Procedimento apresenta alta procura e é realizado no Hospital Madre Teresa.
O renomado serviço de Otorrinolaringologia do Hospital Madre Teresa – HMT, coordenado pelo Dr. Ricardo Jacob Macedo é referência na realização de diversos procedimentos de alta complexidade, dentre eles os implantes cocleares. O procedimento de ponta é realizado pelas otorrinolaringologistas Dra. Mirian Cabral Moreira de Castro e Dra. Mariana Moreira de Castro Denaro.
Trata-se de um dispositivo eletrônico tecnológico que possui dois componentes. Internamente fica o receptor e os eletrodos implantados, cirurgicamente, no interior da cóclea (ouvido interno). Já na parte externa, fica o processador do som, acoplado na parte de trás da orelha, que permanece conectado magneticamente a parte interna do implante, por meio de um imã que fica debaixo da pele.
Esse tipo de implante é indicado a pacientes que possuem surdez severa bilateral ou unilateral e que não apresentaram resultados positivos com o uso de aparelhos auditivos convencionais. De acordo com as especialistas, a indicação do implante coclear vem ganhando força por apresentar assertividade no resultado e melhora na qualidade de vida dos pacientes.
Serviço de Otorrinolaringologia do HMT
Composta por uma equipe multidisciplinar, o serviço de Otorrinolaringologia que atua desde a inauguração do hospital, dispõe de cirurgiões de cabeça e pescoço, otorrinolaringologistas e cirurgiões crânio–maxilo–facial.
O avançado Centro de Otorrinolaringologia e cirurgia cérvico-facial do Hospital Madre Teresa é referência para o tratamento das labirintopatias, assim como de diversas doenças do ouvido, nariz, faringe, laringe, pescoço, cirurgias crânio-maxilo-faciais, dentre outras.
Como funciona
Diferente do aparelho auditivo convencional, que funciona como um amplificador do som, esse tipo de implante estimula o nervo por meio do eletrodo inserido na cóclea, restabelecendo a capacidade de captar e reproduzir os sons.
“O implante coclear pode ser realizado em todas as idades. A recuperação é tranquila e a internação é de até um dia após o procedimento. Sem dúvidas, esse implante devolve ao paciente a capacidade de audição e, consequentemente, uma vida com mais qualidade”, explica a médica, Dra. Mariana Denaro.
Deixe um comentário