A cidade vai ganhar uma série de obras. Além da estrutura e pavimentação da estrada Nova Lima/Sabará, serão executadas , entre outras obras importantes de integração, a avenida no Jardim da Torres, Rio do Peixe, Perimetral Jardim Canadá e a requalificação da MG-030, no trecho entre o Vila da Serra e o Serena Mall.
“Nós assumimos um compromisso com Nova Lima e precisamos realizar as entregas que a cidade precisa. Por isso estamos aqui apresentando o Nova Lima integrada.” A afirmação é do prefeito de Nova Lima, João Marcelo Dieguez, ao divulgar um pacote com oito grandes projetos de soluções de mobilidade e trânsito propostas para a cidade. Com obras em diferentes estágios, o Nova Lima Integrada tem por objetivo melhorar significativamente a mobilidade em todas as regiões do município, promovendo a integração das regionais. Ao mesmo tempo soluciona os antigos gargalos de locomobilidade em diferentes trechos, permite a conexão entre as áreas para melhor qualidade de vida dos nova-limenses e amplia as possibilidades para o município. O objetivo das ações é preparar também a cidade para o futuro, principalmente para o fluxo de veículos e pedestres, que certamente vai aumentar nos próximos anos.
A mobilidade é hoje o grande desafio de Nova Lima e a cidade precisava elaborar urgentemente um plano de mobilidade para atender a Lei de Mobilidade Urbana, de 2012, que é aplicada a todos os municípios com mais de 20 mil habitantes. O atual programa melhora o deslocamento das pessoas, com diluição dos polos geradores de tráfego de forma a otimizar o transporte e diminuir o impacto do trânsito. A solução que está sendo construída integra a cidade polinucleada e amplia as áreas atendidas pela mobilidade.
Para o prefeito João Marcelo, é visível o fator de “metropolização” de Nova Lima, com o crescimento verificado em população, extensão, riqueza e também em complexidade, se tornando um pólo urbano de alcance regional. “O município tem grande potencialidade para atrair novos investimentos, está criando condições para a melhora do ambiente de negócios e para o acesso de todos os nova-limenses. Para facilitar esse processo, está a política de mobilidade urbana, que contempla um conjunto de diretrizes e estabelece princípios para o desenvolvimento urbano e econômico da cidade. O objetivo não é criar modais com a intenção de ocupar territórios desordenadamente. Mas, produzir condições de melhor abrigar os projetos de mobilidade da atual gestão, oferecendo condições dignas de todos ocuparem o espaço em Nova Lima”, destaca o prefeito.
Com apenas uma única saída pavimentada para a Capital, por meio da MG-030, o Programa Nova Lima Integrada corrige essa situação, criando outros acessos asfaltados, desafogando a rodovia. Além disso, cada proposta tem objetivos específicos, que trazem também ganhos regionais de mobilidade.
Proposta vai urbanizar e requalificar a MG-030, no Vale do Sereno
A requalificação da MG-030 – da Alameda Oscar Niemeyer ao Serena Mall é um projeto de adequação do trecho, que tanto precisa continuar sendo um local de trânsito fluido para os veículos que trafegam pela estrada, quanto precisa ser adaptado para atender com segurança as novas demandas de uso que surgiram, com intenso fluxo de pedestres, presença de comércios diversos, escritórios de trabalho, entre outros serviços. A ideia é que os pedestres possam caminhar com segurança no trecho, reduzindo também o fluxo de veículos que hoje transitam de um ponto ao outro.
A requalificação será em apenas um lado da rodovia, onde há espaço e condições para as intervenções. Ela está formatada no conceito do Novo Urbanismo, que foi pensado para o Vale do Sereno, e que cria projetos adequados e qualidades arquitetônicas pensados para o bem-estar das pessoas. O desenho urbano proposto para o trecho cria além de calçadas para pedestres, propõe uma passarela – uma das reivindicações da UNIVIVA – que irá fazer a ligação na altura do Supermercado BH até o 2º andar do Serena Mall, promovendo segurança e tranquilidade para quem precisa transpor a rodovia a pé. Mais à frente, na altura do Esopo, uma alça de retorno será construída para melhorar o trânsito, a segurança e a proteção de usuários da via.
As obras de requalificação da MG-030 fazem parte de contrapartidas da iniciativa privada. O projeto arquitetônico leva a assinatura do renomado arquiteto Gustavo Penna, e contempla um imponente paisagismo com canteiros em todo o trecho, mobiliário urbano e iluminação. O projeto deve ser concluído em julho, e o início da contratação está previsto para agosto.
Obras de infraestrutura viária no Vila da Serra
O prefeito João Marcelo anunciou quatro obras principais que estão sendo negociadas como contrapartida a um empreendimento no Vila da Serra. De acordo com o gestor municipal, esta é a primeira vez que a cidade tem um edital com regras claras de contrapartida, e é ele que norteia as negociações entre a cidade, o empreendimento e o Ministério Público. As obras preveem as seguintes intervenções: Duplicação da alça de acesso da BR-356 para a MG-030, trecho já existente; Melhoria do trevo do BH Shopping, que está no território de Belo Horizonte, mas que é um trecho importante para melhorar a mobilidade para quem vem da MG-030; Alargamento do viaduto da antiga ponte ferroviária, no limite entre Nova Lima e Belo Horizonte; Construção de uma alça tipo “ferradura” a ser construída após o limite da trincheira de Nova Lima e Belo Horizonte, de modo a criar um acesso da MG-030 à BR-356, sem a necessidade de se usar o trevo do Shopping.
Duplicação da MG-030 terá novo edital de licitação
Solucionar de maneira definitiva a atual situação do trecho municipalizado da MG-030 é um dos maiores desafios, mas também parte fundamental das soluções de mobilidade. No início da atual gestão, as obras de duplicação do trecho já estavam em andamento. Porém, à medida que as obras avançavam, os desafios ficaram evidentes. Interromper as obras em andamento não era uma opção, já que a orientação era seguir com a obra licitada tal como estava, por motivos de segurança – o período de chuva aumentava o risco na via.
O governo municipal optou então por seguir com as intervenções, mas ao mesmo tempo contratou uma perícia técnica independente. Os resultados parciais desta perícia indicam que o principal problema foi a falta de estudos geotécnicos, que, se tivessem sido feitos, apontaram para a necessidade de contenções diversas. Como tais contenções não foram licitadas, à medida que as obras no asfalto eram realizadas, os problemas nas encostas aumentavam. Só um projeto que levasse em consideração as encostas teria solucionado o problema. “Com o andamento das obras, os desafios que iam surgindo, determinei a contratação de uma perícia técnica independente que pudesse avaliar a complexidade dessa obra e ter um cenário real do que ocorreu. A conclusão é que as obras foram licitadas sem as contenções adequadas. E é por isso que a cada chuva a gente tinha um desmoronamento. Era uma obra no valor de R$ 100 milhões, foi licitado R$ 26 milhões. O preço da obra ficou mais baixo, mas ocorreram muitos problemas. Então, o que foi licitado está entregue, o contrato foi encerrado, mas a obra não foi entregue da forma que gostaríamos”, declarou o prefeito.
Segundo ele, o próximo passo, será lançar um edital que contemple todas as intervenções necessárias, incluindo as contenções. O edital deve ser lançado na próxima semana, a expectativa é de 90 dias de licitação, e depois de 10 meses de execução da obra.
Prefeito defende utilização do ramal ferroviário
A pequena oferta de mobilidade em Nova Lima sobrecarrega alguns locais e corredores de tráfego, com a limitação de fluxo em relação ao excesso de veículos. A construção de corredores para ônibus, instalação de plataformas de usuários e coletivos mais robustos que possam transportar mais passageiros são ainda desafios a serem enfrentados pelo município que necessita de novas avenidas e interfaces com os seus núcleos urbanizados.
Uma proposta que vem sendo defendida para a melhoria da mobilidade é a utilização da linha férrea, no Vila da Serra. Segundo João Marcelo a utilização do leito da ferrovia para um projeto de avenida com parque é uma grande discussão que vem sendo formatada, pelo fato de ser mais complexa. O impedimento para se implantar tal projeto está no fato de o espaço pertencer a União, com áreas dentro do município de Nova Lima e outras em Belo Horizonte. “Há grupos e movimentos que defendem o parque e outros que defendem a construção da via. Nós, município de Nova Lima, entendemos que é possível conciliar as duas soluções e essa é a proposta que temos defendido bastante. Recentemente, assinamos um documento junto com o prefeito Fuad Nonam, direcionado à Superintendência de Patrimônio da União (SPU) e ao governo federal, solicitando a destinação da área para os municípios, para que se construa uma solução que tenha o equilíbrio entre o aspecto da mobilidade e também do lazer com o parque. Estamos aguardando o desenrolar desse processo para pensarmos no projeto. Afinal, não tem como a gente construir uma casa num terreno que não é seu. Sabemos da importância dessa solução de mobilidade e também da necessidade de áreas de lazer sendo preservadas e incentivadas no município”, destacou o prefeito.
Avenida de Integração Jardim da Torre
Com o objetivo de promover um território de fácil contato e mobilidade, estão previstas a abertura de vias alinhadas ao desenvolvimento econômico planejado, que favoreçam a melhoria da qualidade de vida da população, permitindo a todos um maior direito à cidade. A Avenida de Integração Jardim da Torre é uma solução viária proposta para desafogar o trânsito na MG-030, e que está prevista no plano diretor de 2007. Trata-se de uma via já existente que irá conectar a MG-030, na altura do condomínio Ville de Montagne (logo após o posto da PRF) ao bairro Jardim da Torre (próximo à Fundação Torino e ao Belvedere). O projeto propõe duas faixas em cada sentido em algumas partes do trecho, com uma alça de 14 metros de altura saindo próximo à portaria do condomínio. O custo estimado é de R$ 70 milhões. A previsão é que a licitação seja publicada em julho, e que o processo dure 90 dias. A obra deve ser concluída dez meses após o início.
Avenida de Integração Rio de Peixe
É a mais complexa das obras, já que são quase 25 km de estrada. O trecho fará a ligação direta da região nordeste (bairro Honório Bicalho) à região noroeste (Miguelão e Jardim Canadá). O objetivo principal da via é interiorizar o desenvolvimento da cidade, criando uma importante nova rota. O grau de complexidade deste projeto é maior, e a expectativa é que ele fique pronto em até 12 meses. São 120 dias de licitação e cerca de 24 meses de execução. A construção dessa via retira da MG-030 vários veículos que vêm de Rio Acima e Raposos e que tem como destino a BR-040.
Pavimentação na estrada Nova Lima a Sabará
A obra de pavimentação da MG-437 ligando as duas cidades está em andamento e foi viabilizada graças a um convênio de cooperação técnica e financeira celebrado entre o Município de Nova Lima e o Governo de Minas Gerais. Como é uma via estadual, a responsabilidade pela manutenção do trecho é do governo do Estado. No total, a Prefeitura de Nova Lima está investindo R$25,4 milhões, o que permitirá a pavimentação de 8,9 km da rodovia, até a divisa com Sabará. Já o Estado arca com o custo dos 4,3 km restantes. A estrada é o acesso mais rápido para os bairros da região Leste e Nordeste de Belo Horizonte, para os estádios Independência e Mineirão, para a região da Pampulha, dentre outras áreas da capital. A viagem também será encurtada para Caeté, para o Aeroporto Internacional de Confins, e para importantes vias de acesso a outros estados, como a BR-381 e a BR-262.
Avenida Florença Perimetral Jardim Canadá
Trata-se da construção de uma via que fará o contorno do bairro Jardim Canadá, aliviando o trânsito de caminhões pesados no acesso direto ao bairro. No projeto, a avenida tem um traçado de aproximadamente 6,2 Km, com dois viadutos. O trecho também cria melhores condições de mobilidade para o transporte de cargas. O projeto deve ser concluído em junho de 2023, e a licitação iniciada em julho de 2023.
Avenida Parque de Ligação Centro
Esse é um projeto de via que cria um acesso mais rápido da rodoviária à praça do mineiro, desafogando o trânsito na Santa Cruz e outras vias centrais. Ao todo são 2 km de via, e o projeto contempla uma ciclovia e um parque linear margeando a avenida. A área está em processo de tombamento estadual pelo IEPHA, e o poder público municipal aguarda as diretrizes estabelecidas no tombamento para seguir com o projeto.
Prefeitura e Câmara trabalham em defesa dos projetos
João Marcelo reforçou durante a abertura da apresentação do plano viário o papel importante da Casa Legislativa Municipal. “Temos hoje uma Câmara que discute de maneira independente e harmoniosa todos os projetos da cidade. O que existia no passado era um cabo de guerra entre o poder executivo e o poder legislativo, cujo perdedor era a população. Hoje temos uma nova forma de legislar, através de um trabalho em conjunto, visando solucionar os problemas da cidade. Por isso fiz questão de iniciar esse encontro agradecendo a Câmara a forma como temos discutido os problemas da cidade. E isso não será diferente nas soluções de mobilidade”, ressaltou.
O presidente da Câmara Municipal, Thiago Almeida, informou durante coletiva de imprensa após a apresentação dos projetos, que a revisão do Plano Diretor está caminhando bem e que o mais importante é a Casa Legislativa discutir com a sociedade e trazer as diretrizes necessárias para a cidade. “Se observarmos o que foi apresentado hoje pelo executivo, vemos que os quatro cantos da cidade vão se integrar e oferecer conexões de mobilidade. Então, se avançar o Plano do jeito que ele está sendo construído, nós vamos ditar como serão os próximos dez anos dessa cidade, de forma que atenda positivamente para as demandas da população e para os empresários que estão no nosso município e são responsáveis também pelo desenvolvimento da cidade”, esclareceu.
Segundo Thiago Almeida a Câmara tem o dever de representar e garantir os direitos fundamentais a todos os nova-limenses e fará seu papel de fiscalização de todas as obras anunciadas. “Vamos continuar fiscalizando todos os projetos e obras, buscando sempre informações junto à população, desde que coerentes e verdadeiras, para cobrar do município e do executivo aquilo que realmente está no papel”, afirmou, dizendo que Câmara continuará trabalhando para o desenvolvimento da cidade, porém interagindo com a comunidade e sugerindo sempre as melhorias para serem executadas.
Com relação à obra do Jardim Canadá, Thiago Almeida informou que “ela representa mais uma evolução para a região Noroeste, onde estão mais de 1300 empresas, onde existe a capacidade de crescimento muito maior e com uma população muito grande. Teremos mais investimentos no Jardim Canadá e no Vale do Sol, com essas estradas interligando o município, o que irá atrair novos investimentos e oferecer mais empregabilidade para a nossa cidade”, ressaltou.
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