Após resultado que garantiu um novo mandato, prefeito de Nova Lima diz que obras para aliviar o trânsito, tão aguardadas pela população, terão prioridade. Para a Regional Norte, que compreende o Vila da Serra, Vale do Sereno e outros 22 bairros, já estão elencadas várias ações e intervenções importantes.
A eleição 2024 para prefeito em Nova Lima trouxe uma marca histórica para cidade, ao reeleger João Marcelo Dieguez (Cidadania) com 47.321 votos, atingindo 85,60% dos votos válidos. A votação expressiva confirmou os dados apurados em todas as pesquisas de intenção de votos de diversos institutos e trouxe uma representatividade política para o município na Região Metropolitana, jamais atingida em pleitos anteriores. Em 2020, Dieguez foi eleito o candidato mais jovem da cidade, com 20.077 votos; agora, se comparada à votação anterior, teve um aumento de 235% do número de votos.
“Por mais que as pesquisas apontassem a reeleição, somente quando o voto cai na urna que a gente tem a certeza. Estou muito feliz e agradecido com a confiança do povo de Nova Lima, e também com o sentimento de dever cumprido, de poder olhar para trás e ver que todos os nossos esforços valeram à pena. O mais importante é ver que a população reconheceu isso com uma reeleição com recorde de votos histórico, com o apoio em massa da população. Talvez, nem nos melhores dos meus sonhos eu imaginava isso. Expresso minha gratidão a todos e posso garantir que esse meu sentimento será revertido, ainda mais, em trabalho e dedicação e o compromisso com a cidade”, destaca João Marcelo Dieguez.
Obras de mobilidade são prioridades
Segundo João Marcelo, serão priorizadas as obras de mobilidade urbana tão aguardadas pela população, que vão trazer mais qualidade de vida para os nova-limenses. Para a Regional Norte, que compreende o Vila da Serra e outros 23 bairros, a próxima gestão de João Marcelo elencou várias ações e intervenções importantes.
Com a retomada do prédio do antigo Izabela Hendrix, na Rua das Flores, os moradores terão a possibilidade de emplacar seus veículos na região, não precisando se deslocar até a sede para utilizar o serviço via convênio com o Detran. O local também abrigará a sede da Regional Norte, que sairá do Serena Mall. A mudança vai permitir a ampliação dos serviços disponibilizados pela Regional, como por exemplo a assistência à saúde, com a ampliação da capacidade de atendimento e dos serviços, beneficiando a todos.
Entre as obras de mobilidade esperadas para a melhoria do fluxo de veículos e garantir mais segurança no trânsito, estão previstas quatro intervenções, sendo duas de responsabilidade da Prefeitura de Nova Lima. A primeira será um viaduto em formato de “ferradura”, ligando a MG-030 à BR-356, no sentido Rio de Janeiro, com faixa adicional na BR-356. A segunda obra vai alargar a alça de ligação da BR-356 com a MG-030, no sentido Nova Lima, e adequar a largura do vão do pontilhão da linha férrea. Outra obra é a construção da nova Avenida Dr. Flávio Guimarães, uma alternativa à MG-030, com início logo após o Posto da Polícia Rodoviária até o bairro Jardim da Torre, facilitando a ligação direta com a linha férrea, sem acesso ao bairro.
Ainda no âmbito da mobilidade, está prevista a implantação de projeto de micromobilidade para os bairros, através da utilização de micro-ônibus e vans. E o Projeto da Linha Férrea que prevê a criação de um parque linear em uma faixa de mais de 400 mil m2 de área e 5,2 Km de extensão. A ação prevê a conexão do parque linear com o Jardim das Águas, no Vale do Sereno, somando mais 700 mil m2 de áreas verdes com rica fauna e flora. O local abrigará equipamentos de apoio, esporte e lazer, tais como: praças de chegada/acesso, anfiteatro, sanitários, dog park, pista de skate, pump track, quadras, brinquedos infantis etc.
Fiação subterrânea e parque
Outra obra importante a ser implantada é a instalação de fiação subterrânea no Boulevard Oscar Niemeyer é uma proposta estratégica para modernizar a infraestrutura urbana, eliminando a poluição visual e reduzindo a vulnerabilidade da rede elétrica.
Também previsto o circuito urbanística e ambiental Jardim das Águas, composto por bairros (Vila da Serra, Vale do Sereno, Jardinaves, Jd. das Mangabeiras, Jd. da Torre), que propõe a criação de praças, uma em cada bairro, interligadas por trilhas ecológicas em APPs. São mais de 700 mil m2 de APPs do bioma Mata Atlântica entre esses bairros, com córregos, nascentes, rica fauna e flora. Batizamos o complexo de “Circuito Jardim das Águas”.
Deixe um comentário