O icônico e imponente edifício rosa do Instituto de Educação de Minas Gerais (IEMG) dará lugar a mais uma mostra de decoração em Belo Horizonte, recebendo arquitetos, designs de interiores e engenheiros de arte. De 18 de junho a 14 de julho, o IEMG recebe a 9ª edição da Modernos e Eternos, que este virá com 35 ambientes assinados por renomados profissionais para exibir as últimas tendências da decoração e uma extensa programação cultural e gastronômica.
O prédio rosa do IEMG, que começou a ser construído em 1897, em um projeto assinado pelo aquiteto Edgar Nascentes Coelho, marcou a história e a cultura da cidade e no passado formou várias gerações de belo-horizontes. Agora, na mostra, ele receberá uma homenagem ao seu legado, desafiando artistas contemporâneos a criarem pinturas inspiradas em obras literárias escritas por intelectuais que passaram pela instituição, além de uma ampla restauração.
Segundo o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA/MG), o IEMG começou a ser construído em 1897, quando foi destinado a abrigar o Ginásio Mineiro que se transferia de Ouro Preto para a Nova Capital. Ao longo de sua história, ele foi palco de grandes reformas na Educação em Minas, abrigando as duas instituições fundadoras do sistema educacional do estado: a Escola Normal Modelo de BH (1906) e a Escola de Aperfeiçoamento (1929). O espaço também foi um dos mais importantes centros culturais de Belo Horizonte, recebendo os mais importantes artistas nacionais e internacionais para se apresentar em seu auditório. O prédio tem um acervo riquíssimo de documentos, livros, móveis, objetos, obras de arte, fotografias, e que são fonte para pesquisadores de todo país.
Deixe um comentário