Com o tema “Quem se importa, se envolve” , a instituição promove a participação da sociedade desde o incentivo à prevenção até o apoio durante o tratamento.
Como parte da Campanha Outubro Rosa, o Instituto Mário Penna dá início a sua tradicional ação de prevenção ao câncer de mama. Durante o mês de outubro, a instituição, em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, oferecerá 2 mil mamografias gratuitas para mulheres de idade entre 50 e 69 anos. Além disso, as interessadas na ação devem residir na Capital e não ter realizado o exame nos dois últimos anos.
Os agendamentos poderão ser feitos a partir do dia 28 de novembro, pelo telefone 3349-1212, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. As colaboradoras da instituição que também pertencem a essa faixa etária e atendem aos critérios poderão realizar o exame pelo Plano da Unimed, sem a cobrança da coparticipação. As interessadas devem informar ao gestor, que providenciará a marcação.
A ação ressalta a importância do diagnóstico precoce, responsável por aumentar as chances de cura em até 95%. Também incentiva a realização de exames preventivos de forma periódica a fim de possibilitar o diagnóstico da doença em sua fase mais inicial.
Voluntárias para estudo
Além da oportunidade de realizarem a mamografia para triagem do câncer de mama, as mulheres também serão convidadas a contribuírem com a unidade de Pesquisa Translacional do Mário Penna. As voluntárias da ação poderão participar do “Teste de Triagem do Câncer de Mama por Biópsia Líquida”, um novo método, minimamente invasivo, que avalia por meio de uma amostra de sangue a presença da doença.
Esse método de pesquisa foi premiado como melhor trabalho apresentado pela Unidade no Congresso Brasileiro de Cancerologia 2023. O objetivo de convidar as mulheres a participarem desse processo é checar a conformidade do novo teste com os resultados da mamografia, auxiliando, assim, na descoberta de novos testes de diagnóstico do câncer de mama.
Campanha Outubro Rosa 2023
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo mais incidente no Brasil, com uma estimativa de 25 mil novos diagnósticos a cada ano. Por isso, no ano de 2023, o Mário Penna convida toda a sociedade a participar da campanha “Quem se importa, se envolve”, que abrange desde o incentivo à prevenção até o apoio durante o tratamento.
Quem se importa também muda histórias. E essa mudança começa pela prevenção. Dra. Kerstin Kapp, Coordenadora de Mastologia do Mário Penna, ressalta a importância de fazer a mamografia. “Ela é o único exame capaz de identificar o tumor na fase inicial e evitar a realização de um tratamento mais agressivo “, afirma. Segundo as diretrizes do Ministério da Saúde, a recomendação é que as mulheres a partir de 50 anos façam o exame de forma anual.
De julho de 2022 a julho de 2023, a equipe de Mastologia da instituição realizou 7.437 atendimentos para 2.158 pacientes. Além disso, foram realizadas 810 cirurgias e 11.395 mamografias.
SERVIÇO:
Mário Penna disponibiliza 2 mil mamografias gratuitas – Início dos agendamentos: a partir de 28/09 – Telefone para agendamento: (31) 3349-1212 – Rua Gentios, 1350, Bairro Luxemburgo.hospitalmadreteresa.org.br
Deixe um comentário