Nova Lima e as antenas 5G

João Marcelo Dieguez / Prefeito de Nova Lima

Nova Lima vive tempos de diversificação econômica. E, para atrair novos negócios, precisamos de infraestrutura, sobretudo de internet. Ano passado, sancionamos a lei que permite a instalação de antenas 5G em Nova Lima. Com isso, estamos sendo um dos primeiros municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) a ter uma regulamentação específica para receber essas estruturas, que oferecem uma rede mais potente, veloz e que causa menos impacto ao meio ambiente. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) só permite a colocação das antenas nas cidades que possuem esta legislação apropriada. Estamos modernizando nossa cidade com benefícios para as pessoas e empresas e também reforçando um dos pilares do nosso governo, que é a inovação.

Nova Lima entra na era da modernidade, da tecnologia, da velocidade, da conectividade e da inovação e a construção deste processo é algo que nos orgulha e que, acreditamos, pode servir de exemplo para outros municípios de nossa região. Já tínhamos a demanda para implantação da tecnologia 5G, mas era preciso adequar a nossa legislação para efetivar e disponibilizar essa tecnologia a todos.

Construímos, então, a legislação com muitas mãos: demos voz e vez a todos os interessados e entregamos o desafio de coordenar o processo, pelo executivo, à nossa Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Envolvemos a sociedade civil organizada, por meio dos membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental (Codema), as empresas interessadas no processo e a Câmara dos Vereadores que, mais uma vez, atuou de forma célere e se alinhou à nossa vontade de trazer mais modernidade para nossa cidade.

Este trabalho conjunto nos permitiu uma legislação que dá segurança jurídica a todos os atores envolvidos para que possamos ter essa que é uma das exigências da Anatel para a implantação de toda a infraestrutura que envolve as antenas 5G.

Essa lei é a soma da vontade com a parceria com o legislativo, graças ao grupo de trabalho que criamos para a amplificação deste processo de construção conjunta da legislação. Nova Lima passa à frente de muitas capitais nos quesitos da economia criativa e da tecnologia e com isso não só vai poder atrair mais investimentos como também usar as instalações como plataformas para a segurança da cidade com câmeras e para um melhor sinal wi-fi, apenas para dar dois exemplos.

Como sempre digo, Nova Lima é uma cidade diferenciada, sobretudo pela maioria verde de sua área total de 428,449 km2 Este cinturão verde ao sul de nossa capital nos desafia diariamente para darmos respostas rápidas a todas as demandas de cada uma de nossas regiões, que possuem perfis socioeconômicos bastante desiguais e que, por isso mesmo, nos pedem atenção assertiva e diversificada no investimento público.

Além disso, temos o compromisso de atrair, a cada dia, negócios cada vez mais alinhados à economia criativa, à diversificação econômica que buscamos para criar oportunidades de emprego e renda para nossa população. Temos agora uma legislação robusta com assertividade jurídica e sustentabilidade, já pensando no futuro de nossa cidade. O legado que queremos deixar é a prefeitura e o legislativo com a mesma compreensão de progresso para avançarmos juntos. Os serviços públicos em geral e sobretudo a educação vão beneficiar muito deste processo. Agora com a legislação posta aguardamos os investimentos das empresas para avançarmos nos processos e protocolos de licenciamento.
Nova Lima está pronta para o 5G!

Share this post

Comment (1)

  • Pedro Tavares Lima Reply

    Orgulho de ter feito parte do grupo de trabalho como representante do CODEMA nas tratativas para implantação do 5G em Nova Lima
    @pedrotlimaoficial

    Parabém prefeito João Marcelo

    11 de janeiro de 2023 at 21:09

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *