O JORNAL BELVEDERE dá sequência à apresentação dos candidatos a deputado federal e estadual, representativos da região, e nesta edição, convidou mais quatro pretendentes para uma apresentação junto aos leitores.
Nas últimas edições o BELVEDERE passou a divulgar os candidatos, os motivos que os levaram a se candidatarem, o que pretendem defender e algumas das ações já realizadas em prol da população. A ordem da publicação está acontecendo de acordo com o retorno das respostas dos candidatos.
Na Câmara Federal, Léo Burguês quer defender o empreendedorismo
Nascido em Belo Horizonte, Leonardo Silveira de Castro Pires, mais conhecido como Léo Burguês de Castro, sempre foi um apaixonado pela cidade e pelas pessoas que aqui vivem. Pai de duas filhas, líder nato, iniciou sua trajetória política nos movimentos estudantis da PUC Minas. Entrou para a vida política em 2000, quando foi eleito o vereador mais jovem daquela legislatura. Agora ele é candidato a uma vaga na Câmara Federal, onde pretende defender a livre iniciativa nos vários segmentos da economia.
Presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) nos biênios 2011-2012 e 2013-2014, Léo Burguês foi autor de importantes leis como a que extinguiu o voto secreto, deu fim do 14º e 15º salário dos vereadores e da ficha limpa administrativa mais rigorosa do país. Na gestão dos recursos públicos devolveu à prefeitura R$164 milhões de reais fazendo história em BH e no Brasil. Burguês foi líder de governo na Câmara Municipal de 2017 até março de 2022. Com diálogo e muito trabalho, aprovou 100% dos projetos do Executivo na Câmara. Sempre atento aos anseios da sociedade, o vereador vem atuando em diversas regionais, buscando soluções das mais simples às mais complexas junto aos órgãos públicos, visando melhores condições de vida para todo cidadão.
Durante a trajetória profissional, já teve a oportunidade de desenvolver ações no Belvedere, como o asfaltamento da Via Stael Bicalho, em frente ao BH Shopping; o passeio que liga o BH Shopping ao ponto de ônibus ali perto da ponte (trincheira) na estrada para Nova Lima; todos os últimos asfaltamento de ruas da região; instalação de semáforos, travessia elevada na Lagoa Seca; se reuniu com moradores, por diversas vezes, para discutir como serão feitos os eventos naquela região. “Criei a frente parlamentar em defesa do Parque Linear do Belvedere e trabalhei muito para a poda e limpeza de mais de 120 árvores. Venho atuando na busca de solução para o trânsito da região, além de ter o apoio da Associação dos Amigos do Bairro Belvedere”, ressalta.
Léo Burguês entende que o empreendedorismo é o caminho de desenvolvimento da cidade e destaca-se como o porta-voz de diversos segmentos empresariais. No enfrentamento da Covid-19 ajudou a criar protocolos de reabertura factíveis para atividades e comércios que tiveram seu alvará suspenso.
Na Assembleia, Gracy Torres quer a educação e proteção a crianças como prioridade
A bacharel em Administração de Empresas e especialista em segurança digital, Gracy Torres afirma que as suas reflexões durante a pandemia a levaram a tornar-se candidata a uma vaga na Assembleia de Minas. “Nos três últimos anos o mundo sofreu mudanças que impactaram profundamente nossas vidas. As diversas transformações ocorridas na política, economia, modelos de negócios, relações sociais, psicologia social e na saúde afetaram diretamente a forma como trabalhamos, vivemos e nos relacionamos. Um momento como esse de grandes e profundas transformações também nos inspirou grande reflexão sobre nossas vidas, valores e propósitos. E foi nesse momento que tomei grandes decisões em nível pessoal e profissional. Decidi que chegou a hora também de uma transformação na minha vida de modo que o tempo a que dedico à minha vida profissional possa também impactar e transformar a vida de outras pessoas, de maneira mais ampla e coletiva dispondo para tanto meu conhecimento e experiência como profissional e toda minha luta de 22 anos em defesa dos direitos das crianças”, conta.
Prossegue Gracy Torres: “Sempre me dediquei com muita paixão, determinação, estudo e foco a todos os meus projetos profissionais buscando atingir a excelência em tudo que faço. Porém, percebi que para atingir um número maior de pessoas deveria me dedicar à carreira política, pois através de políticas públicas construídas com responsabilidade e participação popular terei a oportunidade de proporcionar a transformação na vida das pessoas, especialmente em defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Desta forma decidi me lançar como candidata à Deputada Estadual pelo partido PL, uma vez que sou conservadora, cristã e estou alinhada com os valores de Deus, pátria e família”.
A candidata diz que na Assembleia pretende defender e combater as seguintes pautas: “Combate à pedofilia, educação e proteção de crianças e adolescentes na internet e segurança pública. Como tenho foco nas crianças e adolescentes, também me preocupo com os altos índices de obesidade infantil, principalmente depois do período de isolamento social, e pretendo estimular atividades físicas entre os pequenos como fator de promoção da saúde física e mental”.
Gracy afirma que, ao longo de sua trajetória, tem desenvolvido uma série de ações com as suas propostas: “Fundei a ONG de segurança pública COMSEBB – Comitê de Segurança Pública do Bairro Buritis, que baixou os índices de criminalidade no bairro. Liderei a participação dos comerciantes da região nos projetos de compartilhamento de imagens de câmeras de segurança no comércio, o que fortaleceu o projeto de segurança do bairro, entre outras ações e campanhas educativas”.
Tiago Pinheiro quer defender na ALMG a mobilidade intermunicipal
Nascido e morador de Nova Lima, Tiago Pinheiro, de 50 anos, é Pós-graduado em Direito Civil e Empresário e decidiu se candidatar a uma vaga na Assembleia Legislativa de Minas, e quer lutar por melhor qualidade de vida dos habitantes da região: “Ao caminhar com amigos na Serra do Curral, quando tinha 13 anos, encontramos um túnel longo e escuro, talvez você o conheça.
Entramos para ver o que tinha do outro lado, mas nos primeiros metros ouvimos um barulho estranho e corremos. Hoje tenho meio século de muitas experiências na minha vida e sei que estou pronto para conhecer outro lado de qualquer túnel, de qualquer problema, não tenho mais medo de barulho, nem de escuro, meu medo é apenas de não cumprir a missão na qual já atuo, em prol da melhor qualidade de vida dos moradores da região. Para mim já chega de trânsito agarrado e lama matando, já basta de vidas destruídas pelas drogas e de gente dormindo ao relento, chega de tanto imposto mal-usado, chega família revirando lixo, chega de falta de mobilidade. Vem comigo e traz a sua lanterna e seu santinho, vamos juntos atravessar este túnel de problemas e instalar luz ali para que todos possam ter chance de conhecer o outro lado lindo da vida”, destaca.
Na Assembleia, Tiago Pinheiro pretende defender as bandeiras da “mobilidade intermunicipal e no que diz respeito a Região Metropolitana de BH é urgente tratar da criação de vias para automóveis e ciclistas que ajudem a destravar o conturbado trânsito entre municípios, A reativação das linhas férreas está também na minha lista de projetos. As estradas de Nova Lima/Sabará, que nos dão acesso a BH precisam ter em seu entorno uma centralidade urbana, trazendo novos eixos de desenvolvimento e acesso aos três municípios, o que aliviará o descomunal e concentrado crescimento na região do Vila da Serra e Belvedere. Outra centralidade que proponho trabalhar, é a estrada que liga Nova Lima, Raposos e Rio Acima passando próximo ao CT do Vila Nova e chegando na rota turística, ‘Via Liberdade’ na BR-040.
Tiago Pinheiro explica que tem visto e trabalhado para melhorar a vida de quem está com dificuldades: “A minha dor é ver que na RMBH milhares de pessoas estão dormindo nas ruas e, isso, é uma prioridade em minhas atividades jurídicas, há anos. Dou a mão para levantar quem precisa da regularização fundiária e para quem tem a família destruída pelas drogas. Vejo com alegria o emprego e a renda chegar às famílias que apoiei. Quero ampliar o número de pessoas ajudadas ao ser eleito. A Rede Sustentabilidade, partido político que ajudei a fundar, me inspira e ajuda a continuar acendendo luzes no fim dos túneis”.
Mariel Marra quer combater a corrupção e fomentar o turismo
Mineiro, nascido em Belo Horizonte, cristão, pastor e conservador, Mariel Marra explica assim a sua decisão de pleitear uma vaga na Câmara Federal: “De forma simples e direta posso dizer que foi Deus, porém preciso aqui explicar rapidamente a razão de crer nisso. Eu entendo que todas as pessoas nascem com um propósito nesse mundo. Ninguém existe por mero acaso ou acidente. Eu nasci para atuar na esfera da política. Independente de ocupar algum cargo eletivo, essa é a minha razão de existir. Diante disso, minha candidatura esse ano é mera consequência do trabalho desenvolvido ao longo de uma vida e do chamado específico de Deus pra mim”.
Se eleito, Mariel Marra pretende defender na Câmara Federal suas posições e explica: “Sou cristão tenho uma visão de mundo, a qual me leva inevitavelmente à defesa da vida, família e liberdade. Assim, como Deputado Federal atuarei de maneira firme principalmente no combate à corrupção, no combate à fome, defesa de um meio ambiente equilibrado, cujos recursos naturais possam ser utilizados para benefício da população local, bem como fomento do turismo em Minas como meio de geração de emprego e renda nos municípios”.
Já em outro campo, o candidato entende “que todos estes temas estão diretamente relacionados à defesa de uma vida digna, defesa da família e também exercício da liberdade em sentido amplo. Aqueles que quiserem conhecer minhas propostas em detalhes podem me buscar em todas as redes sociais ou acessar meu site deputado.marielmarra.com”.
Mariel Marra disse que já teve a oportunidade de desenvolver em Nova Lima e região ações importantes: “Em Nova Lima atuei em duas frentes de trabalho. A primeira e, principal delas, foi o combate à corrupção ao ser autor de um pedido de cassação de vereador por quebra de decoro parlamentar. Entendo que as casas legislativas precisam ser moralizadas para que passem a ter credibilidade diante da população e dessa forma possam representar bem o povo.
A segunda frente de trabalho foi relacionada aos atingidos pelas enchentes de 2021. Tive uma atuação modesta auxiliando voluntariamente o início da CPI das Mineradoras, a qual foi instalada para investigar a causa das enchentes de janeiro daquele ano. Por motivos alheios à minha vontade, entendo que aquela CPI não fez o trabalho que deveria ser feito na apuração dos fatos, porém sigo à disposição da Câmara de Nova Lima e seus vereadores para auxiliar sempre que necessário”, disse ele.
Mariel também destaca: “sou casado há 12 anos, pai de um menino de 1,7 ano, e acredito muito na importância de uma boa construção familiar, sendo que já tive a oportunidade de celebrar mais de 900 casamentos nos últimos 16 anos de ministério. Exerço a advocacia há 7 anos e sou Pós Graduado em Direito Público”.
Deixe um comentário