Moradores querem base e guarnição do Corpo de Bombeiros na região

Em 2013, a reivindicação dos moradores, empresários e ambientalistas foi debatida em audiência pública na Assembleia de Minas a pedido do então deputado estadual Fred Costa. Mas, a falta de terrenos impediu a instalação da base.

Representantes de associações e moradores do Belvedere e do Vila da Serra lamentam há anos o baixo número de bombeiros na região, principalmente devido à importância para combater os focos de incêndio em parques e áreas verdes. Em 2013, o assunto foi tema de uma audiência pública realizada a pedido do então deputado estadual Fred Costa. Na ocasião, o comando do Corpo de Bombeiros no Estado justificou a impossibilidade de implementar a unidade no Belvedere, para atender a região Centro-Sul de BH, como solicitam os moradores, em razão da falta de áreas públicas que pudesse abrigar a base.

Em Nova Lima, a Prefeitura de Nova Lima informou que a demanda para instalação de uma guarnição do Corpo de Bombeiros em Nova Lima é antiga e foi priorizada pela Administração Municipal. E que as tratativas para essa implantação estão em andamento e a presença desta unidade está viabilizada junto ao Comando do 1° Batalhão, responsável pela região de Nova Lima.

No momento, já existe inclusive o projeto arquitetônico, elaborado pelos arquitetos do próprio Corpo de Bombeiros, para a construção de uma sede conjunta que abrigará a Defesa Civil e o Destacamento do CBMMG, com a presença de bombeiros militares e de viatura para combate a incêndios, em período integral, no município. E que o processo licitatório para a contratação da empresa que fará a obra de construção das instalações está em sua fase interna e em breve será publicado, e que toda a construção será custeada com recursos do município.

A Secretaria de Meio Ambiente, através do seu secretário Gabriel Coutinho, informou que a cidade de Nova Lima possui a Lei Municipal 2.886, de 22 de dezembro de 2021, que dispõe sobre a proibição de queimadas em áreas verdes e outras. E que a capina e limpeza de vias seguem uma programação específica, que considera as necessidades de cada região. O tempo entre os serviços pode variar conforme a localidade e suas características. E cabe ao município notificar os proprietários para que executem a limpeza dos seus imóveis conforme Lei 849/77, artigo 37.

Vale ressaltar que dos 34 municípios que compõem a Região Metropolitana de Belo Horizonte, cerca de apenas 18 possuem uma unidade do Corpo de Bombeiros. No entanto, há batalhões na capital, em Nova Lima, Contagem, Vespasiano, Lagoa Santa, Juatuba, Ribeirão das Neves e Sabará.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *