São mais de cinco metros e meio de comprimento, caçamba que acomoda mil litros, capacidade para rebocar mais de três mil quilos, motor V6 3.6 que rende 284cv e um incrível torque de 35,38 quilos, capaz de dar bastante agilidade a uma picape de mais de 2.200 quilos; suspensão independente nos dois eixos e um (já conhecido e consagrado) sistema de tração integral, com bloqueio de diferencial, associado a um câmbio automático de oito marchas.
O acabamento segue ao pé da letra a filosofia Jeep, com bagageiros e partes removíveis da carroceria, mas o pacote tecnológico de conforto e segurança é bem recheado, incluindo itens importantes como aviso de colisão frontal com frenagem de emergência, detector de tráfego cruzado traseiro e sistema eletrônico anticapotamento. Mas a conta desse incrível pacote chega a meio milhão de reais.
A frente é inconfundivelmente a de um Jeep, com as sete barras da grade frontal, os faróis redondos, o capô preso por fora. De perfil, a Gladiator mostra a origem Rubicon no capô, bonitas rodas de liga de 17 polegadas na cor preta, portas com dobradiças aparentes, um estribo que ajuda bastante no acesso à cabine e para-lamas destacados da carroceria. Na traseira, chamam a atenção o nome da marca destacado na tampa da carroceria e as lanternas com lentes escurecidas e luzes totalmente em LED. Um dos grandes baratos do Gladiator, herdado do Wrangler, é a possibilidade de remover portas e teto e rebater o para-brisa. Há ferramentas para a operação e as peças removidas podem ser armazenadas sob o banco traseiro, em caixas com chave.
O acabamento interno é ao mesmo tempo rústico e sofisticado, com couro nos bancos, volante e portas com costuras aparentes e painel na cor vermelha, em contraste com porta-objetos em rede nas portas e em bolsas no costado dos bancos dianteiros.Para encontrar uma boa posição de dirigir, o motorista conta com regulagem de altura do seu banco e ajustes da coluna de direção em altura e distância. Revestido em couro com costuras aparentes, o volante tem boa pega e abriga comandos do sistema de áudio, de voz, do computador de bordo, do telefone e do controle automático de velocidade, que é adaptativo.
De fácil visualização, o quadro de instrumentos mistura mostradores analógicos (velocímetro e conta-giros) e digitais, projetados em uma tela em alta resolução TFT de sete polegadas que podem ser personalizados. O multimídia tem tela sensível de 8,4 polegadas, totalmente integrada ao painel.Outro item bem legal do Jeep Gladiator Rubicon é o sofisticado sistema de som da marca Alpine, que tem subwoofer, amplificador e alto-falante removível (com Bluetooth), que pode tornar um acampamento, por exemplo, bem divertido. Para sair de vagas apertadas e manobrar em espaços reduzidos (um veículo muito comprido e de grande diâmetro de giro), o motorista conta com câmera de ré, boa calibragem da direção elétrica e sensores de estacionamento traseiro.
No pacote de segurança, destaque para o aviso de colisão frontal com frenagem de emergência, detector de tráfego cruzado traseiro, monitoramento da pressão dos pneus e de pontos cegos, airbags frontais e laterais e sistema eletrônico anticapotamento. A caçamba conta com capota marítima, iluminação, bolsa impermeável para acomodar bagagens, tampa com três posições, tomada de 230V e ganchos para fixação de cargas na caçamba. Por outro lado, faltam forração e protetor do vidro traseiro e a capacidade de carga útil (somando os ocupantes e a carga) é de apenas 674 quilos e de volume de apenas 1.000 litros. Por outro lado, a tampa da caçamba tem chave e é bem leve e fácil de ser operada.
Com um eficiente sistema de tração integral, com bloqueio de diferencial e reduzida, boa altura do solo, bom ângulo de entrada, boa capacidade de imersão e pneus de uso misto, o desempenho fora do asfalto é fantástico e digno de um Jeep. Também contribuem para a boa performance fora do asfalto a função off-road+ (para vários terrenos), controle de descida, câmera frontal (mostra o caminho dos pneus) e protetores do cárter, da caixa de transferência, do tanque e da transmissão. A única coisa que não ajuda no fora-de-estrada é o ângulo de saída, que é baixo para um veículo com essas dimensões. Em alguns trechos de estrada de terrar ruins que encaramos, a parte de baixo da carroceria raspou.
Debaixo do capô, o Jeep Rubicon Gladiator traz um motor V6 3.6, a gasolina, que rende 284cv de potência e 35,3 quilos de torque, suficientes para proporcionar bastante fôlego e agilidade à uma picape que pesa mais de 2.200 quilos. Por outro lado, o consumo é compatível com um veículo do porte dessa picape Jeep: 7,0km/l na cidade e 8,2km/l na estrada. O câmbio automático de oito marchas tem trocas suaves e são mais rápidas quando se usa as mudanças manuais. Com sistemas multlinks e amortecedores de alta pressão nos dois eixos, o conjunto de suspensão enfrenta com muita desenvoltura o fora-de-estrada e evita que o conforto e a estabilidade sejam muito prejudicados no asfalto.
Principais equipamentos
Sistema de som com alto-falante removível (Bluetooth) Alpine, controle automático de velocidade adaptativo, embalagem para armazenamento do teto removível, porta-objetos com chave sob o banco traseiro, assistente de partida em rampa, multimídia Uconnect com tela tátil de 8,4 polegadas e conectividade por Apple CarPlay e Android Auto, protetor da caixa de transferência, controles eletrônicos de tração e estabilidade, câmera de off-road frontal, sistema off-road+, monitoramento da pressão dos pneus, capota marítima, para-brisa rebatível, ar-condicionado digital de duas zonas, off-road pages na central multimídia, teto removível na cor da carroceria, câmera de ré, ganchos de reboque off-road, trail rail management system, trilhos de aço sob a carroceria, iluminação da caçamba, sistema de escoamento de água para lavagem interna, airbags frontais e laterais, protetores de cárter, transmissão e tanque; tomada auxiliar de 220V na caçamba, aviso de colisão frontal com frenagem de emergência, detector de tráfego cruzado traseiro, bancos revestidos em couro, sistema eletrônico anticapotamento, portas removíveis e monitoramento de pontos cegos.
• Preço – R$ 499.990,00.
Ficha Técnica
• Motor – Seis cilindros em V, a gasolina, 3.604cm3 de cilindrada, 24 válvulas, que gera potência de 284cv a 6.400rpm e torque de 35,38kgfm a 4.100rpm
• Transmissão – Tração integral (Rock Trak) com reduzida e bloqueio de diferencial e câmbio automático de oito marchas
• Direção – Assistência eletro-hidráulica
• Suspensão – Dianteira, independente, do tipo multlink, com eixo sólido, e traseira, independente, do tipo multlink, com eixo sólido, sendo que todos conjuntos têm amortecedores de alta pressão
• Dimensões – Comprimento, 5,59m; largura, 1,90m; altura, 1,90m; e entre-eixos, 3,48m
• Altura do solo – 26,8cm
• Ângulo de entrada – 43°
• Ângulo de saída – 26°
• Ângulo de rampa – 20°
• Imersão – 76cm
• Rodas e pneus – Rodas de liga de 17 polegadas, calçadas com pneus 245/75 R17 de uso misto
• Carga útil (ocupantes mais bagagem) – 674 quilos
• Capacidade volumétrica de carga – 1.000 litros
• Capacidade de reboque – 3.138 quilos
• Tanque – 83 litros
• Peso (em ordem de marcha) – 2.261 quilos
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