A Prefeitura instalou novo ecoponto para recolhimento de óleos usados e gorduras de origem vegetal ou animal, que fica na Creche São Judas Tadeu. Os ecopontos estão instalados em vários outros locais da cidade.
Onde você descarta o óleo que usa na cozinha? Se você nunca parou para pensar nisso, ou sabe da importância do descarte correto, mas não tem fácil acesso, precisa procurar os ecopontos.
O novo ponto será instalado na Creche São Judas Tadeu, no bairro Jardim Canadá, Avenida Florença, 2040. Este é o segundo ponto que a Regional Noroeste recebe. O primeiro está instalado na Rua Kenon, 95, Jardim Canadá.
Com este novo ponto, a Prefeitura de Nova Lima disponibiliza 13 ecopontos para recolhimento de óleos e gorduras usados, em várias regiões da cidade. Os ecopontos são coletores preparados para receber estes resíduos. O óleo deve ser descartado em garrafas pet bem fechadas. De lá, o resíduo é levado para reciclagem.
Um risco invisível
O descarte inadequado de óleo de cozinha usado é um problema para o meio ambiente. Muita gente já tem consciência do erro que é jogar um papel ou um plástico na rua, mas não reflete sobre o descarte do óleo. É como se ele fosse um resíduo “invisível”, que “some” quando desce para o ralo. Mas a realidade não é assim…
O óleo não se dissolve na água, e a contamina. Para se ter ideia do dano, 1 litro de óleo contamina 25 litros de água.
O óleo de cozinha usado representa um desafio no processo de tratamento de esgoto, porque forma uma camada flutuante nas estações de tratamento. Ela reduz a eficiência na remoção de poluentes, e aumenta a carga de substâncias nocivas no efluente tratado.
No ambiente aquático, o óleo de cozinha cria uma película superficial que prejudica a vida aquática e compromete os ecossistemas, afetando fauna, flora e a saúde humana.
Danos à rede de esgoto
Ao ser descartado na rede de esgoto, o óleo de cozinha se acumula nas tubulações, o que causa obstruções e entupimentos, resultando em danos aos sistemas de coleta e tratamento de esgoto. Isso exige mais manutenção na rede. Além disso, o problema pode resultar em transbordamentos de esgoto, poluindo rios, córregos e oceanos.
Coleta seletiva como solução
Se o descarte errado só gera prejuízos, o descarte correto traz benefícios, e ainda ajuda a gerar renda. A reciclagem do óleo permite a produção de biodiesel, um combustível renovável que reduz a dependência de fontes de energia fósseis, o que ajuda na redução da emissão de CO2. O óleo coletado em Nova Lima é destinado à Empresa Óleo Verde.
Como descartar o óleo?
Coloque o óleo de cozinha usado em recipientes como garrafas de plástico e leve até o ecoponto à sua escolha. Atenção! O ecoponto não é lixeiro, e serve exclusivamente como receptor de óleo de cozinha. Para não atrapalhar o processo de reaproveitamento do material, não descarte outros tipos de resíduos no coletor.
Pontos de coleta em Nova Lima
• Regional Noroeste (Rua Kenon, 95, Jardim Canadá)
• Regional Nordeste (Rua Natalício de Jesus, 358, Honório Bicalho)
• Regional Norte (Ed. Serena Mall, Rod. Januário Carneiro, 8625 – Vale do Sereno)
• Secretaria Municipal de Meio Ambiente
• Sede da Prefeitura
• Faenol
• Centro de Educação Ambiental da Prefeitura de Nova Lima (CEA)
• Parque Natural Municipal Rego dos Carrapatos
• Associação de Condomínios Horizontais
• Projeto Trilhas (Rua Princesa Diana, 400, Alphaville)
• Igreja Santo Antônio
• APAC
• Creche São Judas Tadeu (Avenida Florença, 2040 – Jardim Canadá)
Deixe um comentário