experiência robótica. Há mais de dois anos, o HMT conta com as tecnologias avançadas dos robôs cirúrgicos Mako – para a realização de artroplastias de joelho – e Da Vinci, para procedimentos de diversas especialidades médicas como: cirurgia bariátrica, cabeça e pescoço, coloproctologia, cirurgia geral, ginecologia, torácica, urologia, dentre outras.
Já foram cerca de 800 cirurgias – sendo 460 de joelho e 350 de quadril – bem-sucedidas realizadas com o Mako pelo time de ortopedia do Hospital Madre Teresa, um dos mais conceituados do país. Já o robô Da Vinci, trouxe um novo nível de precisão, controle e eficiência para cirurgias minimamente invasivas que já somam quase 850.
A implantação do robô ortopédico Mako trouxe um novo olhar sobre precisão e eficiência para as cirurgias ortopédicas, principalmente na área de artroplastia. O sistema inovador permite aos cirurgiões uma precisão milimétrica, personalizando cada procedimento de acordo com as necessidades específicas do paciente.
“A expectativa é que consigamos atingir as 1.000 cirurgias ainda este ano. No Brasil temos o quantitativo de 2.000 cirurgias, ou seja, praticamente metade de todas as cirurgias com o Mako no Brasil foram realizadas no Hospital Madre Teresa”, afirma o ortopedista especialista em joelho Dr. Eduardo Frois.
O coordenador da Cirurgia Robótica do HMT Dr. Paulo Arantes, também compartilhou sua perspectiva sobre esse marco significativo. “O Da Vinci tem sido uma ferramenta inestimável em nossa busca pela excelência cirúrgica. Ele permite que nossos cirurgiões realizem procedimentos complexos com precisão milimétrica, reduzindo o tempo de recuperação dos pacientes e minimizando as complicações pós-operatórias. Estamos extremamente satisfeitos com os resultados alcançados até agora,” comenta.
Essa conquista destaca não apenas a expertise das equipes, mas também toda a atuação das equipes multidisciplinares, principalmente nas linhas de cuidado, planejada de maneira estratégica desde a implementação das tecnologias na instituição.
O robô Ortopédico Mako
A partir da inteligência robótica do Mako, o cirurgião pode ter acesso a um planejamento em tecnologia 3D, háptica (sensível ao tato) e também à análise de dados de cada paciente. Ou seja, antes do procedimento cirúrgico, o médico saberá exatamente todo o panorama específico relativo ao paciente que será operado em seguida e, sempre que necessário, ele poderá ajustar o plano de atuação durante todo o processo.
Durante o procedimento, o cirurgião orienta o braço robótico para a preparação da articulação que receberá a prótese para posicioná-la. Está aqui um dos grandes diferenciais do Mako – isso porque ele trabalha para que o osso saudável ao redor da articulação do joelho ou quadril permaneçam íntegros. Estudos mostram que a substituição parcial do joelho ou quadril assistidos pelo braço robótico do Mako leva à maior precisão da posição do implante em comparação aos procedimentos convencionais.
A cirurgia robótica é considerada a evolução dos procedimentos cirúrgicos, pois une precisão à exatidão. Menos dor e baixo consumo de analgésicos, menor necessidade de fisioterapia hospitalar, menos corte (maior preservação de tecidos moles e estrutura óssea), redução do tempo de internação e rápido retorno a vida cotidiana são somente alguns dos benefícios da cirurgia robótica.
O robô Da Vinci
O robô Da Vinci, com seus braços robóticos altamente articulados e câmera de alta definição, permite que os cirurgiões realizem procedimentos com precisão inigualável. Além disso, oferece uma visão tridimensional nítida e magnificada da área de operação, tornando cada movimento cirúrgico seguro e eficaz.
À medida que a Instituição celebra este marco da tecnologia, ela também reafirma seu compromisso com a excelência no atendimento ao paciente e com a adoção contínua das mais recentes inovações em medicina. Com o Da Vinci, o futuro da cirurgia está mais nítido do que nunca, e pacientes de todo o Brasil podem esperar um atendimento médico ainda mais avançado e compassivo.
Deixe um comentário