Nova Lima amplia capacidade de segurança com câmeras e sala de monitoramento 24h

Os bairros Vila da Serra e Jardim Canadá vão receber 61 câmeras e serão monitorados pelo Centro Integrado de Ações Preventivas, 24 horas por dia, com imagens de alta definição e em tempo real sendo acessadas pela PM.

A Prefeitura de Nova Lima está entregando um amplo sistema de monitoramento por vídeo, projeto inédito que vai revolucionar o trabalho das forças de segurança no município. O Centro Integrado de Ações Preventivas é um dos investimentos feitos pela administração João Marcelo para colocar em funcionamento o cercamento eletrônico da cidade, com 471 câmeras instaladas na primeira fase.

O Centro Integrado contempla de uma sala de monitoramento funcionando diuturnamente, 24 horas, onde serão acessadas as imagens de câmeras de alta definição e em tempo real e as que foram armazenadas. Os equipamentos estão sendo instalados em vários pontos estratégicos da sede da cidade. Até o fim deste mês, os bairros Vila da Serra e Jardim Canadá também receberão câmeras que serão monitoradas a partir desta central, com 30 e 31 equipamentos respectivamente.

O projeto foi dividido em fases, sendo que a primeira contempla toda a região central da cidade, a segunda o Vila da Serra e o Jardim Canadá. Em seguida, na terceira etapa de implantação do cercamento eletrônico, será a vez dos bairros Vale do Sol e Água Limpa receberem os equipamentos.

”Pelo sistema, ruas, praças públicas e todos os prédios públicos, serão monitorados por meio das câmeras. Dois policiais lotados na central acompanham as imagens geradas e já visualizam qualquer movimento suspeito que possa ameaçar a integridade das pessoas e também que seja contra o patrimônio público. Imediatamente, a Guarda Civil ou a Polícia Militar é acionada para tratar daquela ocorrência”, explicou o Secretário de Segurança, Cristiano Gomes.

João Marcelo: inovação e integração

Os agentes têm acesso às imagens e estas ainda ficam salvas para utilização futura durante algum tipo de investigação. “Estamos investindo em prevenção e colocando em prática dois pilares do nosso governo: a inovação, por meio de uma revolução tecnológica na segurança pública de Nova Lima, e a integração, já que o CIAP vai permitir um trabalho integrado e muito mais eficaz entre as forças de segurança que atuam na cidade. Sem dúvidas, teremos resultados muito positivos e que serão percebidos no dia a dia pela população!”, ressaltou o prefeito João Marcelo Dieguez.
Ele informou ainda que a próxima etapa será abrir a plataforma para os condomínios residenciais, com a integração total das câmeras disponibilizando imagens externas, para serem monitoradas também pela polícia.

Nesta fase, as instituições particulares de ensino também poderão participar, através de seus equipamentos e dessa forma realizar a integração ao sistema.

Sistema inteligente

O secretário explica que o sistema já está funcionando, em algumas situações aguardando apenas a energização pela Cemig, para as câmeras serem ligadas à central. E que a contemplação de outros bairros acontecerá após o término da passagem dos cabos de fibra ótica, alguns, por exemplo, precisam passar pela BR-040, o que é demorado e complicado.

A localização das câmeras em cada bairro da cidade se deu por indicação da Polícia Militar, após realização de um estudo em conjunto com a Guarda Civil Municipal, sobre pontos estratégicos importantes de visualização das imagens. Segundo informou Cristiano Gomes, o sistema é operado por dois policiais militares que recebem treinamento especializado para o serviço, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

“Eles acompanham e recuperam imagens que possam contribuir para provas em investigações de delitos e crimes. O sistema é uma ferramenta moderna com tecnologia de ponta e imagens em alta definição que são disponibilizados para os policiais, para contribuir com eficácia na prevenção e repressão da violência dentro do município.

Pela tecnologia disponibilizada pelas câmeras, a polícia pode constatar situações irregulares, podendo inclusive fazer a identificação de placas de veículos e o reconhecimento facial de pessoas. É um sistema inteligente que ‘avisa’ em caso de movi­mentações suspeitas”, explicou.

Tecnologia de ponta

As câmeras têm rotação completa, tecnologia 4K e zoom integrado de até 25x. A partir da sala de comando é possível captar detalhes no vídeo, que vão subsidiar os agentes na decisão de como proceder em cada situação.

Os painéis de transmissão possuem recursos de navegação que permitem rever cenas, bem como assistir aos vídeos em câmera lenta. O sistema emite alertas em casos de tumultos. Para garantir a segurança dos sistemas, a opção foi pelo uso de fibra óptica, com mais de 250 km de cabos instalados.

Segurança em outro nível

A criação do Centro Integrado de Ações Preventivas eleva significativamente o nível de segurança em toda a cidade. As experiências dos municípios que aderiram a sistemas similares mostram que a incidência de crimes caiu, e que a sensação de segurança da população atingiu níveis bem maiores. A combinação das câmeras e da sala de monitoramento em tempo real é o que garante o sucesso da política pública de segurança, que vem sendo ampliada nos principais centros urbanos pelo mundo.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *