Nova lei cria selo para estabelecimentos em BH que permitem a entrada de animais

Os locais que autorizam a entrada, circulação e permanência desses animais devem exibir o Selo Pet Friendly na entrada.

Foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) do último dia 19 de janeiro, a Lei 11.449, que institui o selo Pet Friendly em Belo Horizonte como certificação oficial para estabelecimentos comerciais que autorizam a entrada, a circulação e a permanência de animais de estimação. Vigente a partir da data de publicação, a lei institui o selo mencionado como forma de certificação oficial aos estabelecimentos públicos ou privados que promovam o bem-estar do animal de estimação, permitindo a sua entrada e permanência no local.

De acordo com a lei, os estabelecimentos que adotarem o Selo Pet Friendly devem exibi-lo na entrada do ambiente, em local visível e sem obstáculo que impeça a sua visualização. O selo consiste em um círculo com os dizeres “Pets são bem-vindos”, na parte superior, e “Local pet friendly”, na parte inferior, constando o desenho de uma pata em seu centro. A norma permite, ainda, que o Executivo faça adaptações ao leiaute do selo para sua melhor aplicabilidade e aceitação pública.

Autores do projeto que deu origem à Lei 11.449, Wanderley Porto (Patri), Gabriel (sem partido), Henrique Braga (PSDB), Jorge Santos (Republicanos), Juninho Los Hermanos (Avante), Marcos Crispim (PP) e Reinaldo Gomes Preto Sacolão (MDB) que entendem que ela beneficia não apenas os animais, mas também os tutores que não possam ou não queiram deixar o animal em casa ao sair para fazer compras, resolver assuntos pessoais ou se divertir. Por outro lado, na opinião dos vereadores, ao utilizarem o Selo Pet Friendly, os estabelecimentos irão ampliar sua gama de consumidores para aqueles que não abrem mão de estar sempre com seu animal de estimação.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *